+80K

+390K

Analise e corrija desequilíbrios corporais

Esta postura, feita no Yoga, é chamada de Adho Mukha Svanasana (cachorro olhando para baixo) e pode ser uma boa forma de transição e fluidez no Pilates quando você deseja trocar de posição. Lembra também alguns exercícios do repertório no Reformer, como o início do arabesque (repertório avançado), não é mesmo?

Mas hoje ele aparece aqui pois ele é um bom movimento para você analisar e corrigir os desequilíbrios corporais. Para alguns, esta posição vai significar flexibilidade e abertura, mas praticantes encurtados podem reclamar, bem como as pessoas que não possuem equilíbrio entre massa muscular e flexibilidade, como é o caso de fisiculturismo. Já os indivíduos que possuem articulações flexíveis podem cair nas hiperextensões e terão dificuldade em manter os alinhamentos, neste caso o quesito estabilidade será o desafio.

Mas, para todos, o chamado “cachorro olhando para baixo” usa a força dos braços e pernas para buscar o alinhamento da coluna. Além de todo o trabalho de fortalecimento e alongamento, a descarga de peso nas mãos e pés prepara nosso organismo para descargas mais desafiadoras.

Experimente observar uma pessoa praticando. Pode ser inclusive a minha foto que ilustra a matéria de hoje, que apresenta muitas correções a serem feitas. Transforme este momento num laboratório de análise dos padrões do corpo: que região está mais fraca? Onde vejo os músculos mais fortes? Há contração? Flexibilidade? Onde existe mais cansaço?

Quando aprofundamos nosso olhar neste caminho, encontramos equilíbrio entre a força e a flexibilidade para todo o corpo.

Algumas dicas para ajudar nos ajustes:

-Busque eliminar a contração dos ombros, a posição das mãos um pouco afastadas ajudará;
-Proteja seus cotovelos das hiperextensão;
-Para um posicionamento saudável do pescoço, alinhe as orelhas com os braços e busque manter a cabeça na mesma linha da coluna;
-Se a parte posterior das pernas for encurtada, execute o movimento com os joelhos flexionados e, aumentando o afastamento dos pés, você pode executar com mais facilidade;
-Estimule o ato de empurrar os ísquios para o teto, isto vai te ajudar no alinhamento da coluna;
-E por último: sempre conecte-se com a respiração buscando uma mente serena.

Colocando este movimento na sua rotina semanal de exercícios você com certeza desenvolverá músculos mais fortes e flexíveis. Independente das qualidades do seu corpo, trabalhe sempre a energia e consciência. O EU INTERIOR vai se beneficiar alinhando-se, e brilhará com muito mais força e elegância. Boa prática e até a próxima.

Ge Gurak

Instrutora que atua há mais de 14 anos com Pilates e Yoga, e teve a chance de aperfeiçoar-se na Índia, além de possuir especialização em ZEN•GA™ e representar o método Garuda® no Brasil. Conduz suas aulas no Centro de Treinamento da TcPilates (www.tcpilates.com.br)

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Somos uma revista exclusivamente digital, sem versão impressa, referência em informação para todos os pilateiros, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de eduação física, fisioterapeutas e estudantes.

Mapa do Site

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!