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A incrível arm chair de pilates

Por Sandro Alves

O método Pilates possui diversos equipamentos que poucos conhecem e, entre eles, a arm chair, que foi ideada com o fim de poder treinar a parte de cima do tronco. A arm chair, também chamada de baby chair, restaura o equilíbrio, melhora a força e deixa a cintura escapular mais estável, entre outros. 

Cabe lembrar que a Arm Chair foi inventada pelo próprio Joseph Pilates, mas como a maior parte dos profissionais de hoje fazem cursos com menos de 450 horas de formação para começar a trabalhar (o que não deve suceder) passam por alto diversos exercícios do mestre Joseph. 

E também não chegam a conhecer todas suas invenções. Muitas nem estão em nenhum livro de pilates. E a verdade é que a maior parte dos estúdios de pilates do Brasil não possui a incrível baby chair. Mas abaixo mostrarei as bondades do que que esse aparelho fará por seus alunos e como é crucial que seu aluno possa treinar com ela. 

Cabe ressaltar que havia algumas versões do incrível arm chair de pilates, no início, que não possuíam o encosto móvel, mas logo depois vieram as versões que se inclinam para frente e para trás. As molas são as mais leves e finas de toda a gama de produtos de pilates e ficam na parte de cima, de certa forma, quase ao nível dos ombros se o cliente estiver sentado. 

O que difere a Baby Chair das demais invenções de Joseph Pilates? 

A Baby Arm Chair tem duas molas com alças de mãos e medidas certas que vão fazer com que o aluno fique na posição ideal sentado, da forma correta para treinar seus músculos do tronco e melhorar a percepção da sua própria postura. 

Isso porque, a parte do encosto desta cadeira pode se mover ou não de acordo com o exercício. As posturas mais usadas na arm chair de pilates são as posturas sentado e de joelhos. Mas também existem posturas em pé, de joelhos para um e outro lado etc.  

Essa é uma virtude da Baby Arm Chair que nenhum outro aparelho de pilates te dará na técnica de Joseph. 

Como são os exercícios no arm chair? 

No curso de pilates em Bauru , São Paulo, do ano passado falei para os alunos que a série de exercícios não é muito extensa, porém muito rica quanto ao trabalho dos braços e da postura. Ainda mais quando o aluno precisa treinar o sistema ósseo.  

Um sistema ósseo mal treinado, vai impedir o seu aluno de ter uma boa execução no Mat Pilates, no Reformer ou em qualquer outro aparelho de Pilates. 

Existem ademais muitos exercícios que podem ser feitos na arm chair/ baby chair, entre eles: 

  • Centering  
  • Boxing 
  • Arm circles 
  • Salute 
  • Hug a tree 
  • Todos os da série de rowings 
  • E muitos mais 

 

Como posso usar a Arm chair de pilates nas minhas aulas ou sessões? 

O ideal é passar seu aluno pelo arm chair antes de passar por outros equipamentos do método pilates. Com isso aumenta a percepção da posição dos ombros e da cintura escapular. É como uma base para poder praticar os exercícios de braços no reformer. 

Como exemplo posso citar os rowings e a série de kneeling side arms. 

O mesmo pode ser feito em relação ao mat. Podemos entender melhor o movimento de um the saw (exercício da serra) fazendo primeiro este no arm chair de pilates, para depois passar para o mat pilates. 

Assim podemos sentir melhor os princípios de pilates no nosso corpo pois se usa a didática correta de ensino. Com isso o aluno aprende a sentir a cintura escapular mais estável e vai fazer os exercícios usando seus músculos mais profundos, com mais fluidez.  

 Exercícios na baby chair de pilates 

Preparei 5 exercícios para que você conheça a baby chair de pilates. É ideal tanto para pilates para iniciantes quanto para os mais treinados no método. Cabe lembrar que todos os exercícios devem ser feitos com ação do power house e alongamento axial, como sempre. 

  1. Centering

Como podemos ver na foto acima, é um exercício onde os dois braços se movem ao mesmo tempo para treinar, entre outros, a porção externa do peitoral e o tríceps. Dá forma e contorno aos braços quanto a sistema muscular e melhora a parte móvel quanto a sistema ósseo. 

Serve para perceber melhor seu centro de força e alinhar sua postura. 

Por ser um exercício feito a 2 braços, ele também aumenta a base de força e tonifica ombros e peitorais. 

Exercita as fibras do peitoral em sentido horizontal. 

 2. Boxing 

Muito similar ao exercício anterior, mas agora feito a 1 braço de cada vez. Por ser um exercício feito a 1 braço de cada vez, de forma estética serve para “esculpir” os mesmos músculos que foram citados no exercício anterior. 

3. Arm circles 

No curso de formação em pilates Curitiba desse ano comentei sobre esse exercício. 

São círculos de ida e volta movendo somente os ombros. Primeiro fazemos círculos menores, podendo variar a maiores. Evitar fazer esse movimento para alunos que possuam patologias como ombro congelado, ao início da fase 1. 

Treina as fibras do peitoral de forma triangular. Toma em maior parte as fibras da parte interna desse músculo e a “ponta” do triângulo será a parte externa do peitoral. 

4. Hug

Na posição inicial estou na típica segunda posição de balé. Fecho o “abraço”, tocando dedo índice com dedo índice e volto a abrir. Ótimo exercício para o músculo peitoral maior. 

 5. Shaving the head

Com mãos unidas pelo polegar e dedo índice, atrás da cabeça, faço extensão de cotovelos. Tenho que sentir que estico os braços por trás da cabeça. Ótimo treino de tríceps e abdominais. 

 Conclusão 

Espero que tenha gostado do artigo, pois faz tempo que queria mostrar a Baby Arm Chair para nossos leitores, já que ela funciona como um ótimo aparelho para fixar as bases do método no seu corpo, ainda mais na parte superior do tronco. Ademais serve também como um aliado para aumentar seu controle no método pilates.  

E você? Já tinha ouvido falar da baby chair? Deixe seu comentário abaixo. 

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