Por: Sissa Sanches
Todos já sabemos que o Pilates é uma prática física que abre portas para o ganho de flexibilidade, mobilidade, força, percepção corporal dentre outros benefícios, mas você já parou para pensar o que é, e qual espaço o Pilates na vida das pessoas?
Os encontros diários com essa técnica vêm mudando a chave na vida das pessoas, embora não prestemos atenção na dimensão que o método alcança, mas vale ressaltar aqui que é importante darmos a importância, não só para o trabalho corporal, mas também para a empatia de profissionais e seus pacientes que passam horas juntos, em um trabalho de percepção, compreensão e estímulo, para que a vida do seu paciente seja mais leve no seu cotidiano.
A melhora da postura, desconfortos, autoestima e aumento de atividade em grupo, tem sido, atualmente, uma válvula de escape do turbilhão de acontecimentos diários. Quantas vezes nos deparamos com uma sessão de Pilates com exercícios básicos e que podem não ser executados de forma correta naquele dia, mas que no final da sessão o paciente sai com o sorriso no rosto e sem “dor” e nos perguntamos como?
A reposta é simples, trabalhamos com pessoas, seres que precisam de atenção tanto para o corpo quanto para seu psíquico. Pilates é um estilo de mudança de vida, de respirar e vivenciar o seu corpo na melhor forma, dentro daquele momento único durante a aula.
A comunicação da mente, espírito e corpo fazem com que movimentos sejam fluidos, construídos, repetidos e melhorados a cada nova aula. O legado de Joseph Pilates vai muito além de fotos e vídeos bonitos, ele vira a chave da vida das pessoas para que sejam sempre melhores que o início de uma aula.