PERGUNTAS E RESPOSTAS


Posso praticar Pilates em casa?
A prática de Pilates deve ser orientada por um instrutor, que vai acompanhar os movimentos do aluno e cuidar da sua postura e respiração. Alguns exercícios simples podem ser feitos em casa, mas só se você for bem experiente e já tomou a consciência corporal trabalhada pelo Pilates. Se você está iniciando a prática, não se arrisque a fazer sozinho! Os exercícios mal executados podem machucar e provocar lesões.

Quantas vezes por semana devo fazer Pilates?
Os especialistas recomendam uma média de duas a três vezes por semana, ideal para que o corpo ganhe condicionamento. Mas a frequência vai depender do seu objetivo. Diferente da musculação, que necessita de um descanso para responder aos estímulos, o Pilates pode até ser praticado diariamente. Seu instrutor vai determinar o melhor treinamento para o seu perfil.

Pilates aumenta a massa muscular?
O objetivo do Pilates não é a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular. Porém, é possível aumentar a área dos músculos com exercícios de alongamento. O Pilates fortalece e define a musculatura profunda do corpo. Ele trabalha mais com a qualidade e a repetição de movimentos, e menos com o aumento das cargas. Seu corpo fica mais definido e menos inchado, trabalhando vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Pilates emagrece?
O Pilates contribui para o emagrecimento, mas não exerce essa função sozinho. Ele precisa ser combinado com atividades aeróbicas, como a corrida e a caminhada. O emagrecimento também vai depender do seu tipo de corpo, do seu nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. O Pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica. Promove também uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos.

Grávidas podem fazer Pilates?
Podem sim, mas com a liberação do médico. O Pilates é muito recomendado para gestantes por trabalhar os músculos do assoalho pélvico, abdominais, paravertebrais e diafragma, que dão sustentação ao nosso corpo e auxiliam no trabalho de parto. A prática também pode evitar dores nas costas e estimular a circulação. Lembre-se de procurar um instrutor experiente com gestantes, pois para cada mês de gestação existem cuidados na execução dos exercícios.

Pilates melhora a coluna?
O método Pilates é usado pelos educadores físicos e fisioterapeutas em tratamentos de reabilitação postural. Os exercícios alongam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo, melhorando a postura e eventuais dores na coluna. Mas atenção: para os casos de patologia na coluna você deve buscar a orientação de um especialista, antes de fazer qualquer exercício. Antes de começar as aulas, o instrutor deve fazer uma avaliação física para entender seus problemas e limitações, aplicando os exercícios mais adequados.

Pilates é bom para quem tem escoliose?
O Pilates auxilia no tratamento e na prevenção da escoliose, pois estimula os dois lados do corpo igualmente. Ele fortalece, alonga e equilibra o corpo, proporcionando melhor alinhamento da coluna, reduzindo as tensões musculares e as compressões discais. O Pilates trabalha a flexibilidade, isso alivia as dores e previne o agravamento da doença. O tipo de exercício vai depender do grau da sua lesão, da intensidade dos sintomas e da sua capacidade de execução. Não deve haver sobrecarga ou dor durante e depois das aulas.

Quem tem artrite reumatóide pode fazer Pilates?
Primeiro é necessário saber qual o grau de sua artrite reumatóide e também quais são as suas limitações. Seu médico pode lhe recomendar o Pilates para trabalhar o fortalecimento dos músculos, pois ele vai ajudar na sustentação da coluna e melhora da postura. O Pilates também melhora o estresse, a respiração, a flexibilidade e a coordenação motora. Mas é importante que, antes de iniciar qualquer atividade, você procure orientação do seu médico ou fisioterapeuta.

Em quanto tempo vejo os resultados do Pilates?
Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage diferente, uns respondem mais rápido e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da sua alimentação. Mas em média, levando em consideração duas aulas por semana, pode-se observar diferenças a partir da décima aula. Porém, os primeiros resultados nem sempre são estéticos, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.

O que comer antes da aula de Pilates?
Uma alimentação balanceada está diretamente relacionada com um bom rendimento durante a prática do Pilates. É importante consumir carboidratos antes das aulas, pois são alimentos de digestão rápida que fornecem energia para os exercícios. Evite proteínas, que podem causar desconforto intestinal. Antes da aula você deve comer algo leve e em pouca quantidade. O ideal é comer no mínimo duas horas antes alimentos como granola, barra de cereais, pães integrais e frutas secas.

Como montar um estúdio de Pilates?
Um estúdio de Pilates é um negócio como outro qualquer, por isso precisa de planejamento, conhecimento do mercado e muita dedicação. Existem empresas especializadas que podem orientar o cliente na montagem do estúdio, desde o layout da sala ao plano de negócios e à estrutura de gestão. Para saber mais, acesse www.negociopilates.com.br

Pilates é indicado para adolescentes?
O Pilates ajuda o adolescente a encontrar o equilíbrio muscular, dando maior estabilidade, principalmente à coluna, devido ao trabalho do “core” – centro de força que envolve o abdômen, paravertebrais, diafragma e assoalho pélvico. Ele melhora a postura, o equilíbrio, a força muscular, a respiração, entre tantos outros benefícios.

Tem uma dúvida sobre pilates?
Envie para a gente em contato@revistapilates.com.br



138 thoughts on “PERGUNTAS E RESPOSTAS”

  1. Fiz uma aula experimental de peilates solo e adorei, me senti muito bem após o final da aula. Porém estou muito acima do peso, será que posso praticar??

  2. Ola, estou tentando engravidar, e ja faço pilates duas vezes na semana individual, gostaria de saber se existe algum problema? pois ate descobrir a gravidez estarei ja em torno de um mes de gravidez. mesmo que em seguida eu pare os exercicios, Sera que o pilates prejudicara a gravidez neste primeiro mes?
    Obrigada

  3. Amo vcs com todas essas informações. Não canso de retuitar no twitter da Folha.E já publiquei com devido crédito materiais que vcs disponibilizaram nesse site maravilhoso.
    Fui uma das primeiras alunas de Pilates da Clinica Equilíbrio em Piraju onde estão 3 fisioterapeutas, duas delas especializadas em Pilates.O Pilates trouxe só coisas boas para minha saúde mental e fisica. No momento estou elaborando um projeto para manter uma coluna fixa na Folha de Piraju e agradeço que vcs estão nos seguindo.
    Abraços e continuem divulgando o Pilates.

  4. Esqueci de dizer que sou jornalista e há 24 anos editora responsável pela Folha de Piraju que comemora 45 anos de circulação em 2010 e que atua nas regiões de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Avaré,Timburi e mais umas doze pequenas cidades nessas regiões.Mais uma vez parabéns pelo trabalho de vcs.

  5. Boa tarde galera…
    Primeiro quero parabenizar á excelente divulgação do método pilates, pois os leitores tem sede de informação, já que esta “modalidade” é insubistituivel quando se pensa em qualidade de vida !!!
    Entretanto em uma das perguntas sobre emagrecimento, há um equívoco na resposta quanto a classificação metabólica da “modalidade”. Na verdade a aula de pilates é sim aeróbica, porém é considerada aciclica do ponto de vista motor, diferentemente da corrida, ciclismo, natação entre outras que são consideradas contínuas ciclicas.
    O pilates desafia o corpo em varios aspectos como: Equilíbrio, resistência, coordenação, flexibilidade, propriocepção …
    Quando são realizados exercícios que nos desafiam demais sobre a capacidade FORÇA, é dificil realizar mais que 5, 6 repetições, nesse momento entramos com maior predominância no metabolismo anaeróbico, onde a frequência cardíaca sobre muito e a fatigabilidade é aumentada, esgotando-se as possibilidade de continuação daquele específico movimento, mas resumindo as aulas avançadas normalmente tem momentos anaeróbicos que são determinantes, todavia a predominacia da aula é aeróbica.
    Peço desculpas pela invasão, pois como trabalho e acredito muito no método pilates, é interessante que os leitores saibam mais profundamente sobre esse aspecto.
    Abraços
    Davi
    Professor de pilates
    Especialista em treinamento desportivo.

  6. Comecei a fazer aulas de Pilates a uma semana, achei incrivel…os movimentos que a gente vendo parece muito fácil na patrica é muito dificil, e é muito legal quando começamos a nos superar…Depois da primeira aula você já começa se policiar na postura, na respiração. Eu recomendo pra todos fazer essa aula, seu corpo e mente agradecem. Bjos Denise

  7. QUERO PRIMEIRAMENTE AGRADECER PELOS ESCLARECIMENTOS. FOI DIAGNOSTICADO NUM EXAME RADIOLÓGICO QUE ESTOU COM OSTEÓFITO NA 5° e 6° VÉRTEBRAS DA MINHA SERVICAL E SITO MUITAS DORES. POSSO PRATICAR PILATES APÓS OU ANTES DO TRABALHO?

  8. Pratico Pilates ha 8 meses. Posso dizer que foi uma mudança de 360 graus em minha vida. Faço 2x semana. Antes da prática, sentia muitas dores na cervical, lombar e pescoço( fruto de academia).Descubri ume tinha lordose e escoliose funcional, que uma perna era mais curta do que a outra e o ortopedista me orientou a usar palmilha. Fiz algumas sessões de rpg, melhorou, mas depois do pilates a minha vida mudou. As dores na coluna diminuiram muito. Há dias em que até acordo sem.Voltei a usar salto alto (dia sim dia não).Não tenho mais dores no pescoço. E o meu corpo está ficando lindo, definido e durinho. O meu quadril que era mais elevado no lado esquerdo está mais alinhado e enfim pretendo fazer pilates pelo resto da vida.

  9. Esqueci de dizer que o meu andar está mais firme (pois pisava torto), respiração e postura melhoraram muito, stress diminuiu e emagreci, pois dependendo do exercicio suo muito. Bjs

  10. Adorei a matéria sobre Pilates. Consegui tirar todas as minhas dúvidas e a importância / benefícios de fazer Pilates.
    Parabéns!!

  11. Começo amanhã aulas de pilates. Quero saber se há alguma restrição em associar musculação ( 2x semana ) com pilates tbm duas vezes por semana.
    OBS. 2ª e 5ª musculação,3ª e sábado pilates. Obrigada.

  12. TROQUEI AMUSCULAÇÃO POR PILATES E ESTOU ADORANDO,SEM CONTAR QUE TEM UM PROFISSIONAL DE OLHO NA GENTE.

    SILVANA RAMIRO

  13. Fiz minha profissao de pilates fora do Br.O Pilates transformou minha vida,aumentou minha consc corporal,tonificou meu corpo e o que mais eu gostei fez com que eu superasse desafios como instrutora.Sinto-me mais forte nao apenas fisicamnete,mas com o mental e emoceos mais controladas.O Pilates me ofereceu um plus ja nao enconrei isso no yoga que perticava anos e nao via resultados e nem sentia

  14. rose ano tem problema eu estou acima do peso também e comecei a praticar e ótimo e o bom e que voce não faz muito esforço e ve que o músculo esta sendo trabalhado ainda masi como estou com excesso de peso não tem perigo de ficar com uma lesão . espero ter ajudado

  15. Estou começando Pilates agora e nas primeiras aulas já pude perceber a diferença positiva que ele me proporciona. Detesto fazer musculação e malhação e o Pilates é de fato uma alternativa para pessoas que como eu não suportam o agito de academia. Estou adorando.
    Bjs.

  16. Eu pratiquei Judô durante muito tempo e amo esse esporte fantástico, porém depois de que a idade avançou um pouco fiquei sentindo um pouco de dificuldade devido a lesões sofridas nos joelhos. Para não ficar parado, comecei a praticar Pilates e no início até achei que não conseguiria pois em alguns exercícios tinha que dobrar os joelhos, coisa que para mim já era um tanto difícil, porém depois de 12 aulas já me sinto muito bem com meus músculos bastante revigorados e minhas articulações sem dores durante e após os exercícios. Eu recomendo a prática de Pilates para pessoas de todas as idades e se fosse possível para quem pratica Judô pois evitaria muitas lesões e com certeza facililtaria as técnicas usadas nessa maravilhosa arte. Obrigado!!

  17. GOSTARIA DE SABER SE COM A PRATICA DO PILATES TEM RISCOS DO AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL DEVIDO AOS MOVIMENTOS EXECUTADOS, OU SE PODE SIM DESENVOLVER UM AUMENTO DA MESMA SO COM A PRATICA DO ESPORTE COMO RELATOU UM PRATICANTE DO MESMO NESTA PAGINA. A QUAL LI E FIQUEI PREOCUPA, POIS ESTOU PRESTES A INICIAR AS AULAS. TENHO MEDO DA PRESSÃO ARTERIAL SUBIR, POIS JA SOFRO DE ESTRESS E ANSIEDADE.

  18. já faço pilates a 8 meses e agora preciso fazer um exercício aeróbico, gostaria de saber se faço rpimeiro o pilates ou aeróbico?
    desde já agradeço e aguardo resposta

    Jaci Velasco

  19. Faço pilates há um ano. Tenho obtido benéficos resultados na minha coluna e tb na epicondilite.

  20. Ola,adorei a pagina de vocês! Trabalho dando aula de Pilates,acabo de voltar pro Brasil e estou montando meu STUDIO.
    Para mim o método é perfeito, as pessoas notam a diferença nao só no trabalho de uma consciência corporal,mais também na melhoria da auto estima.O aluno chega de um jeito e sai de outro após uma sessao bem trabalhada. Aprender a respirar é essencial para nosso bem estar fisico e mental.
    Convido a todos a experimentar PILATES.

  21. Gostaria de saber se quem já retirou líquido o joelho pode estar fazendo o Pilates ou não é favorável já que este problema eu tive recentemente ?

  22. Há 10 meses atrás tive trombose venosa profunda na perna esquerda e fiquei muito debilitada, procurei o Pilates quando tive autorização do médico para voltar as atividades, a minha recuperação foi incrível! Não demorou para que eu recuperasse minha flexibilidade e resistência, infelizmente fiquei com a circulação da perna deficiente, mas fazendo pilates 3x por semana me sinto cada dia melhor, além das dores na lombar e joelho terem sumido. Além do Pilates 3x por semana eu nado 2x na semana e meu treino na piscina melhorou, pois meu braço está mais alongado e eu sinto que o movimento flui melhor. Só tenho a agradecer ao Joseph Pilates!

  23. Boa tarde,
    Estou fazendo pilates há 4 meses e ainda não percebi resultados. O que pode estar acontecendo?
    Faço caminhada de 1 hora 5 vezes na semana e tenho uma dieta equilibrada. Não quero apenas perder peso, quero enrijecer meus musculos, pois sou muito flacida.

  24. Eu faço Pilates a Hum ano estou me sentindo muito bem,Pilates é tudo de bom faço com uma profissional,no caso com uma fisioterapeuta.

  25. Olá!
    Tenho bruxismo há quase 20 anos e esta semana dois dentistas me sugeriram aulas de Pilates como forma de amenizar a tensão no pescoço e na cervical.Eles estão certos?

  26. Gostaria de saber se quem ja fez a cirurgia e tem 4 pinos na região lombar,é recomendável fazer o pilates ??

  27. Olá Pessoal?

    Estou encantada com o site de vocês, tirei muitas dúvidas, vou começar a fazer aulas de Pilates em fevereiro, estou impolgadíssima. Mas eu gostaria de saber o seguinte: O meu pai teve trombose e infelizmente devido há isso ocorreu uma embolia pulmonar que infelizmente deixou sequelas como: cansaço, ele não consegue caminhar rápido e fazer qualquer movimento que exige muito do seu corpo. Gostaria de saber se ele pode fazer Pilates, acho que talves exista movimentos dentro desta modalidade que possa ajudá-lo. Poderiam me ajudar a descobrir algo para melhorar a respiração dele? Resumindo, ele pode fazer Pilates? O que vocês me sugeriam?
    Abraços…

  28. Eu tirei todas minhas duvidas sobre pilates, vou me matricular numa clinica para eu fazer pelo menos duas vezes por semana, para eu melhorar minha respiração e alongar o meu corpo, para ficar bem fina e elegante.

  29. comecei a fazer pilates, faço 2x por semana e estou adorando, saio da aula zen, sem stress, sem contar que são poucas pessoas e não tem o agito da academia…

  30. Aula de Pilates é tudo de bom! Gostaria de saber se é indicado para espondilite anquilosante.

  31. Gostaria de saber os beneficios do pilates em pre operatorios de cirurgias plasticas.

  32. Maria Isabel Frederice, é sim e é uma das poucas coisas que pode devolver a flexibilidade do corpo às pessoas que sofrem dessa doença.

  33. Sempre leio reportagens falando dos benefícios do Pilates para o corpo, inclusive para definição muscular e do abdomem principalmente. Isso me motivou a procurar pela atividade, pois frequento academia a alguns anos e queria dar um tempo praticando outra atividade física.
    Mas observei que muitos professores de Pilates, exceto os de educação físíca que praticam ou já praticaram musculação, os demais não tem o corpo definido, durinho, pelo contrário alguns são gordinhos e os magrinhos que conheço não tem definição alguma no corpo. Por que isso acontece? confesso que fiquei desestimulada em iniciar a atividade. Posso trocar a musculação e o sppining pelo Pilates e manter um corpo definido? não estou falando de hipertrofia, mas sim de definição, musculos definidos e aparentes.

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