Pilates ajuda no tratamento e na prevenção do câncer de mama

Você sabia que 10 mil novos casos de câncer podem ser prevenidos por ano no Brasil? Foi o que apontou um estudo realizado em 2017 por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

O surgimento do câncer de mama está relacionado a uma série de fatores reprodutivos, hormonais, genéticos e hereditários. Mas também está diretamente ligado ao estilo de vida. É possível se prevenir praticando atividade física regularmente, se alimentando de forma adequada, mantendo o peso corporal, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Ter filhos e amamentar antes dos 30 anos também auxilia no processo.

“Os maus hábitos de vida estão entre as causas mais comuns para o surgimento do câncer de mama. Por isso, os exercícios físicos são importantes em todas as fases. Para a mulher que está com boa saúde, as atividades físicas ajudam a evitar doenças, além de controlar o peso. Para aquelas que descobriram a doença, além de manterem o bem-estar, podem reduzir as chances de evolução dos tumores em 30%, se associados à uma dieta balanceada”, alerta o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli.

Câncer de mama e Pilates

A coordenadora e instrutora do MetaLife Studio, Fernanda Eleutério, reforça que os exercícios de Pilates auxiliam na prevenção e na reabilitação de câncer de mama porque envolvem uma conexão entre o corpo e a mente.

“Não é só a parte física que é trabalhada na aula de Pilates. O método tem como essência a contrologia (controle total do corpo e da mente), que beneficia a mulher em todas as fases da vida. As que tiveram câncer, conseguem mais facilmente retomar à rotina, com equilíbrio emocional e físico.

Outra vantagem é que a atividade física libera endorfina, trazendo sensação de bem-estar, que auxilia muito durante o tratamento. A endorfina ainda estimula as fibras musculares, o que faz com que elas se regenerem o tempo todo através dos exercícios resistidos com a tração das molas. Assim, as partes dos músculos da região afetada são despertadas também, se mantém íntegras e regeneram as que foram danificadas.

Como a técnica utiliza padrões de respiração que instigam os músculos profundos e posicionamentos que convidam o corpo todo a participar do exercício, não só a parte danificada vai ser trabalhada de forma gradual, como também o restante do corpo. Lembrando que o Pilates é benéfico para as articulações, melhora o movimento dos braços e dos ombros e fortalece os músculos, sendo muito importante no pós-operatório também”, explica Fernanda.

Campanha #SeMexe

A Metalife, maior fabricante de equipamentos de Pilates do País, acabou de lançar a campanha #SeMexe . Além de uma série de materiais e conteúdos ricos, tem tema para a foto de perfil do facebook, aulas de Pilates gratuitas e muito mais! Vale a pena conferir e participar.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text