A atividade física na terceira idade

No processo de envelhecimento, a manutenção do corpo em atividade é fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento. Os idosos, ao praticarem atividades físicas com regularidade e sob orientação médica, mostram melhor adaptação orgânica aos esforços físicos, além de maior resistência às doenças e ao estresse emocional.

O processo de envelhecimento vem acompanhado de alterações fisiológicas, tais como a progressiva atrofia muscular e fraqueza, perda de massa óssea, aumento da espessura da parede dos vasos sanguíneos, aumento do nível de gordura corporal, diminuição da coordenação motora, lentificação na realização de atividades e o risco de quedas (devido a esta associação de alguns destes fatores citados) que em sua maioria, têm seus efeitos minimizados pela aquisição de um estilo de vida ativo.

A atividade física na terceira idade não tem como objetivo o retardamento do processo do envelhecimento, mas sim a prevenção do aparecimento de complicações, interferindo positivamente no bem estar do indivíduo. Com o envelhecimento, a força muscular tende a ser diminuída, devido à redução da massa magra (músculos).

É importante que o idoso realize atividade física com supervisão adequada e com acompanhamento médico. Os exercícios que se utilizam de atividades como equilibrar-se em plataformas, carregamento de pesos,  alongamentos, simuladores de agachamento, atividades com bola (que visem fortalecimento muscular, treino de coordenação motora e equilíbrio estático e dinâmico), muito elucidados no Pilates, são extremamente benéficos nesta fase da vida.

Trazer qualidade a esta terceira etapa da existência, valorizar as pessoas da terceira idade e reintegrá-las na sociedade, tem sido fatores extremamente importantes para a melhora da qualidade de vida destes indivíduos.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Ellen Marcusso
Fisioterapeuta pós-graduada em Fisiologia e Biomecânica do Aparelho Locomotor, aprimorada em Pilates Clínico e especializada em Fisioterapia Respiratória.

2 COMENTÁRIOS