Por: Flávia Mônica

Na matéria de hoje vamos conhecer algumas possibilidades de exercícios com este acessório muito útil, que é a faixa elástica. Gosto desse acessório porque ele permite a execução de exercícios dinâmicos e exclusivos e também pode ser utilizado para realizar grande parte dos exercícios de Mat, como um acessório que pode facilitar os exercícios ou aumentar o desafio. É um acessório prático, compacto e fácil de se manter no estúdio, em casa ou no trabalho. Então vou mostrar algumas ideias de exercícios com a faixa elástica, que podem ser feitos em qualquer lugar.

1 – Elevação frontal

Posição Inicial: Em pé, com os pés paralelos e a ponta da faixa elástica embaixo do pé na diagonal da mão que vai segurar segurá-lo. Em crescimento axial, manter o abdômen acionado durante todo o exercício, com os braços alongados na lateral do tronco.

PUBLICIDADE

Movimento: Inspire e expire, elevando o braço direito à frente na linha do ombro. Inspire voltando para a posição inicial, repita o movimento 10 vezes.

Dicas: Segurar o elástico com a pegada pronada (palma da mão para baixo). A tensão pode ser ajustada segurando o elástico mais para baixo ou para cima.

2 – Bíceps

Posição Inicial: Em pé, com os pés paralelos e ponta da faixa elástica embaixo do pé, na diagonal da mão que vai segurar o elástico. Em crescimento axial, manter abdômen acionado durante todo o exercício, braços alongados na lateral do tronco.

Movimento: Inspire e expire, flexionando o cotovelo. Inspire voltando para a posição inicial, repita o movimento 10 vezes.

Dicas: Segurar o elástico com a pegada supinada (palma da mão para cima). A tensão do elástico pode ser ajustada segurando a faixa mais para baixo ou para cima.

3 – Tríceps  

Posição Inicial: Em pé, com os pés juntos, a ponta da faixa elástica embaixo dos pés – passando por trás do corpo – segurando com as duas mãos acima da cabeça, com os cotovelos dobrados, fechados e apontados para frente. Em crescimento axial, mantendo o abdômen acionado durante todo o exercício. 

Movimento: Inspire e expire estendendo os cotovelos. Inspire dobrando os cotovelos e voltando para a posição inicial, repita o movimento 10 vezes. 

Dicas: Segurar o elástico com as pegadas pronadas (palma da mão para baixo), a tensão do elástico pode ser alterada segurando a faixa mais para baixo ou para cima.

4 – Elevação lateral 

Posição Inicial: Em pé com os pés paralelos na largura do quadril, ponta da faixa elástica embaixo do pé na diagonal da mão que vai segurar o elástico. Em crescimento axial, manter o abdômen acionado durante todo o exercício, com braços alongados na lateral do tronco. 

Movimento: Inspire e expire abrindo o braço direito até a altura do ombro, fazendo uma abdução de ombro. Inspire fechando o braço, fazendo uma adução de ombro e voltando para a posição inicial, repetir o movimento 10 vezes. 

Dicas: Segurar o elástico com a pegada pronada (palma da mão para baixo), e a tensão do elástico pode ser ajustada segurando a faixa mais para baixo ou para cima.

5 – Tríceps unilateral 

Posição Inicial: Com os pés paralelos na largura do quadril, ponta da faixa elástica embaixo do pé contrário da mão que segura a faixa. Em crescimento axial, manter o abdômen acionado durante toda a duração do exercício, braço esquerdo alongado na lateral do tronco e o direito em abdução, ou seja, aberto na linha do ombro. 

Movimento: Inspire e expire, dobrando o cotovelo e trazendo a mão na direção do peito. Inspire estendendo o cotovelo e apontando a mão para fora novamente, voltando para a posição inicial. Repita o movimento 10 vezes. 

Dicas: Segurar o elástico com a pegada pronada (palma da mão para baixo), a tensão do elástico pode ser ajustada segurando a faixa mais para baixo ou para cima.

6 – Círculos  

Posição Inicial: Em pé com os pés paralelos na largura do quadril, a ponta da faixa elástica embaixo do pé contrário da mão que vai segurar a faixa. Em crescimento axial, manter o abdômen acionado durante todo o exercício, braço esquerdo alongado na lateral do tronco e o direito em abdução, ou seja, aberto na linha do ombro. 

Movimento: Inspire e expire desenhando um círculo com o braço para frente. Realizar 5 vezes, mudar o sentido dos círculos e fazer mais 5 vezes. 

Dicas: Segurar o elástico com a pegada pronada (palma da mão para baixo), a tensão do elástico pode ser ajustada segurando a faixa mais para baixo ou para cima.

Espero que você tenha gostado desse repertório com a faixa elástica e eu tenha ajudado. Em uma próxima oportunidade, darei 6 dicas de exercícios com MMII. Até a próxima pessoal.

Gostou de aprender estes exercícios com a faixa elástica? Então compartilhe com algumas pessoas e deixe seu comentário aqui embaixo.

Flávia Mônica Marques Bispo da Silva

Second Generation Pilates Teacher by Lolita San Miguel

Educadora Física pela UNITAU, e Especialista em Ergonomia e em Método Pilates pela Universidade Gama Filho, cursando graduação de Fisioterapia terceiro semestre UNIP Universidade Paulista.

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!