Objetivos da contrologia
A intenção de Joseph Pilates, ao criar a contrologia, era fazer com que as pessoas fossem mais conscientes de si mesmas e atingissem uma harmonia física e mental; estivessem mais em contato com o seu superior através da saúde espiritual.
“ O olhar para fora vai nos distanciando de nós, o método Pilates nos ensina a nos ver por dentro”.

O instrutor de Pilates precisa ter características e competências para planejar os treinos dos alunos e fazer com que se beneficiem da arte da contrologia por completo. Para isso, é necessário ter domínio da sistematização do método.
Sistematização do método Pilates
A sistematização de utilização do conjunto de exercícios do método Pilates caracteriza-se por:
- Utilizar uma grande variedade de movimentos e pequeno número de repetições;
- Exercitar cada grupo muscular em diferentes posições, aparelhos e acessórios;
- Utilizar, de forma coordenada e consciente, uma combinação de contrações isométricas e isotônicas, em cada exercício, garantindo movimentação dinâmica associada a fixação postural;
- Combinar força e elasticidade muscular, muitas vezes no mesmo exercício;
- Prescrever exercícios individualmente, no que se refere a seleção e a forma de execução, que deve ser adaptada as características morfofuncionais do executante;
- Propor exercícios gradualmente, numa sequência coerente, com características de desenvolvimento psicomotor, que se dá nos sentidos céfalo-caudal e próximo distal. Isto implica em propiciar sucessivamente o domínio do movimento de enrolamento, extensão, inclinação lateral, hiperextensão e rotação da coluna vertebral.
“ O método deve ser de – a + complexidade. Para ter um corpo harmonioso e funcional”.
Características do instrutor
- Ter conhecimento, compreensão e domínio de uma boa execução do conjunto de exercícios que integram o método;
- Buscar o Round para cada aluno;
- Saber mandar a energia certa para uma contração ou para um relaxamento;
- Trabalhar entusiasmo, vontade de viver;
Observar mais, ouvir mais, falar menos;
- Compreender os benefícios potencias dos exercícios que integram o método, de acordo com suas necessidades, possibilidades e limitações dos alunos.
- Ter capacidade de detectar erros posturais e de execução e de propor formas de execução;
- Ter expressividade e habilidade corporal, para fornecer ajuda tatocinestésica para orientar e guiar os movimentos característicos dos exercícios no ritmo e nos ângulos adequados ao aluno;
- Fluência verbal para propiciar instruções rápidas, claras e precisas que orientam a execução dos diferentes exercícios, em todas suas fases.
Joseph Pilates desenvolveu um vocabulário próprio para designar e orientar os exercícios, sendo caracterizados pela simplicidade e objetividade, facilitando a comunicação entre instrutor e aluno. Então, com o conhecimento completo das possibilidades da composição das séries e da progressão individualizada, visando à construção do corpo para a execução correta dos exercícios de Pilates, alcançaremos o sucesso tão desejado.
Solaine Perini
@solaine_perini
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Feevale. Especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho(UGF). Mestranda em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e em formação com a The Pilates Studio Brasil – Inélia Garcia. Diretora Técnica da Original Pilates. Possui experiência em docência nos cursos de formação em todo o país. Colunista da Revista Pilates.