Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

Pesquisar
Close this search box.

+80K

+390K

5 exercícios que não podem faltar no atendimento com crianças

Por: Luana Bernardo

Você sabia que a aplicabilidade do Método Pilates é benéfica para diferentes perfis? Entende-se que o público que mais procura estúdios de Pilates são mulheres, entre 30 e 50 anos de idade, mas essa realidade sofre mudanças a cada momento. Homens e grupos especiais como gestantes e idosos tiveram aumento significativo nessa busca por qualidade de vida através da prática da Contrologia, e isso não é diferente com o público infantil.

O Pilates, quando praticado desde a infância, pode ser um grande aliado para o alívio de dores, alinhamento da postura, marcha e disposição para as atividades diárias. Na postura contribuímos com uma melhora significativa através da prática de exercícios que proporcionam um crescimento axial e fortalecimento de músculos estabilizadores.

Sua aplicabilidade contribui também para o alívio das dores do crescimento, estes muito presentes entre crianças na segunda infância, próximo da fase do estirão de crescimento e puberdade. Geralmente se queixam por dores intensas na região posterior de coxas, mas vale ressaltar que toda a estrutura articular e muscular por estar em fase de crescimento, por si só, tem períodos de desequilíbrios que trazem desconfortos em outras regiões do corpo como coluna e quadril.

Outro benefício da prática do Pilates exercícios na infância é a avaliação precoce de desvios posturais severos. O dia a dia dos pequenos no ambiente escolar pode ocasionar inúmeros desvios posturais pelo peso das mochilas, posição na carteira escolar, falta de estímulos para a prática de atividades físicas, entre outros.  Estes desvios, se tratados com velocidade, podem ter resultados positivos significativos. É comum encontrarmos diferentes desvios posturais frequentes nessa fase da vida como escolioses, hipercifoses, desalinhamento dos joelhos em varo ou valgo, anteriorização de cabeça, entre outros, que podem ter decorrência genética ou desencadeadas pela má postura.

O Pilates Kids contribui com um trabalho corporal de qualidade que complementa a rotina da criança e não só isso, aumenta a sua disposição e rendimento na escola ou nas suas atividades corriqueiras.

Essa prática pode ser com um atendimento mais personalizado dentro dos estúdios tradicionais de Pilates, com aparelhos a partir dos 7 anos de idade. Outra forma de atuação com o Pilates Kids é através do Mat Pilates, prática essa que pode ser feita em volume. É comum encontrarmos turmas de Pilates Kids com 4 a 5 indivíduos no mesmo horário. Em especial, o Mat Pilates oferece uma sequência perfeita para este público devido a abrangência de movimentos naturais. O criador da Contrologia, Joseph Pilates, era um grande observador das crianças e dos animais, e incluiu em seu método inúmeros exercícios que remetem não só o interesse pela prática, mas também figuras associativas que facilitam a abordagem com o público infantil.

Mas então a aplicabilidade com crianças é igual a realizada com os adultos? Você pode se perguntar. Te digo que Pilates é Pilates, o que muda será a forma do seu comando verbal e a estratégia para manter a atenção da criança durante toda a prática.

A seguir descrevo cinco exercícios que complementam os resultados de treinamento na infância para você começar a inserir em seus atendimentos com este público:

1 – Spine Stretch

Este exercício é um grande aliado para melhora do alongamento da cadeia posterior e mobilidade de coluna, principalmente a torácica. Não é uma base confortável para crianças que apresentam encurtamento muscular, logo, tenha como opção para este público iniciar sentado em uma caixinha.

2 – Rolling Like a Ball

Rolamentos, esses sim são exercícios que atraem a este público! Em especial, o rolar como uma bola massageia a coluna dessa criança, potencializa o comando da curva C, fortalece estabilizadores e ainda tem uma figura associativa do universo infantil, a bola. Aproveitem dessa conexão.

3 – Saw

A Serra ou Serrote trabalha o alongamento da cadeia posterior, desenvolve a habilidade de rotação de tronco, que contribui para o fortalecimento de músculos estabilizadores profundos, coordenação motora e maior ativação do serrátil anterior. Pode contribuir no tratamento de escolioses e alívio das dores do crescimento.

4 – Cat Stretch

O alongamento do gato é perfeito para criar conexão com o público infantil. Seu comando é rico em figuras associativas, seus resultados proporcionam mobilidade de toda a coluna vertebral e alívio de dores, principalmente da região cervical.

5 – The Hundred

Fortalecer estabilizadores é primordial na infância, e trabalhar com o peso corporal com este público é uma estratégia muito aconselhável. O Cem é desafiador, e os desafios atraem o público infantil.

Todos os exercícios do Mat 34 são apropriados ao público infantil, mas a escolha das bases indicadas a cada perfil deverá ser feita por um profissional do movimento especializado em Pilates. Aproveite essas dicas e explore esse novo nicho de clientes em seu espaço. Um dos principais desejos do mestre é que o Pilates pudesse ser praticado por todos. Cabe a nós discípulos disseminar essa prática com motivação e responsabilidade.

Gostou das dicas da Luana Bernardo sobre Pilates para crianças? Então deixe um comentário aqui embaixo e não deixe de segui-la no Instagram.

 

 Luana Bernardo – CREF 071308 G/SP 

Gestora de estratégia e performance das franquias VOLL Studios. 

Proprietária dos Studios Ativae Pilates São José dos Campos e Ribeirão Preto/SP.

Instrutora de Pilates e Treinadora Voll.

Mentora Curso Pilates Kids

Compartilhar:

Destaques do mês

Confira nosso blog

BAIXE NOSSOS E-BOOKS gratuitamente

Sobre Nós
Um canal digital que fornece informações para a comunidade do Pilates, incluindo praticantes, instrutores, profissionais da saúde, profissionais de educação física, fisioterapeutas e estudantes.

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo, e em breve entraremos em contato!