Por: Natália Lima
Fazer Pilates na gestação é extremamente importante,desde que tenha autorização médica para praticar, pois traz muitos benefícios para a saúde da mãe e do bebê.
Existem algumas vantagens para as mamães que começam essa atividade desde cedo ou até antes de engravidar.
Primeiramente é que melhora o condicionamento físico desde muscular até cardiorrespiratório, a gestação é um período de grandes mudanças do corpo da mulher, então isso pode ajudar no momento do parto e do pós parto.
Além disso existe uma redução do risco de complicações: fazer pilates regularmente durante a gestação pode ajudar a prevenir e reduzir o risco de complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso e parto prematuro.
Também não podemos deixar de pensar no bem-estar emocional que ele proporciona, o método devido ao esforço e respiração durante a gestação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhora o humor e aumenta a sensação de felicidade.
E por fim, existe a prevenção de dores e desconfortos: A gestação pode causar dores e desconfortos no corpo da mulher, como dor nas costas, inchaço nas pernas e falta de ar. A atividade física pode ajudar a prevenir e reduzir esses sintomas.
No entanto, é importante lembrar que a prática de atividades físicas durante a gestação deve ser orientada por um profissional de saúde, que irá avaliar cada caso individualmente e indicar as melhores opções de exercícios para cada mulher, levando em consideração sua saúde e a do bebê.