5 abdominais em sequência do Mat Pilates Clássico

Quer conhecer 5 abdominais em sequência do Mat Pilates Clássico?

A forma com que Pilates entendeu como o corpo deveria ser treinado, há alguns bons anos, vem sendo cada vez mais usada por Fisioterapeutas e professores de Educação Física, tanto durante as aulas do método como em outras modalidades.

O que Joe percebeu foi a importância de trabalhar o corpo como um todo, sim, mas com foco no centro, e chamou essa área de Powerhouse. Se ela não for forte e eficiente compromete o equilíbrio, a estabilidade da coluna e nos leva a movimentos faltosos, que além de não ter o efeito esperado do treinamento ainda podem ser lesivos.

Todos os exercícios, independentemente de serem para braços ou pernas, tem a finalidade de desafiar o fortalecimento dessa região considerada tão importante. Não existe Pilates sem Powerhouse e também não existe Pilates sem ênfase na Respiração, que é uma grande aliada, tanto para ativação do centro do corpo, quanto para manter o organismo oxigenado e com energia para a realização de todas as tarefas.

Uma das mais famosas séries de abdominais do método é a dos cinco abdominais em sequência que o aluno aprende nas aulas de Mat Clássico.

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

São elas: Single Leg Stretch, Double Leg Stretch, Single Straight Leg Stretch, Double Straight Leg Stretch e Crisscross. Nessa série o abdome sustenta o tronco parado no alto, enquanto os membros superiores e inferiores fazem o movimento sem tirar a estabilidade da coluna. É um belo desafio para o Powerhouse. Existem as variações para iniciantes e aos poucos os exercícios vão ficando mais difíceis até chegarem as formas avançadas.

Joseph fazia uso de poucas repetições e a transição de um exercício para o próximo se dá de maneira fluida, isto é, cada exercício termina em uma posição em que já se prepara para o seguinte. Pilates pensou realmente em todos os detalhes e a série toda fica conectada.

Aqui vão algumas dicas gerais para uma boa execução da série de abdominais:

  • Ao sustentar o tronco e movimentar as pernas e braços não podemos nos distrair com a dinâmica dos membros e esquecer de trabalhar o abdome, pois fortalecê-lo é o objetivo final. Por isso devemos pensar em contrair cada vez mais os músculos do Powerhouse ao longo da série de abdominais. Nossa força vai para onde quisermos focar, então a mente deve estar concentrada no propósito de estabilizar o corpo.
  • Só avance nas variações dos abdominais se tiver domínio sobre as iniciantes. Não pode-se perder a qualidade, sem qualidade não é Pilates. Ele era fissurado na perfeição dos movimentos, portanto não podemos sacrificá-la. Além disso, como dito lá em cima, não há benefícios em fazer exercícios errados, por isso volte se for preciso, treine e avance ao seu tempo.

www.espacofluir.com

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136-F

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Linha Infinity 2021 Turbine seu estúdio
Five de um UP no seu estúdio

4 COMENTÁRIOS