A importância do Pilates consciente

E hoje tem estreia na Revista Pilates! É a coluna Pilates Consciente, escrita pelos super profissionais Rafaela Porto e Alfredo Santos.

Ambos são Educadores Físicos e tem formação STOTT PILATES, que é referência mundial em capacitação. A dupla é super conhecida no mercado nacional. Juntos, há anos eles vêem desenvolvendo diversos projetos voltados ao Pilates. Sem contar na execução de lindas apresentações em feiras e eventos mostrando ao público a ‘arte de pilatear’.

A gente sabe que tinha muita gente ansiosa, esperando pelo lançamento dessa coluna! Porque quem conhece sabe: vindo dessa dupla, o negócio certamente será bom demais! Então, é só ficar de olho aqui na Revista! Eles vão se revezar para mostrar o que é #PilatesConsciente, levantando assuntos relevantes e discutindo a importância do respeito aos princípios do método.

Para começar, um texto da Rafa com dicas bem legais para quem está pensando em iniciar a prática do Pilates. Vem com a gente fazer um #PilatesConsciente!      

Nosso principal propósito com a coluna Pilates Consciente é trazer para todos, seguidores, praticantes e profissionais do Pilates, tudo o que há de mais completo e fidedigno ao método. Além disso, iremos apresentar novidades e motivar as pessoas a vivenciarem e experimentarem os benefícios da atividade, quando instruída e praticada corretamente. Em suma, dividiremos com vocês tudo o que consideramos #pilatesconsciente!

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Então, nada melhor do que começar com o cuidado de nossos clientes! Hoje em dia não é mais novidade ouvirmos sobre os benefícios de se praticar Pilates. Cada vez mais encontramos adeptos ao método. A única questão que ainda nos cerca é: onde e com quem devo praticar? Uma decisão que, por vezes, perturba quem vai iniciar a prática de Pilates.

As aulas em grupo, além do custo reduzido, atendem as pessoas que realmente se sentem mais à vontade em uma turma. Outras, preferem atenção individual. Então essa escolha pode depender de sua preferência. Nas aulas particulares o investimento é maior, porém, o professor tem atenção total para uma pessoa somente.

Vale um alerta às pessoas com qualquer tipo de restrição física, como alguma lesão que poderá interferir em seu desempenho durante a aula em grupo. Nesse caso, então, prefira as aulas individuais. As pessoas que se incluem nos chamados “grupos especiais”, como gestantes, por exemplo, devem optar por aulas particulares ou encontrar um estúdio onde as aulas em grupo são voltadas somente para a sua especialidade.

A melhor prática do Pilates acontece com informações simples e seguras. Nas aulas iniciais os clientes terão o primeiro contato com o que chamamos de alinhamento ideal, postura padrão, respeito às curvas fisiológicas naturais da coluna, e deverão ser instruídos a executar movimentos sem tensões desnecessárias e com precisão. Mas lembre-se: existirão exercícios completamente diferentes de tudo o que já fizeram. O cliente sempre saberá de seus objetivos e os professores das necessidades e limitações deles, por isso, mesmo nas aulas em grupo, as modificações são essenciais.

O ritmo no início é um pouco mais lento, mas ao mesmo tempo pode ser intenso. Aos poucos tudo se torna mais claro e a execução tem um mínimo de gasto energético, ou seja, o cliente conseguirá ativar a musculatura correta em cada fase de cada exercício e com a respiração certa em cada movimento.

Fazer aulas de Pilates também é responsabilidade do cliente. No começo a sensação pode ser “frustrante”, podemos nos sentir recebendo muita informação ao mesmo tempo, e é essa mesmo a impressão que se deve ter. É com a prática que descobriremos como controlar e dominar a fluência dos movimentos. Nós vamos lidar sempre com desafios para nos movimentar com segurança e mais eficiência. Então, faça a escolha certa, pratique inteligência corporal e escolha o #PilatesConsciente!

Rafaela Porto

Educadora Física
Certificada Internacionalmente pela STOTT PILATES
Pós Graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde
CREF 048367-G/SP

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei dessa matéria ,meu publico é mais individualizado pelo fato de montar meu studio dentro de um Spa,onde possuo um valor maior e avulso! Quando é em grupo sempre coloco uma outra profissional para auxiliar nas aulas,sempre foi positivo essa abordagem ,meus clientes ficam satisfeitos pela atenção nos exercícios sem reclamar do preço! Pilates Consciente parabéns pela matéria!