Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Aromaterapia

Por: Drª Adriana Nunes Wolffenbüttel

Nos últimos anos o tema aromaterapia e óleos essenciais explodiram no Brasil! As redes sociais, as lojas de departamento, as feiras de produtos naturais, as farmácias de manipulação e mesmo os supermercados oferecem óleos essenciais para uso na aromaterapia.  

Mas afinal o que são estes pequenos frascos de vidro âmbar? Que líquidos especiais são estes? Em 2004 dois pesquisadores ganharam o Prêmio Nobel de Medicina ao desvendarem a rota neural olfativa. A partir de então ocorreu um intenso interesse por outros cientistas neste assunto dos aromas e por conseguinte nas substâncias biossintetizadas pelas plantas: óleos essenciais.  

Óleos essenciais, conjunto de moléculas com estruturas diferentes, que ao entrarem em contato com o organismo humano, o influencia, ou seja, são ativos bioquímicos. 

 A aromaterapia realizada pela inalação é um método intensamente pesquisado e documento em livros e artigos científicos com resultados benéficos em nível psicoemocional.  

Ao inalarmos óleos essenciais aromatizados no ambiente, estas moléculas atingem o organismo como um todo. Dependendo dos óleos essenciais escolhidos melhoramos o sistema imunológico, o humor, a vitalidade, o foco de atenção, o ânimo na atividade física, ameniza a sensação da dor, dentre outros.  

As primeiras empresas a utilizarem a aromaterapia para auxiliar sua dinâmica foram as japonesas inicialmente nos anos 80. Também neste país nasceu o termo “Banho de Floresta”, que hoje se consolidou como um tratamento para restaurar a saúde. Este tratamento baseia-se na inalação das moléculas dos óleos essenciais provenientes das árvores da mata.  

Assim, trazemos a vocês a Aromaterapia como método agradável e natural, o qual atua harmoniosamente durante a atividade física.  

Drª Adriana Nunes Wolffenbüttel – Química, Drª em Ciências Farmacêuticas, autora do livro Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia. (dr.adriananw.aromatologia@gmail.com)

Compartilhar:

Redes Sociais

Mais Populares

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Categorias

Destaques do mês

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!