Convide o Pilates para as suas festas!

Chegaram as festas de fim de ano. Com elas, muitas confraternizações e também muito trabalho! É preciso decorar a casa, carregar as sacolas do mercado, comprar presentes, preparar os pratos, entreter as crianças e depois limpar toda a bagunça. Sem dúvida isso tudo é bem recompensador, mas o problema é quando, além do presente de Natal, você ganha uma dorzinha chata. Para evitar isso, que tal levar o Pilates para fora dos estúdios?

A principal dica é lembrar-se dos comandos que o seu instrutor mais repete durante as aulas, pois eles valem para todos os momentos do dia.

montagem1

Cresça a coluna: ao realizar afazeres domésticos, como lavar louça ou passar roupa, não curve o tronco para frente. Mantenha a coluna reta e ative o powerhouse para não sobrecarregar a lombar. Se necessário, use um apoio sob um dos pés e mantenha-o ligeiramente à frente ou lateral ao outro pé, alternando os lados de tempos em tempos. Ao varrer a casa fique com o tronco ereto e, se precisar passar a vassoura por baixo de algum móvel, agache o corpo dobrando os joelhos e não a coluna.

montagem23

PUBLICIDADE
Black Friday MetaLife, descontos de até 50% em nossa loja virtual
Black Friday MetaLife, descontos de até 50% em nossa loja virtual

Mantenha os ombros longe das orelhas: vença essa tendência de tensionar a região cervical sempre que precisa fazer trabalhos manuais, alinhando corretamente as escápulas, puxando os ombros para baixo e abrindo o peito. Se for necessário pegar algum objeto acima da altura da cabeça suba em um apoio seguro, como um banquinho ou escada. Evite ficar tentando alcançar o alvo esticando os braços para cima, pois há grande risco de machucar estruturas do ombro e pescoço. Ao carregar sacolas, divida o peso igualmente entre os dois braços.

montagem2

Concentre a força no powerhouse: sempre acione o abdome, períneo e glúteos antes de realizar qualquer esforço. Se tiver que pegar algum objeto no chão, dobre os joelhos e agache em vez de curvar o tronco e firme bem a base ao levantar. Concentre a força nas pernas e no abdome e não na coluna, e mantenha esse objeto o mais próximo possível do seu tronco. Essa dica vale também na hora de pegar as crianças no colo.

Agora respire fundo e não se esqueça de levar o Pilates para as suas festas!

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F 

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136-F

Ambas são co-criadoras do Espaço Fluir.

PUBLICIDADE
Black Friday MetaLife, descontos de até 50% em nossa loja virtual
Black Friday MetaLife, descontos de até 50% em nossa loja virtual

4 COMENTÁRIOS