
O carnaval está aí, batendo às portas. Quem também está contando os dias pra curtir a folia? o/ E o feriadão? \o/
Uma dieta adequada durante o carnaval é fundamental. O ideal é curtir a festa de uma forma saudável para não ter arrependimentos na semana seguinte, por conta dos quilinhos a mais, da indisposição e até mesmo da fadiga.
E para os praticantes de atividades físicas regulares e de um estilo de vida mais saudável, a preocupação é ainda maior, pois ficar horas sem comer, ingerir bebida alcoólica em excesso e consumir muito fast food pode atrapalhar meses de treino pesado. Então, para curtir a festa com saúde, vamos dar dicas de alimentos saudáveis.
O que comer e o que não comer antes da festa de carnaval:
Evite alimentos gordurosos e pesados, como fast food, frituras, feijoada, salgadinhos fritos ou em pacote, carnes gordurosas e doces em excesso. Os alimentos gordurosos podem gerar desconforto durante a festa, como refluxo, azia (queimação) e sonolência.
Consumir alimentos energéticos, com baixo índice glicêmico, e proteína magra, para manter a glicemia estável durante a festa, é uma boa alternativa.
Ex: macarrão integral com molho vermelho e peito de frango, sanduíche natural de atum com pão integral, salada de frutas com granola e chia, tigela de açaí com banana, almôndega assada com risoto de legumes.
O que comer durante a festa de arnaval:
O Ideal é comer de 3 em 3 horas. Isso evita a perda de massa magra e, nesse caso, também minimiza os feitos do álcool, bebida comum durante o carnaval.
Leve um saquinho no bolso com um mix de castanhas ou frutas secas. São opções ricas em energia, vitaminas e minerais que ajudam a manter o pique e a imunidade.
Mix de castanhas: castanha do Pará, castanhas de caju, pistache, amêndoas (todas sem sal para evitar a desidratação) .
Mix de frutas secas: damascos, ameixas, bananas passas e tâmaras secas.
O que comer após a festa de carnaval:
No dia seguinte, para ajudar a proteger o fígado, eliminar toxinas e evitar náuseas, o melhor é ingerir um suco detox, em jejum.
Não esqueça da hidratação
O melhor é alternar a bebida alcoólica com água ou água de coco (repositor eletrolítico natural). Isso irá amenizar os efeitos adversos do álcool, como desidratação, náusea, dores de cabeça e ingestão de calorias vazias em excesso.
Quanto aos refrigerantes, eles não irão substituir a água. Pelo contrário, os refrigerantes contém cafeína e uma quantidade excessiva de açúcar e sódio, o que favorece ainda mais a desidratação. Portanto, beba muita água!
Suco pós carnaval:
2 folhas de couve ;
1 lasca de gengibre ;
1 maça ou 1 pera;
Raspa de ½ limão;
200ml de água de coco.
Taynara Laurentino
Nutricionista, especialista em nutrição clínica
Vamos cuidar da alimentação na folia, hein, pessoal?!!!