Os 8 esportes que mais se beneficiam do Pilates

Há anos a prática do Pilates auxilia atletas de alto rendimento na melhora da performance e na prevenção e recuperação de lesões. Juntamente ao trabalho de força e flexibilidade, a melhora de performance acontece devido a melhora da eficiência do movimento. Um movimento mais eficiente pela sua mecânica correta tem um desgaste calórico menor, fazendo com que o atleta possa manter a mesma performance por um período mais prolongado.

Além disso o Pilates vai fortalecer o centro do corpo, o abdômen e os músculos de sustentação da coluna. Tudo isso aliado a melhora da percepção corporal, melhora do equilíbrio e da flexibilidade fazem a diferença na hora da competição.

Vamos conhecer os 8 esportes que mais se beneficiam com a prática do Pilates?

Principais benefícios: A respiração (um dos princípios do Pilates) correta auxilia o corredor durante as provas para ter um controle maior da frequência cardíaca. Além disso, trabalha-se o centro do corpo (core), essencial para o desenvolvimento do treinamento, pois é o grupo de músculos onde grande parte da força de estabilização do corpo e movimento ocorre.

Principais benefícios: Estimula a coordenação motora, consciência corporal e controle muscular, além de melhorar a circulação e oxigenação sanguínea, a flexibilidade e alinhamento postural adequado.

Além de todos os benefícios físicos, o pilates aparece como um meio de melhorar o bem estar físico e mental principalmente de atletas de luta, considerando o estressante processo de treinamento pré e pós competição e a cobrança por resultados melhores.

Principais benefícios: No Pilates, o ciclista realiza exercícios que mobilizam as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris para que se movam uniformemente. Além disso, o método trabalha todas as musculaturas dos membros inferiores em equilíbrio, o que aumenta o desempenho e rendimento corporal durante as pedaladas.

Principais benefícios: O Pilates trabalha o equilíbrio e a resistência muscular dos jogadores de futebol. Isso resulta em movimentos mais eficientes, com a resistência mantida por um período mais prolongado.

  • Natação

Principais benefícios: Trabalha e previne lesões na articulação do ombro, que precisa estar forte para vencer a resistência da água, além de fortalecer o core. Melhorando a resistência, melhora-se também os resultados nas competições.

  • Vôlei

Principais benefícios: Nas aulas de Pilates, os saltos do vôlei podem ser reproduzidos com acessórios que aumentam a instabilidade, o que promove uma melhora de força dos membros inferiores, em conjunto com o fortalecimento de centro.

Principais benefícios: A escalada é um esporte que envolve muita força e flexibilidade na região do core, uma das áreas mais trabalhadas no Pilates.

Principais benefícios: Os triatletas treinam muitas horas por semana, para cada mobilidade: correr, nadar e pedalar. Por isso, precisam aprender a usar os músculos corretamente. Com o Pilates, o corpo é reeducado para usar os músculos de forma mais eficiente e assim poupar energia.

Atleta, gostou das informações?

Queremos saber de você, atleta ou não, quais benefícios o Pilates traz para as atividades do seu dia-a-dia! Não deixe de comentar!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *