Pilates para o cérebro e a memória

Pilates melhora sua memória e torna você mais inteligente

A partir dos 20 anos, a maioria das pessoas começa a perder cerca de 1% do volume de hipocampo, uma parte do cérebro responsável pela memória e função cognitiva. Isso significa que nossos cérebros literalmente começam a encolher.

Durante muito tempo, os cientistas pensaram que nascemos com um certo número de células cerebrais, mas recentemente descobriram que nossos cérebros poderiam criar novas células, diminuindo ou revertendo o encolhimento cerebral.

O que isso significa para você? Uma memória melhor, menores riscos de doença de Alzheimer e outras lesões neurológicas, mais facilidade para aprender coisas novas e resolver problemas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois descobriu que as pessoas têm função cerebral significativamente superior após uma prática de movimento consciente como Pilates ou Yoga, em comparação com outros exercícios.

Vários estudos recentes demonstraram que exercícios que exigem maior concentração, como o Pilates ou Yoga, melhoram a neurogênese (a criação de novas células cerebrais), além de proteger as células existentes. As mudanças são principalmente visíveis no hipocampo, a região responsável pelas memórias e pela aprendizagem.

Isso tudo é possível pois o Pilates é um método de alto estímulo de concentração durante as aulas. Além disso, há também um aumento no fluxo sanguíneo e na condição cardiovascular, o que promove maior oxigenação cerebral. Como consequência, o praticante passa a ter mais foco e facilidade em suas tarefas diárias.

Por ser extremamente estudioso de práticas corporais do ocidente e do oriente, da natureza e dos animais, Joseph criou um método que contempla tanto o vigor do treinamento, como o controle da mente sobre o corpo que se faz presente durante a prática.

Além de tudo, foi exemplo vivo dos efeitos de seu treinamento na aquisição e na manutenção da saúde do corpo, da mente e do espírito, criando sem dúvida um dos métodos mais completos que já existiu atuando na mente e no corpo.

Fonte: Pilates Bridge.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *