5 DICAS PARA UMA AVALIAÇÃO PERFEITA

 

5 DICAS PARA UMA AVALIAÇÃO PERFEITA 

O novo cliente busca uma solução para o seu “problema”: seja para sua dor ou patologia
O novo cliente busca uma solução para o seu “problema”: seja para sua dor ou patologia

Por Harmônica Pilates 

Sabemos a importância de uma avaliação perfeita, mas saiba que toda avaliação perfeita (inicial) é uma via de mão dupla, você irá analisar e identificar as necessidades, mas estará sendo avaliado também! 

Confira agora 5 dicas, da Harmônica Pilates, para uma avaliação perfeita

PUBLICIDADE

Para não se perder e conquistar o novo cliente, anote essas dicas da avaliação perfeita:  

1. Ouça mais do que fale: escute as queixas do seu potencial cliente, o quanto ele quer se comunicar e sobre o que ele deseja falar. Não é o melhor momento para se contar a história do Pilates, por mais fantástica que ela seja… 

2. Faça avaliação do movimento em vez da avaliação perfeita postural: analise como ele se movimenta, sem grandes correções, em exercício simples. Observe como ele interpreta os seus comandos e como executa o que você pede.  

3. Preveja os principais pontos de atenção: a função da cintura escapular e a complexo lombo-pélvico têm reflexos diretos na função do abdômen e da coluna. Repare qual deles está interferindo mais e corrija os outros a partir dele. 

 

4. Surpreenda mostrando que você sabe o que fazer se ele tiver dor, por exemplo, ajustando o movimento pelos pontos de atenção do item anterior (por isso a importância de se escolher exercícios simples!). Note quando o cliente é capaz de avançar – não há problema nenhum em aumentar a dificuldade de um exercício na primeira aula para quem pode gostar de um desafio a mais, desde que você perceba uma capacidade real para isso. 

5. Não se preocupe em testar encurtamentos, especialmente de isquiotibiais (é muito provável que você encontre em 100% dos casos). Ao invés disso, anote as dificuldades de mobilidade, elas vão interferir diretamente na amplitude de movimento de exercício multiarticulares, o que vai te ajudar a escolher qual versão do exercício pedir para evitar mais compensações. 

O novo cliente busca uma solução para o seu “PROBLEMA”: seja para sua dor ou patologia, seja para a melhoria de desempenho esportivo ou mesmo para seu corpo permanecer saudável, o Pilates vai ser o meio para resolvê-lo, você, o instrumento! 

Gostou das dicas? Compartilhe conosco sua experiência! 

Autoras:  

Elisa Frigini 

CREFITO 3/64811-F 

Fisioterapeuta formada pela UFSCar em dezembro de 2003, sócia da Harmônica Pilates. Possui formação em Reeducação Postural Global – RPG, Pilates na Conduta Cinesioterápica e Pilates sob a Ótica da Cadeias Musculares. Ministra palestras e workshops voltados para a área de fisioterapia com ênfase em RPG e Pilates, além de ser co-criadora dos cursos Pilates PRO, Comandos Verbais no Método Harmônica e Deu MAT. É embaixadora Metalife Pilates. 

Beatrice Junqueira 

CREFITO 3/168561-F 

Fisioterapeuta formada pela UNIFAE em 2011, sócia da Harmônica Pilates. Especialista em Fisioterapia apliacada à Ortopedia e Traumatologia pela UNICAMP. Formada em Pilates pela Metacorpus em 2011. Participou de Workshops nacionais e internacionais. É co-criadora dos cursos Pilates PRO, Comandos Verbais no Método Harmônica Pilates e Deu MAT. É embaixadora Metalife Pilates. 

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!