Alongamento de uma coxa no ZEN.GA

Nosso corpo é moldado a partir das atividades que praticamos, das posturas que mantemos e da sinergia com a mente.

Algumas posições, como sentar por um período prolongado, diminui o ângulo do quadril, o que, consequentemente, mantém os flexores dessa área em constante tensão e encurtados. Mas isso não significa dizer que são fortes. Em alguns esportes, como na corrida e no ciclismo, eles são constantemente usados e exigidos.

Promover a liberação dessa região implica, não só em abrir o ângulo aleatoriamente, mas em escolher exercícios que ativamente e excentricamente ajudarão com segurança a liberar o movimento da coxa.

O Iliopsoas tem origem na fossa ilíaca, processos transversos, corpos e discos intervertebrais das vértebras lombares. Portanto, as fibras mais profundas são consideradas importantes na estabilização segmentar da coluna lombar.

Por ter essa ligação direta com a coluna, dependendo do comprimento das fibras ou da orientação de um exercício, ao invés de promover a liberação dos flexores do quadril, muitas vezes acontece uma hiperextensão e compressão da coluna lombar, complexo do Psoas.

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Dessa forma, organizar a pelve de modo que ela fique nivelada, com as espinhas ilíacas voltadas para frente, assim como ativar os glúteos e abdome, fazem parte do exercício.

Além de usar o raciocínio de liberação da estrutura muscular, vale a pena lembrar que toda a rede neuromiofascial também é determinante em esculpir o corpo.

Para conseguir atingi-la, além de técnicas manuais como o Rolfing, é possível acessá-la através de movimentos. A fáscia superficial, por exemplo, responde bem quando as linhas são pré tensionadas.

O ZEN.GA, nova linha da STOTT PILATES, além de combinar elementos do Pilates, dança e yoga, tem esse fundamento da fáscia como seu principal pilar.

O lançamento dos workshops e das aulas de ZEN.GA será durante as principais feiras do setor:
Fitness Brasil Internacional, de 18 a 24 de abril, em Santos (SP);
Pilates Leader Programme, 17 e 18 de maio, em São Paulo (SP).

Venha conhecer!


Jaqueline Rangel

Treinadora Internacional STOTT PILATES

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