138 anos de Joseph Pilates

Conheça a história do criador do método Pilates.

Há 138 anos nascia o revolucionário Joseph Humbertus Pilates, você conhece sua história ou o surgimento do método? Venha conhecer! 

História  

Nasceu na Alemanha no ano de 1883, na cidade de Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf. Em sua infância, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte, o levou a estudar diversas formas de movimentos durante toda a sua vida. 

Desde cedo ele decidiu contrariar a sua forma debilitada, buscando nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Ele utilizou Yoga, Mergulho, Boxe, Natação, Esqui e conhecimentos de Fisiologia, Anatomia e Medicina Oriental. Até os movimentos animais não fugiram das suas observações. Em 1912, ele se mudou para a Inglaterra, dois anos antes da Primeira Guerra Mundial. 

Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe, foi considerado um inimigo estrangeiro, sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se enfermeiro e começou a treinar outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Iniciou o uso das molas nas camas de hospital, desenvolvendo um sistema que inspirou a criação de seus equipamentos e de seu método. 

 

Reconhecimento do Método 

 

PUBLICIDADE

Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (Influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos. 

Sem serem repetitivos ou extenuantes, os exercícios que ele propunha se adequavam às necessidades de cada. 

Após a guerra, Joseph retornou para a Alemanha, aperfeiçoando seu método com a Força Policial de Hamburgo. Mas, posteriormente, acabou se estabelecendo nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, abrindo um estúdio no mesmo edifício da renomada escola New York City Ballet. 

 

Quantos exercícios nasceram dos movimentos originais? 

Dos 34 movimentos do método original resultaram cerca de 500 variações, realizadas com ou sem auxílio de aparelhos. 

A técnica de Pilates consiste em dois tipos de aula:  

Solo (também denominado The Mat) e no Aparelho. O trabalho tanto no solo quanto nos aparelhos (Cadeira, Reformer, Wall, Trapézio) consiste em exercícios para estabilizar pelve, controlar abdome, mobilizar articulações, fortalecer e alongar membros superiores e inferiores. 

Baseando-se em princípios da cultura oriental, sobretudo relacionados às noções de concentração, equilíbrio, percepção, controle corporal e flexibilidade, e da cultura ocidental, destacando a ênfase relativa à força e ao tônus muscular, o Pilates provoca a tentativa do controle mais conscientemente possível dos músculos envolvidos nos movimentos. 

Por meio das técnicas orientais que visam ao relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade, somadas à técnica ocidental, objetivando a ênfase no movimento com força, surgiu então a essência dos princípios do método Pilates. 

O interessante é que a atividade possa ser desenvolvida atendendo às necessidades específicas de cada praticante. Os exercícios são adaptados conforme as condições físicas do praticante, não havendo contraindicações. Há aqueles que podem ser evitados e, outros que se encaixam nas necessidades físicas do praticante. 

A proposta de Joseph Pilates proporciona um amplo benefício para o corpo humano, estimulando a circulação, melhorando a flexibilidade, a amplitude de movimento, ou seja, a postura e o condicionamento do corpo (físico e mental) em geral. 

 

5 FRASES de Joseph Pilates 

 

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ser um novo corpo.” 

“A arte do Pilates prova que a sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim, pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.” 

“Quando todos seus músculos estiverem propriamente desenvolvidos, você realizará com rotina seus exercícios com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.” 

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito. Através do Pilates, você primeiro adquire o controle completo do seu próprio corpo e depois, através da repetição adequada de seus exercícios, você gradual e progressivamente consegue ritmo e coordenação natural em todas suas atividades subconscientes.” 

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” 

 

Joseph Pilates foi um visionário e é até hoje uma fonte de inspiração aos profissionais de Pilates e alunos praticantes do método, por isso deixamos nossa homenagem ao gênio e criador do Método Pilates. 

PUBLICIDADE
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!
Acessórios MetaLife, o seu estúdio mais completo!