Rotações saudáveis

É extremamente importante movimentar a coluna em todos os planos possíveis: flexões, extensões, flexões laterais e rotações. Além de cuidar da mobilidade, acionamos musculaturas específicas, aumentamos o alcance dos movimentos e proporcionamos mais fluidez às extremidades do corpo (pernas e braços).

Mas é sempre bom lembrar que os exercícios de rotação sem orientação podem gerar compressões significativas nos discos intervertebrais. Mas fique tranquilo! O método Pilates nos ensina a realizar rotações de coluna com muito cuidado, promovendo a saúde da região.

Veja alguns exercícios de rotação do método Pilates e quais dicas podem garantir a segurança na execução do movimento:

Criss Cross

Ao realizar a rotação, procure mover as costelas e estimular o alongamento da coluna na direção contrária à força do quadril no solo. É muito importante buscar espaços. O posicionamento amplo dos braços também facilita a direção do movimento.

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MONTAGEM-16-03Spine Twist no Solo

Lembre-se de crescer sobre seus ísquios, ganhar espaços primeiro, antes de realizar a rotação. Certifique-se que a base de apoio se mantém durante todo o movimento e direcione o olhar para o movimento da mão!

MONTAGEM-16-03-01

Spine Twist no Barrel

Os dois lados da cintura devem manter-se alinhados, projetando nosso centro para cima. A rotação acontece até onde se mantém constante a ativação das cinturas (músculos oblíquos mais centro de força) e o alinhamento estável do quadril.

MONTAGEM-16-03-02

É isso aí! Agora que você já conhece algumas dicas importantes, pratique as rotações com consciência e receba todos os benefícios deste trabalho!

Viviane Vales

TcPilates, Treinamento do Corpo

www.tcpilates.com.br

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