Os comandos verbais sempre foram importantes numa aula de Pilates, porém, neste momento onde grande parte dos instrutores de Pilates está ministrando aulas online, essa ferramenta se tornou essencial para o sucesso de uma aula.
Hoje, eu – Marcela Piston – trouxe dicas importantes sobre a comunicação nas aulas de Pilates online. Selecionei 10 dicas de comandos verbais para você, instrutor de Pilates, experimentar no seu dia-a-dia.
10 dicas de comandos verbais
1) Seja praticante de Pilates: quando você se coloca na posição de praticante-aluno você tem a experiência de como construir o exercício e quais os caminhos para chegar até ele. Eu gosto de dizer que nós professores somos guias turísticos do movimento, mas como podemos guiar o caminho a alguém se nunca o percorrermos? Então comece a praticar e perceba a posição inicial e o caminho para chegar até a posição final do exercício, perceba os desafios, as sensações de cada exercício.
2) Conheça bem o seu aluno!! Nós seres humanos aprendemos de diversas formas, observe qual a via de aprendizagem que cada aluno tem preferência: verbal, visual ou cinestésico. Assim você pode facilitar a sua comunicação, acertar nos comandos verbais com ele, e estimular as outras vias aos poucos.
3) Se você fosse se alimentar das suas palavras, você seria nutrida ou envenenada? Essa é uma frase que costuma dizer nas minhas formações de Move Flow. Observe as palavras que você utiliza na condução da sua aula. Elas são positivas, empoderadoras e encorajadoras ou elas são negativas e boicotadoras?
4) Seja direto e preciso! Nesse momento a fala assertiva é fundamental!! Lembre-se: menos é mais!
5) Tenha um vocabulário simples durante seus comandos verbais! Experimente falar usando coisas do senso comum: estica, dobra… Evite muitos detalhes e palavras muito técnicas.
6) Acrescente dicas de imagens e sensações.
Exemplo: respire abrindo as costelas como se tivesse duas bexigas nas suas costelas. Fecha um zíper interno…
7) Olhe e enxergue de verdade o seu aluno! O que quero dizer com isso? Observe os caminhos do corpo do seu aluno e ajuste a sua condução de acordo com as necessidades dele naquele dia. Decorar um roteiro e usar ele de forma igual para todo mundo não funciona!!!!
8) Você é perfeccionista? Então fique atento! Correções o tempo todo podem ser frustrantes e desmotivadoras a alguns alunos. Observe o movimento, perceba o que é mais importante naquele momento e faça apenas uma SUGESTÃO. Experimente deixar o seu aluno se mover mais livremente e aos poucos você vai lapidando o repertório. Claro que se as chances do aluno se machucar forem grandes é melhor mudar o plano! Inclusive repensar se a aula que você organizou é a ideal para ele.
9) Observe quantas vezes em uma aula você fala as seguintes palavras durante seus comando verbais:
- Tente (tentar);
- Difícil e complicado;
- Não.
10) Experimente trocar:
- Tentar por experimentar;
- Difícil/complicado por desafio;
- Não por faça assim ou experimente assim.
Vamos ver alguns exemplos de comandos verbais e possíveis substituições:
Agora vamos fazer um exercício bem difícil! Vamos tentar?
Agora um desafio bem legal para você! Vamos experimentar?
Não tensione os ombros!
Deslize os ombros para baixo!
Não deixe o abdome solto!
Mantenha a conexão do abdome o tempo todo!
Não é assim! Está errado!
Legal, vamos experimentar agora de outro jeito!
Bom, existem muitas frases (comandos verbais) comuns que nós professores de Pilates usamos no dia-a-dia que poderíamos citar. Experimente amanhã perceber quantas vezes você fala uma dessas palavras ou frases! Comece a perceber sua comunicação interna com você mesmo e com seus alunos.
Espero que essas dicas te ajudem!!
Nós vemos na próxima matéria!
Beijinhos Marcela Piston
@marcelapiston
Profissional do movimento, graduada em Educação Física, ex-bailarina, especialista em Pilates e fáscia em movimento. Idealizadora do Pilates Dance, do projeto ensinando a ensinar o método Pilates e treinadora do Move Flow.