Cuide-se, instrutor!

Já sabemos que os instrutores de Pilates cuidam de todos os detalhes referentes à segurança dos movimentos quando ensinam um exercício, não é mesmo? Mas você já parou pra pensar que manusear máquinas, carregar caixas e demonstrar exercícios várias vezes por dia pode ser prejudicial à sua saúde, instrutor? Portanto, chegou a hora de cuidar de si mesmo utilizando as dicas da Educadora Física Viviane Vales. Olha só:

MANUSEIO DOS EQUIPAMENTOS

A posição das molas nos equipamentos não favorece o manuseio seguro.

Trocando molas no Reformer

ERRADO

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

ERRADO-1

CERTO

Procure segurar no “corpo“ da mola com uma das mãos, sempre pela frente, alinhando o punho. A outra mão auxilia no encaixe do gancho.

CORRETO-2

Montagem da barra torre

ERRADO

Levantar a barra torre com a mola presa para fixar a alça de segurança.

ERRADO-3

CERTO

Primeiro prender a barra com a alça de segurança. Depois, segurar no corpo da mola com uma das mãos, abrir o mosquetão com a outra e só depois puxar a mola para cima.

CORRETO-4

Ajuste do Ladder Barrel

ERRADO

Flexionar o tronco para abaixar e girar o parafuso de lado.

ERRADO-16

CERTO

Flexionar os joelhos de frente para os parafusos e ajustá-los de frente.

CORRETO-17

Como carregar acessórios e caixas

ERRADO

Torcer o tronco para retirar objetos do solo e segurar nas bases mais distantes (levantar caixa segurando na horizontal).

ERRADO-5

CORRETO

Agache o tronco e empurre a caixa da horizontal para a vertical. Flexione os joelhos e pegue a caixa, trazendo-a para próximo do tronco. Para colocar no solo, a mecânica é a mesma.

CORRETO-6

CORRETO-7-8

Atente-se para programar as aulas já posicionando os acessórios que serão utilizados próximo dos alunos, evitando assim muitos deslocamentos de objetos.

Alças de pés e mãos

Ensine seu aluno a posicionar-se dentro da máquina de forma mais independente.  Ao trazer as cordas do Reformer para os pés ou mãos, por exemplo, você se sobrecarrega e se coloca em uma posição de desequilíbrio. Economize sua força para os casos extremos, onde o cliente necessita da sua ajuda (idosos, reabilitação, gestantes, etc).

ERRADO

ERRADO-13

CORRETO

CORRETO-14

Trocando molas na Cadeira

Troque as molas pela parte de trás da Cadeira, também segurando pelo corpo da mola.

ERRADO

ERRADO-12

CERTO

CORRETO-11

CORRETO-9

DEMONSTRAÇÕES

Desenvolva bem o seu comando verbal e imagens figurativas, a fim de diminuir o número de demonstrações desnecessárias.  Além de realizar movimentos excessivos, você pode cair na armadilha de realizar um movimento de nível complexo sem estar aquecido.
A ideia é deixar a demonstração apenas para o que for realmente necessário e sempre preparar o corpo com aquecimento articular específico.

PÉS DESCALÇOS

Passar muitas horas em pé e descalço pode gerar fortes dores nos calcanhares e também na coluna lombar, pela alteração de descarga de peso. Uma dica é utilizar um calçado fácil de retirar durante as aulas ou uma pequena palmilha de silicone para o calcanhar, dentro da meia.

Compartilhe essa matéria com seu instrutor, pilateiro!  Você cuida dele para que ele cuide de você por muito mais tempo!

Viviane Vales
TcPilates, Treinamento do Corpo
www.tcpilates.com.br

6 COMENTÁRIOS