O que é Pilates? Descubra tudo sobre o Método

O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.

Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Os seis princípios do Pilates

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Todo o Método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente sendo eles: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

Centro da Força: também pode ser conhecido como “Power House”, casa de força ou simplesmente centro.

É um conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.

Quando você realiza o fortalecimento desta musculatura, você proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Os músculos que ganham esta fortificação são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril.

Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.

Concentração: conforme dito pelo criador do Pilates, Joseph Pilates, É a mente que guia o corpo, por isso, é importante dar atenção e importância de todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

Desta forma, quando você utiliza a concentração, sua mente transforma um pensamento em movimento, realizando os movimentos do Método de forma eficaz para o corpo.

Controle: este princípio é o melhor recrutamento para obter uma musculatura desejada, pois a partir do momento em que você possui controle, seu corpo garante um padrão suave e harmônico de movimento.

Além disso, o aprendizado motor dos movimentos (controle), também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.

Fluidez: este princípio é responsável por ajudar na leveza dos movimentos, permitindo a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.

Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Precisão: este princípio diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

Respiração: a respiração deve ser sempre coordenada com o movimento para que os movimentos possam trazer todos os benefícios proposto pelo Método.

Quando você trabalha a respiração no Método Pilates, a expiração deve ser forçada e a inspiração deve ser o mais natural possível.

Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos).

A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.

A inspiração deve ser enfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar.

Este é o principal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação.

Além disso, a respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

Sendo assim, podemos dizer que o Pilates é um Método composto por movimentos que trazem diversos benefícios para o ser humano, independentemente da fase de vida em que ela está passando.

A História do Pilates

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Joseph Pilates, criador do Método, foi filho de um ginasta premiado e de uma naturopata (ela fazia e recomendava o uso apenas de remédios naturais extraídos de ervas, pois para ela eram muito mais eficiente do que uma cirurgia por exemplo)

Ele, foi uma criança muito doente pois sofria de diversos problemas de saúde como Asma, raquitismo (deficiência de vitamina D) e febre reumática.

Por possuir uma grande influência filosófica de seus pais, Joseph passou a se dedicar praticando técnicas respiratórias que te ajudavam com o problema da Asma.

Joseph acreditava que a sua má postura e a sua respiração ineficiente eram as causas dos seus problemas de saúde. Por isso, além de trabalhar a sua respiração, e passou a se exercitar ao ar livre.

Por volta dos 14 anos, Joseph passou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa, entre outros. Com isso Joseph Pilates descobriu e estudou diversos tipos de atividades físicas diferentes como a musculação, a Yoga, o boxe, mergulho, kung fu e a ginástica.

Foi então que Joseph Pilates teve a ideia de criar o Método Pilates para ajudar pacientes que tinham o mesmo problema que ele.

Porém, Joseph começou a utilizar os movimentos do Pilates para ajudar as outra pessoas somente a partir de 1914 durante a primeira Guerra Mundial, quando o mesmo foi preso e enviado para um campo de concentração localizado na Ilha de Man.

A partir deste momento, Joseph Pilates passou a usar os seus estudos em prática utilizando molas de cama para realizar exercícios reabilitando os outros presos que se encontravam no campo de concentração, até mesmo os mais debilitados.

Conforme os seus pacientes melhoravam, ele aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade, trabalhando não só com seus corpos, mas também suas mentes através do controle da respiração.

Com isso, Joseph Pilates passou a desenvolver o seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de “Contrologia”, baseando-se no controle da mente sobre os músculos.

Estima-se que todos os presos que praticaram os exercícios propostos por Joseph permaneceram saudáveis até o final de suas sentenças, mesmo após uma grande epidemia de doenças que se manifestou naquela época.

E assim o Método Pilates passou a ser uma das atividades físicas mais procuradas pelas pessoas para fortificar, reabilitar e condicionar o corpo em diversos momentos do cotidiano.

 Quais os benefícios do Pilates?

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Quando você pratica Pilates, seu corpo e mente garantem diversos benefícios sendo alguns deles:

  • Alonga o corpo todo;
  • Tonifica e defini a musculatura sem exageros;
  • Melhora a postura;
  • Tonifica a musculatura profunda do abdômen;
  • Trabalha a percepção do corpo e da mente;
  • Previne e recupera lesões;
  • Reduz o estresse e alivia as tensões;
  • Deixa a coluna mais forte e flexível;
  • Melhora a área de movimento das articulações;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
  • Corrigi sobrecargas e alinhar os músculos;
  • Melhorar a mobilidade e a agilidade;
  • Complementa o seu treino esportivo;
  • Melhora a boa forma do corpo;
  • Aumenta a alto-estima;
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa;
  • Colabora com uma boa noite de sono;
  • Ajuda no tratamento de diversas patologias;
  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Elimina as toxinas do corpo;
  • Expande a consciência corporal;
  • Ajuda no controle do peso.

Por garantir tantos benefícios, o Pilates pode ser praticado por todas as pessoas, sendo elas crianças, idosos, gestante e pessoas com deficiência física.

As diferenças entre o Pilates solo e o Pilates em aparelhos

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Ao praticar Pilates, o ser humano pode optar por duas formas do Método sendo elas o Pilates Solo ou o Pilates em Aparelhos:

Pilates Solo

Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios no momento em que for realizar os movimentos.

O Pilates Solo, por ser praticado sem a ajuda de aparelhos, oferecem uma maior variedade de desafios ao método.

No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório.

Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada aluno e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades.

Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.

O Mat Pilates é considerado um exercício que exige maior esforço do praticante sendo necessário força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal, porém, não significa que será difícil para todos, basta um pouco de treino e com o tempo o corpo assume novas formas e os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados.

O Pilates Solo caracteriza-se também pelo uso de acessórios auxiliares para a sua realização, como o Magic Circle, Meia Lua, Banda Elástica, Rolo de Espuma e Bola.

Pilates em aparelhos

O Pilates em aparelho é caracterizado pela realização dos movimentos com a ajdua de aparelhos.

Os exercícios de Pilates realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo.

A intensidade dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos é fornecida através das molas que são classificadas através de cores diferentes que se classificam em preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

estrutura básica dos aparelhos de Pilates é composta por essas molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: podendo reduzir o esforço que o praticante tem que fazer (facilitando o movimento) ou carregando parte do peso que você deveria estar puxando ou como uma resistência (dificultando o movimento).

A escolha de como usar essas molas irá depender dos seus objetivos, dando a possibilidade de facilitar ou dificultar o movimento.

Os aparelhos mais importantes desenvolvidos por Joseph Pilates usados em Studio são: Universal Reformer, Cadillac, Chair e Barrel.

Curiosidades sobre o Pilates

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Quando o indivíduo começa a praticar Pilates, surgem diversas dúvidas sobre o Método, até porque todos querem resultados praticando o Método.

Sendo assim, confira agora as principais curiosidades que uma pessoa tem ao praticar Pilates?

Pilates emagrece?

Sim! Por mais que esse não seja o foco principal do Método Pilates, os seus exercícios podem ajudar sim na perda de peso.

Isso acontece, pois, os movimentos do Pilates tonificam o corpo estabilizando as articulações e reeducando os movimentos como um todo.

Além disso, quando você pratica Pilates, todo o seu corpo fica em movimento que automaticamente ajudam na queima calórica, desta forma ajudando no emagrecimento.

Sendo assim, o Pilates emagrece sim!

Posso praticar Pilates para complementar outros esportes?

Com toda certeza! Quando você pratica Pilates o seu corpo ganha um melhor condicionamento físico que te ajuda no momento de realizar outras atividades físicas.

Esta complementação ocorre de maneira progressiva, onde o Pilates atua com o objetivo de ajudar na disposição e na melhora da respiração para o corpo estar mais disposto no momento em que você for realizar outros esportes.

O Pilates ajuda na reabilitação?

O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates e usado com o intuito de tratar os pacientes que se encontravam debilitados no campo de concentração.

Desta forma, Joseph utilizou seu estudo sobre o corpo para criar movimentos que ajudassem esses pacientes a reabilitar-se.

Sendo assim, o Pilates é um grande colaborador para ajudar no tratamento de diversas patologias sendo elas corporais ou mentais, reabilitando o indivíduo.

Praticar Pilates é o mesmo que praticar Yoga?

Não! Apesar de serem Métodos aparentemente iguais, o Pilates não possui a mesma finalidade que o Yoga.

Primeiramente, a principal diferença das duas práticas é o fato da essência de cada um. Ou seja, O Yoga é mais como uma filosofia de vida, que aparece em diversas áreas para mudar seu estilo de vida interior e exterior.

Já o Pilates, apesar de ser um Método também pensado na mudança de estilo de vida, busca ajudar prioritariamente a sua saúde física, o fortalecimento e alongamento do corpo. E apesar da busca para união do corpo e mente ser importante, não é a prioridade que nem o Yoga.

Podemos dizer que o Método Pilates é uma terapia para o corpo e o Yoga terapia para mente e espírito.

Quanto tempo leva para alcançar os resultados desejados no Pilates?

Embora cada um trabalhe com um objetivo diferente no Pilates, o ganho na qualidade de vida é evidente para todos.

O tempo de prática, a frequência e o modo que você executa os exercícios são os fatores que mais influenciam nos resultados. E não podemos esquecer de citar a alimentação também. Por isso é muito importante manter o acompanhamento de uma nutricionista ao longo do processo.

O Pilates ajuda a perder peso, sim. Mas ele sozinho não pode fazer isso. Se você somar Pilates aos aeróbicos, e combiná-los com uma dieta bem equilibrada, aí sim você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes.

Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazos. Por esse motivo, você deve manter-se comprometido para conquistar os resultados esperados.

Conclusão

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O Pilates é um Método bem antigo que ganhou o seu espaço entre as pessoas por garantir diversos benefícios aos que praticam.

Desta forma, ele pode ser considerado como um grande influenciador para melhorias do corpo e da mente em diversas fases diferentes do indivíduo, sendo ela reabilitação ou melhora do condicionamento físico.

Agora que você já entendeu o que é o Pilates, corra para o Stúdio mais próximo e pratique o Método, sua saúde com certeza irá agradecer!

107 thoughts on “O que é Pilates? Descubra tudo sobre o Método”

  1. Fiquei extremamente feliz qd me deparei com o vosso site depois de uma pesquisa na net…
    parabens pela revista….

  2. è muito interessante tanto para aqueles que trabalham com pilates como para aqueles que nao conhecem o método uma revista atualizada. vcs estão de parabens

  3. Gostaria de estar sempre por dentro de todas as novidades e nada melhor que esta revista que vcs fizeram.Parabéns e mandem sempre notícias.Bjs

  4. Parabens pela revista, estava a procura de alguns artigos, e encontrei o revista pilates, achei excelente, pois abri um estudio na minha cidade e muitas informações repasso para os meus alunos.
    abraços…

  5. Parabéns pela revista!!! Estava procurando informações sobre Pilates, e nesse site encontrei todas as informações q eu estava procurando. Estou pensando em começar a praticar esse método. Pois ele parece ser muito eficiente.
    Obrigada, Bjos

  6. Bom dia, gostaria de parabeniza-los por mais esta forma de divulgação, pois, é disso que precisamos para divulgar cada vez mais o pilates. Um forte abraço, Jamil / Recife-PE

  7. Olá! como fiquei feliz por ter oportunidade de ler tantas novidades sobre pilates, sua revista é realmente diferênte,maravilhosa e totalmente instrutiva, sempre visitarei essa pagina, pois só terá o que me acrescentar, fuico muito feliz quando faço faço uma leitura produtiva.
    Obrigada.

  8. Olá!
    Nossa, parabéns mesmo!!!
    Era tudo o que eu estava procurando!!

    Obrigada!

  9. Parabéns,
    Esta revista é de muita importância para todos , especialmente para os profissionais da área!
    PARABÉNS!!!!

  10. A idéia da revista realmente é sensacional, fiquei feliz em saber que temos um espaço para discutirmos idéias e mantermos informados sobre o universo do pilates.
    PARABÉNS!

  11. olá, tenho hernia de disco entre L-5 e S-1 e hiperlordose. Gostaria de saber qual o melhor exrcício a fazer para melhorar a postura e fortalecer a musculatura para compensar a coluna. como não gosto de musculação, tenho dúvida entre a yoga e o pilates. Qual a diferença entre as duas e qual seria para mim, o mais indicado?
    desde já agradeço.
    Fabiana

  12. É muito interessante, que tenhamos uma revista falando sobre pilates, pois o método tem muito o que nos oferecer. Gostaria de estar sempre informada.
    obrigada!

    Charlene

  13. Está revista é era tudo que faltava para nos professores e alunos tambem.
    Parabens

  14. Achei a revista que estava procurando!!! Uma maneira também de trocarmos informaçòes e estarmos, como profissionais do ramo, bem informados.

    Parabéns aos responsáveis.

    Thereza

  15. Gostaria de pedir a vcs da resvista que se tiverem alguma referências bibliográficas de Pilates que tenha correlação do método com a função pulmonar, por favor me enviem .
    Muito obrigada,

    Sheila.

  16. sou fisioterapêuta, já estou vasculhando a internet a muito tempo, procurando algo sobre pilates mais objetivo,e em poucos dias começei a fazer comparações sobre a revista pilates e percebi que em termos de objetividade ainda não encontrei outra igual, a qualidade de seus artigos , vídeos etc estão ótimas, fico muito feliz pelo conhecimento distribuído, pois fazemos os cursos de pilates de maneira rápida e nem sempre temos informações precisas de quem já está capacitado.
    obrigada.

  17. Vocês estão de parabéns pela revista.
    Essa revista é tudo que sempre procurei.
    Obrigada!!!!!

  18. parabens essa revista é maravilhosa,esclarece muitas duvidas tanto dos professores quanto das pessoas que desejam mas informaçao sobre o pilates.obrigado!!!!!!!!

  19. oi, estou fazendo meu tcc sobre pilates,e estou tendo dificuldades de encontrar artigos sobre obesos praticando o método… se vcs puderem me ajudar??….. fico muito grato!!!

    obrigado, diogo do carmo de souza

  20. Já faz um tempinho que eu venho acompanhando as matérias de vocês pelo site, e a cada dia me surpreendo com a capacidade de inovar e envolver a nós instrutores que precisamos sempre de informações e novidades, Parabéns pela iniciativa e espero poder sempre contar com vocês, Obrigada.

  21. Eu dou aulas de ginastica e dança fazem 20 anos foi quando tive que passar pela supervisão do cref fiz o curso sou cadastrada fazem 5 anos ou seja no tota fazem 25 anos.Gostaria de saber se como provisionada posso dar aula de pilates com acessórios.Lembrando que nesses 25 anos tenho já duas gerações fazendo aula comigo,e me sinto feliz pela qualidade de vida que proporcionei ao longo desses anos.

  22. Oláa gostaria de saber se a revista é gratuita,se não for quanto é a assinatura?Obrigada!

  23. Sou entusiasmado demais com o Pilates e desejo obter cursos on-line como também livros best sellers tudo que somar para que eu fique craque no assunto pois desejo dar palestra sobre Pilates mesmo não sendo da área apenas pratico pilates duas vezes por semana na academia Hi fit gostaria de ter acesso ao conteúdo desta importante revista e mande-me mais dicas sobre videos etc em nome de Jesus eu serei vitorioso e se Deus quiser eu ainda apesar de 59 anos e completo 60 em abril pretendo ainda fazer fisioterapia e me especializaar em pilates

  24. Trabalho com Pilates a um ano e dois meses sou apaixonada pelo método o qual é minha unica fonte de renda, conquistar a confiança dos alunos fica muito mais fácil qdo vc abre uma oportunidade de uma aula demostrativa, o qual nela vc pode vender seu produto… no caso o pilates, estou crescendo pouco a pouco e muito feliz por estar trabalhando em algo que me da prazer e que me realiza e ao fazer uma pesquisa descobri esta revista que tenho ceteza que vai me ajudar e muito.. estão de parabéns!!! sucesso a vcs e a todos os pilateiros de plantão rssrrs..

  25. olá pessoal, estou no ultimo ano de Educaçõa Física, e meu TCC é sobre Pilates. Estou fazendo um estudo de caso com um obeso/asmático, e fiz alguns testes como: espirometria, ergoespirometria, DXA e exames de sangue (Mais parte hormonal, e LDl, HDL…Etc…) E encontrei dificuldade de encontrar alguma literatura que fale sobre beneficios respiratórios causados pelo Pilates!!! Vcs poderiam me ajudar??? Obrigado, Diogo do Carmo de Souza 99705488

  26. Olá pessoal!!!! Quero primeiramente agradecer o artigo que vcs me enviaram… foi muito ùtil!!! Gostaria de saber como q é o processo para anunciarmos a marca na revista??tenho um amigo que já possui sua marca registrada… tres studio… e ja faz um otimo trabalho aqui em curitiba!!!! gostariamos de fazer uma parceria com vcs!!!!

    Obrigado, Diogo

  27. Primeiramente gostaria de parabenizar a Revista Pilates, pela oferta de informações plausíveis a respeito desse assunto que vem inovando a prática de educadores físicos como eu, e também a prática de colegas fisioterapeutas. Gostaria de estar entrando em contato com artigos que tratam o Pilates como uma forma de tratamento para a obesidade ou possíveis danos do sistema locomotor, circulatório, enfim tudo que os senhores puderem oferecer como suporte ou encaminhamento. Angélica/Maringá

  28. Cadastrei meu email já faz algum tempo e ainda não recebi nenhuma notícia da Revista de vcs.
    Aguardo retorno.
    Obrigada,
    Catia.

  29. Olá… primeiramente queria parabenizar pela revista!!os artigos são otimos e muito rico em informações.
    Só estou sentindo falta da exposição de alguns novos exercicios que vocês sempre faziam!
    Obrigada pela atenção.

  30. Estou praticando aulas de pilates está muito interessante. Estava a procura de alguma atividade física, mas sem grandes esforços nem suor. Está muito bom, quero conhecer mais sobre este assunto.

  31. Olá equipe metalife pilates, gostaria de saber como receber as publicações da revista pilates, o que fazer para me tornar assinante. Tenho um studio com aparelhos metalife e estou muito satisfeito.
    Espero retorno e de antemão agradeço.

    Prof.Esp: Jeferson Sathler

  32. Oi, gostaria de receber email e também informações de como assimar a revista,……….
    Obrigada e parabéns pelas materias editadas,…..abraços.

  33. Bom dia a todos! Gostaria de saber informações sobre pilates para crianças. Se alguém trabalhar com isso ou souber onde posso encontrar algo sobre, por favor me repassem. Obrigado!!!

  34. Gostei muito do trabalho de vocês estão de parabéns.
    Sou fisioterapeuta e trabalho na área, mas sinto uma certa dificuldade em achar estudos e artigos falando um pouco do pilates associado ao fitness se tiver algo sobre gostaria de receber…
    mas uma vez parabéns ao site

  35. Adoro pilates, pratico 3 vezes por semana, se tivesse mais tempo faria todos os dias. Tem me ajudado muito na correção da minha postura, e definição dos músculos, principamente braços, pernas e abdômen.

  36. Comecei a fazer aulas de Pilates 2vezes por semana e me sinto ótima.Leio tdo sobre essa técnica e acredito que realmente ajuda meu corpo. Parabéns.

  37. COMO FAÇO PARA ASSINAR ESTA REVISTA? OUTRA COISA, GOSTARIA QUE VCS PUBLICASSEM ALGO MAIS CLARO SOBRE A RESPIRAÇÃO NO PILATES, UM VÍDEO QUE NOS EXPLICASSE PASSO A PASSO, POIS NA TEORIA É FÁCIL, MÁS NA PRÁTICA NÃO CONSIGO

  38. Olá, sou fisioterapeuta e instrutora de pilates, e gostaria de saber como faço para ter acesso as edições da resvista, pois tem muitas matérias que me interessarão, como a de gestante, sobre as patologias e outras.
    Por favor me mandem uma resposta pois gostaria muito de ter acesso as edições da revista.

    Grata

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