A arte da contrologia

Objetivos da contrologia

A intenção de Joseph Pilates, ao criar a contrologia, era fazer com que as pessoas fossem mais conscientes de si mesmas e atingissem uma harmonia física e mental; estivessem mais em contato com o seu superior através da saúde espiritual.

“ O olhar para fora vai nos distanciando de nós, o método Pilates nos ensina a nos ver por dentro”.

“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre”. Charles Chaplin

O instrutor de Pilates precisa ter características e competências para planejar os treinos dos alunos e fazer com que se beneficiem da arte da contrologia por completo. Para isso, é necessário ter domínio da sistematização do método.

Sistematização do método Pilates

 A sistematização de utilização do conjunto de exercícios do método Pilates caracteriza-se por:

  • Utilizar uma grande variedade de movimentos e pequeno número de repetições;
  • Exercitar cada grupo muscular em diferentes posições, aparelhos e acessórios;
  • Utilizar, de forma coordenada e consciente, uma combinação de contrações isométricas e isotônicas, em cada exercício, garantindo movimentação dinâmica associada a fixação postural;
  • Combinar força e elasticidade muscular, muitas vezes no mesmo exercício;
  • Prescrever exercícios individualmente, no que se refere a seleção e a forma de execução, que deve ser adaptada as características morfofuncionais do executante;
  • Propor exercícios gradualmente, numa sequência coerente, com características de desenvolvimento psicomotor, que se dá nos sentidos céfalo-caudal e próximo distal. Isto implica em propiciar sucessivamente o domínio do movimento de enrolamento, extensão, inclinação lateral, hiperextensão e rotação da coluna vertebral.

“ O método deve ser de – a + complexidade. Para ter um corpo harmonioso e funcional”.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 MetaLife setembro 2021
Five Outubro 2021 - Seu próximo passo, sua nova oportunidade
Linha WAVE 2.0 MetaLife setembro 2021

Características do instrutor

  • Ter conhecimento, compreensão e domínio de uma boa execução do conjunto de exercícios que integram o método;
  • Buscar o Round para cada aluno;
  • Saber mandar a energia certa para uma contração ou para um relaxamento;
  • Trabalhar entusiasmo, vontade de viver;

Observar mais, ouvir mais, falar menos;

  • Compreender os benefícios potencias dos exercícios que integram o método, de acordo com suas necessidades, possibilidades e limitações dos alunos.
  • Ter capacidade de detectar erros posturais e de execução e de propor formas de execução;
  • Ter expressividade e habilidade corporal, para fornecer ajuda tatocinestésica para orientar e guiar os movimentos característicos dos exercícios no ritmo e nos ângulos adequados ao aluno;
  • Fluência verbal para propiciar instruções rápidas, claras e precisas que orientam a execução dos diferentes exercícios, em todas suas fases.

Joseph Pilates desenvolveu um vocabulário próprio para designar e orientar os exercícios, sendo caracterizados pela simplicidade e objetividade, facilitando a comunicação entre instrutor e aluno. Então, com o conhecimento completo das possibilidades da composição das séries e da progressão individualizada, visando à construção do corpo para a execução correta dos exercícios de Pilates, alcançaremos o sucesso tão desejado.

Solaine Perini
@solaine_perini

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Feevale. Especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho(UGF). Mestranda em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e em formação com a The Pilates Studio Brasil – Inélia Garcia. Diretora Técnica da Original Pilates. Possui experiência em docência nos cursos de formação em todo o país. Colunista da Revista Pilates.

PUBLICIDADE
Estúdio Infinity MetaLife Outubro 2021
Estúdio Infinity MetaLife Outubro 2021
Five Outubro 2021 - Seu próximo passo, sua nova oportunidade