A história e importância do uso da Chair no Pilates

Por: Renatha Cruz

Talvez você esteja super acostumado a fazer exercícios na Chair, mas você conhece a história, a origem, como ela foi criada e quais são os equipamentos desse grupo? Então vem comigo para aprender a história e a importância do uso da Chair no Pilates!

Uma das versões da história conta que Joseph Pilates criou a Chair porque um de seus amigos gostaria de ter um Reformer, mas o aparelho não cabia em seu espaço. Então a ideia por trás da Chair, seria utilizá-la como cadeira e como equipamento para exercícios de Pilates. Inicialmente, Joseph idealizava a utilização da Chair em âmbito residencial.

Outra versão da história conta que ele teria observado manobras acrobáticas chinesas em uma caixa, que quando virada, transformava-se numa cadeira. Joseph se preocupava com a forma de sentar e deitar corretamente, e ele via a Chair como uma “amiga da coluna”.

PUBLICIDADE

A Chair possui diversos benefícios para quem quer investir em um equipamento compacto e que pode ser transportado com facilidade, possui fácil manuseio, é excelente para aulas em grupo e é extremamente adaptável para qualquer que seja o nível técnico dos alunos que a utilizarem.

A Chair possui uma estrutura que se assemelha a uma cadeira e um pedal, que se separa e transforma-se em dois pedais independentes pendurados por molas (as quais possuem níveis de resistência, proporcionando diversos graus de dificuldade nos exercícios). Ela também possui apoios de mãos nas laterais, que podem ser úteis em exercícios que exigem equilíbrio dos alunos, além da possibilidade de ser utilizada como parte dos exercícios para desenvolvimento de força nos membros superiores. Os apoios podem ser facilmente retirados, o que proporciona uma série de possibilidades de exercícios para ela. Por possuir uma base de apoio menor, ela também pode proporcionar um maior grau de dificuldade, sendo um excelente equipamento para desafiar seus alunos.

Este equipamento proporciona uma série de exercícios e possibilidades para ganho de mobilidade da coluna, fortalecimento muscular, ganho de mobilidade articular, equilíbrio, consciência corporal, alongamento muscular. A Chair é ideal para treinos de condicionamento físico, prevenção de lesões e reabilitação. Outra enorme vantagem da Chair, é a capacidade de adaptabilidade a qualquer público e a possibilidade de se realizar diversas posturas e decúbitos. Além de todas essas opções, ela é versátil, por permitir o uso conjunto de acessórios.

Confira algumas das versões da Chair:

  • Wunda Chair
  • High Chair (Eletric)
  • Arm Chair (Baby Chair)
  • Step Chair

É extremamente importante que o profissional de Pilates conheça seus equipamentos de trabalho, bem como suas histórias. Para que assim ele saiba, de fato, como utilizá-los corretamente, da melhor maneira e tirar quaisquer dúvidas que seus alunos possam ter, em relação ao equipamento.

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!