Joseph Pilates

Pilates é saúde!A história do Pilates começa em 1883, com o nascimento do nosso guru do exercício, o criador do método Joseph H. Pilates. Ele nasceu em 9 de dezembro, numa cidadezinha perto de Dusseldorf, Alemanha.

Seu pai era um premiado ginasta de descendência grega. Sua mãe era uma naturopata, que acreditava no estímulo ao corpo para a autocura, sem medicamentos ou cirurgias, preferindo usar remédios naturais como ervas e alimentos. Algumas literaturas apontam o nascimento de Joseph em 1880, pois o registro de crianças naquela época demorava alguns dias.

A filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai foram as grandes influências de Pilates para suas ideias. Pilates foi uma criança doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Ele decidiu superar suas desvantagens físicas e dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força. Pilates passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde. Se focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção.

Na adolescência, Joe começou a estudar e aprofundar seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Por volta dos 14 anos, ele possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia. Pilates adorava esquiar e estar ao ar livre. Praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica. As atividades influenciaram na técnica de Pilates, como o Long Stretch e o Up Stretch no Reformer, semelhantes a posições da ioga, exercícios de socos inspirados nas artes marciais e movimentos na Chair, similares à ginástica olímpica. O movimento natural dos animais também inspirou Pilates, a exemplo do Cat Stretch no Cadillac.

MOMENTO PIPOCA: confira abaixo uma história animada de Joseph Pilates e o surgimento do método:

COMO SURGIRAM OS EQUIPAMENTOS DE PILATES

Em 1912, Joseph Pilates se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres. Dois anos depois, em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, Joe foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas.

Foi aí que o método começou a ganhar forma. Pilates foi levado para o campo de concentração da ilha de Man, onde começou a desenvolver intensamente o seu conceito de exercícios, que chamou de “contrologia”.

Contrologia: um método de exercícios

Joseph chamou seu método de exercícios de contrologia, baseado no controle da mente sobre os músculos

Apesar das precárias condições de saúde, Joseph insistia para que todos participassem das rotinas diárias de exercícios, para manter o bem-estar físico e mental. Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma.

Mesmo assim, alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph não se contentou em deixar seus companheiros inativos e improvisou, tirando as molas dos colchões e prendendo na cabeceira das macas, para que eles também pudessem se exercitar. Nem as cadeiras de rodas fugiram das adaptações de Joseph. Assim surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas, como o Cadillac e o Reformer.

Os primeiros aparelhos

Durante a primeira Guerra, improvisou com as molas das macas, dando origem aos primeiros aparelhos

Depois da guerra, Pilates voltou para a Alemanha e colaborou com especialistas importantes na dança e nos exercícios físicos, como Rudolf Laban. Em Hamburgo, lutou boxe quando ainda era uma prática ilegal. Aparecendo constantemente na mídia, foi convidado a treinar os policiais de Berlin e mais para frente foi pressionado a treinar membros do exército alemão. Joseph deixou a Alemanha em 1926, decepcionado com a situação política e social de seu país. Ele imigrou para os Estados Unidos, abandonando de vez o boxe.

O CASAL DE NEGÓCIOS

Na viagem para os Estados Unidos, no navio Westhpalia, conheceu sua futura esposa, a jovem enfermeira Anna Clara Zuener. Esta foi a terceira esposa de Joseph. A primeira faleceu em 1913, lhe deixando uma filha – Helene. Teve um relacionamento curto com a segunda mulher, Elfriede, até ser levado como prisioneiro na primeira Guerra Mundial.

O casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque, por volta de 1929. O espaço ficava na Oitava Avenida, em um prédio cheio de artistas e próximo de vários estúdios de dança. Isso permitiu que renomados coreógrafos e dançarinos descobrissem o método de Joseph, como George Balantine e Martha Graham.

Joseph e Clara foram naturalizados em solo americano em 1933. Em seguida, ele publicou seu primeiro livro sobre o método de exercícios que inventou. “Your Health: A Corrective System of Exercising That Revolutionizes the Entire Field of Physical Education”. O segundo livro, Return to Life Through Contrology, foi lançado em 1945.

A proximidade com o mundo da dança tornou o método Pilates famoso entre os bailarinos e atores de Nova Iorque, que buscavam desenvolver força e postura, além de usar os exercícios para a reabilitação. Os exercícios de Pilates têm muitas referências ao balé clássico, como os alongamentos no Barrel e no Cadillac.

Os clientes de Joseph

Os primeiros clientes de Pilates foram artistas e bailarinos, que inspiraram a criação do seu repertório

A popularidade só aumentava, e na década de 60 o estúdio começou a ser conhecido também fora de Nova Iorque. Joseph e Clara ensinaram e supervisionaram seus alunos ativamente até esse período. O método que chamaram originalmente de “contrologia” ensina que a mente deve controlar os músculos. Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. A técnica de Pilates promove a consciência da respiração e da postura.

Respiração e postura

Exercícios focados no centro do corpo ensinam a controlar respiração e postura

O LEGADO DE JOSEPH PILATES

Joseph Pilates manteve seu corpo em forma durante toda a vida, com um excelente físico mesmo na idade avançada. Suas fotos comprovam os resultados dos exercícios e do seu estilo de vida saudável. Conta-se que era um instrutor muito rígido e comprometido com sua filosofia.

Ao longo da sua carreira de 38 anos, ele ensinou mais de dois mil alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores, membros da realeza e da alta sociedade de Nova Iorque.

Ele morreu aos 83 anos de idade, em 1967, em Nova Iorque. A causa de sua morte nunca foi confirmada. Alguns dizem que ele faleceu após um incêndio no seu estúdio, outros afirmam que teve complicações respiratórias, agravadas pelos cigarros e charutos que fumava. Outros ainda acreditam que foi por causa da idade avançada.

Apesar de Joseph e Clara não terem tido filhos, seu legado e as técnicas de exercícios foram preservados por seus seguidores, responsáveis por difundir o método, entre eles Ron Fletcher e o poeta Robert Fitzgerald.

Hoje, o método Pilates é conhecido em todo o mundo e seus benefícios são estendidos a todas as pessoas, de idades, tamanhos e condições físicas diferentes.

Pilates: qualidade de vida garantida

Joseph Pilates chegou aos 83 anos em perfeita forma física e mental

Frases de Joseph Pilates
“Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir a seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente.”
“Respeite seu próprio ritmo.”
“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”
“Não interessa o que você faz, e sim como você faz.”
“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”
“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”
“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”
Frases de Joseph Pilates
“Nem muito pouco, nem em excesso.”
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
“Se aceite da forma que você é.”
“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”
“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes”. Joseph Pilates, 1965.”
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”


Com informações de http://www.marcellobastos.fst.br/2011/07/historia-real-de-joseph-pilates-real.html

41 thoughts on “Joseph Pilates”

  1. Durante 3 meses fiz exercícios de Pilates e me senti muito bem, além de melhorar alguns movimentos perdidos em função de um AVC.
    Ao ler esta matéria percebi que joseph Pilates não foi somente o criador do método, ele foi parte de uma história que poucos conhecem. Quem não leu a matéria, leiam!! é muito interessante. abraço

  2. Olá, Edil! Joseph Pilates foi um ícone do exercício físico e da saúde. Tudo de bom, né?

  3. Amo pilates, através dele consigo realinha minha postura e melhora as dores na cervical.

  4. Eu fiz pilates por quase um ano .me fez muito bem , mas apos uma cirugia apareceu uma hernia acima do umbigo ,dai fiquei com medo de aumentar e parei ,ainda nao tive a opiniao do medico ,sera que posso voltar a fazer ? sinto muita falta,gostaria da opiniao de voces .

  5. Estou há exatos 6 mêses, 3x por semana praticando Pilates. Minha vida mudou para melhor em todos os sentidos!!
    A calma e a tranquilidade na execução dos exercícios, recuperam aos poucos minha capacidade de concentração, minha respiração melhorou bastante..
    Enfim.. PILATES hoje faz parte da minha vida, tive a felicidade de ter como instrutora Mariana Corradi. Excelente profissional, fiel ao que estudou, antenada,atenciosa com seus alunos.
    A Revista Pilates é muito boa! Traz matérias ótimas, sempre acompanho as novidades por ela.
    Grande abraço a todos que fazem dessa Revista um referencial para todos nós.

  6. Obrigada pelo carinho, Cleudes! Pilates é vida! Faz muito bem para o equilíbrio do corpo e da mente. Continue progredindo e fique à vontade para nos enviar sugestões de matérias que você gostaria de ler no site.

    Grande abraço!

  7. Olá Ismalia, tudo bem? Segundo nossa fisioterapeuta Fernanda Misquevis, no primeiro momento você precisará conversar com o seu médico para saber se poderá ou não retornar ao Pilates. É difícil dar uma opinião, pois não sabemos qual foi a cirurgia realizada e qual a gravidade de sua hérnia, mas com certeza precisará saber a opinião do médico para verificar se esta hérnia é um caso cirúrgico ou não, e após a avaliação e liberação retornar ao Pilates com um profissional qualificado.

    Abraços!

  8. Gostaria de receber a Revista Pilates em casa. Como devo proceder para obte-las e assim colecionar?

  9. Oi, Maria. Nossa revista é exclusivamente digital, não temos uma versão impressa do conteúdo! Continue acompanhando aqui no site e pelas nossas redes sociais. :)

  10. Simplesmente AMOOOOOOOOOO e não consigo mais viver sem….. É viciante e apaixonante o bem estar que ele causa…. E conhecendo a história de seu criador, aumente ainda mais a vontade de praticá-lo !!!

  11. Soy instructora de pilates, amo esta disciplina, me interesa cultivarme en todo lo relacionado con ella. Muy linda la revista, los felicito.

  12. Amo e não vivo mais sem! Frequentei academia por 8 anos, seis dias por semana e não obtive os benefícios que estou tendo em 2 anos de pilates, uma vez por semana! É incrível… minha concentração, equilíbrio físico e força aumentaram consideravelmente! É sensacional… com toda a certeza, as aulas de pilates são um momento ‘feliz’ de minha vida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Quem somos?

Somos uma revista exclusivamente digital. Queremos servir de referência em informação para todos os pilateiros, instrutores, profissionais da saúde, educadores físicos, fisioterapeutas e estudantes. Não temos versão impressa!

Envie sua matéria

Você pode ver o seu artigo ou pesquisa publicada aqui! É só enviar texto e fotos para o nosso e-mail. O conteúdo será analisado por profissionais e publicado com a sua autoria! E-mail: conteudo@revistapilates.com.br

Envie sua foto

Você pode ver a sua foto publicada na galeria ou na fanpage da Revista Pilates! É só enviar seu nome e foto para o nosso e-mail: contato@revistapilates.com.br

Anuncie aqui

A Revista Pilates é a melhor vitrine para o seu negócio.
Veja nosso mídia kit aqui!

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo.

Pesquise por categoria

RevistaPilates