Rolamento para cima – Roll up

E aí pilateiros e pilateiras, praticaram muito durante a semana? Hoje a nossa Fisioterapeuta, Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F) vai mostrar o segundo exercício da série “Pratique à moda de Joseph”: o rolamento para cima. Se você não viu o primeiro exercício, clique aqui. Estão prontos para entender um pouco mais sobre o segundo exercício?

As principais modificações desse exercício são sutis, porém muito importantes.

Nas fotos de Joseph, algumas amplitudes de movimento são diferentes. Na foto 1, notem que os braços se elevam somente até a altura das orelhas, as palmas das mãos estão voltadas para dentro e a caixa torácica está na posição neutra. Na foto original, os braços chegam ao solo, as palmas das mãos estão voltadas para frente e a caixa torácica está em extensão – todas essas modificações permitem que o movimento fique biomecanicamente correto e mais confortável para a cintura escapular e coluna torácica.

Outra importante modificação é a amplitude de movimento ao chegar à posição sentada. Na foto 3, notem que a pelve se mantém vertical e a musculatura abdominal ativa. Na foto original, o queixo toca o peito e o tronco vai à frente, o que pode gerar algumas tensões desnecessárias.

marjorie-31

PUBLICIDADE
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo
Five de um UP no seu estúdio
Linha WAVE 2.0 estúdio completo, design exclusivo

Posição inicial: Em decúbito dorsal, pelve e coluna neutras. Pernas estendidas no colchonete, paralelas, tornozelos em dorsiflexão. Braços estendidos acima da cabeça, escápulas estabilizadas (foto 1).

Exercício

Inspire para preparar e eleve os braços ao mesmo tempo (foto 2). Na expiração, faça um leve aceno com a cabeça e flexione a coluna sequencialmente, passando pelo imprint, até a pelve ficar vertical. Mantenha a coluna na posição de curva C (foto 3).

Inspire mantendo a flexão da coluna e inicie o rolamento para trás. Na expiração, continue a articular a coluna sequencialmente para voltar à posição inicial (foto 4).

Agora a Revista Pilates quer saber: você praticou os exercícios originais do Joseph com as modificações sugeridas?

PUBLICIDADE
Linha Infinity 2021 Voe Alto
Linha Infinity 2021 Voe Alto
Five de um UP no seu estúdio

2 COMENTÁRIOS