Biofotogrametria como recurso estratégico para avaliação postural no Pilates

Durante muitos anos, diversas inovações tecnológicas na área de avaliação física são criadas e implementadas no mundo todo, para atender as necessidades de pessoas comuns e atletas, buscando trazer mais competência, aplicabilidade e qualidade de informação, para quem atua no cenário da saúde e do esporte.

Percebe-se que os objetivos propostos por estas inovações estão voltados para:

a) verificar as condições de saúde (físicas e mentais) e a performance esportiva;
b) identificar os benefícios proporcionados pela prática de exercícios e treinamentos físicos;
c) orientar na melhora da postura e qualidade do movimento humano; e
d) gerar um atendimento humanizado.

Dentro do contexto da postura especificamente, um dos recursos de fácil acesso, utilização e baixo custo encontrado, é a Biofotogrametria, que pode ser aplicada nas avaliações posturais, tanto estáticas como dinâmicas.

Este é um recurso que tem como base, o registro fotográfico (foto), permitindo ao avaliador, identificar quais são as alterações posturais existentes no avaliado, por segmento e regiões corporais, de forma prática e eficaz, o que permite ao avaliador prescrever exercícios condizentes com a realidade da postura encontrada.

Sabe-se que o foco do Pilates é trabalhar os exercícios de força, flexibilidade e mobilidade articular, para que ocorra uma reeducação do movimento, por meio do trabalho dos músculos principais do corpo (abdômen, coluna e pelve), bem como, ampliação dos espaços intervertebrais o que, conseqüentemente, melhora a postura do praticante.

Desta forma, nota-se que a partir do momento que o instrutor de Pilates começar a utilizar este recurso, ele irá agregar mais valor a seu trabalho, passando ao praticante, mais confiança e segurança na intervenção que está sendo realizada, pois este comportamento demonstra cuidado e preocupação, bem como, cria parâmetros para prescrever exercícios e monitorar a postura do avaliado.

A partir do momento que instrutor de Pilates utiliza a Biofotogrametria como recurso estratégico de avaliação postural, ele irá entender como ocorre o processo de mudança corporal, favorecendo para que todo controle de sobrecarga seja identificado.

Tendo conhecimento destas duas situações, ele conseguirá trazer diversos benefícios para o praticante em suas sessões de treino, assim como, mais qualidade na prestação do seu serviço perante a comunidade que atua.

Josenei Braga dos Santos
Coordenador da Rede de Estudo da Postura Humana – REPH
CREF: 089493-G/SP

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *