A importância do Pilates na manutenção da saúde da coluna

Profa Esp. Bianca Guidini Santaguita

CREF: 042087 G/SP

@saude.exercicio

Hoje ressaltaremos a procura cada vez maior ao método Pilates para alívio de dores corporais. É sabido que são inúmeras as causas que manifestam dores no corpo, principalmente na coluna. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 85% da população mundial sofre ou ainda sofrerá de dores nessa região. Então a importância do Pilates na manutenção da saúde da coluna, é enorme.

O objetivo das pessoas que sofrem com dores na coluna, é eliminar ou, ao menos, atenuá-las. Dores podem ter diversas causas, porém muitas dessas dores surgem, ou são agravadas por má postura, falta de consciência corporal, déficit de força, desequilíbrios teciduais, o conjunto dessas causas, ou outras razões.

PUBLICIDADE

O método Pilates baseia-se, essencialmente, na melhora da postura global do ser humano, através de seus equipamentos, com a execução de exercícios de fortalecimento e alongamento musculares. Atuando tanto na prevenção, quanto nas possíveis causas das dores em questão. São muitos, os benefícios do método Pilates, mas entre os principais estão: a possibilidade do fortalecimento geral do corpo, postura, alongamento, flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora, controle respiratório e relaxamento muscular, minimizando os desequilíbrios que levam a sobrecargas físicas do dia a dia, diminuindo dores e tensões. A execução dos exercícios segue princípios do método Pilates, que tem o objetivo de alcançar o alinhamento corporal, respiração correta nas fases do movimento, atenção plena nas solicitações do corpo. Tudo isso, sendo realizado da maneira mais natural possível, pois essa aprendizagem tende, positivamente, a ser utilizada nos movimentos diários fora do espaço e da orientação do profissional.

Desde a chegada do aluno/paciente, o método permite, além da correção do desequilíbrio ou desalinhamento corporal através do plano de aula individualizado feito pelo profissional, conhecer e avaliar esse aluno/paciente, oportunizando entender de maneira mais global as necessidades e possibilidades de trabalho.

Diferente do que muitas pessoas pensam, nos casos em que a dor é manifestada, movimentar-se traz benefícios e não piora do quadro. É importante ressaltar que a orientação deve ser dada por um profissional capacitado no método, para que os equipamentos de Pilates sejam utilizados da maneira correta e para o que foram propostos.

Pequenos e grandes estúdios de Pilates vêm investindo nessa técnica, porque desta forma, conseguem atender de maneira mais completa e eficiente seus alunos/pacientes que chegam com diferentes demandas sobre a saúde corporal, com o benefício de receberem juntamente a mental e a emocional.

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!