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Pilates para jovens: porque praticar?

O Método criado por Joseph Pilates garante diversos benefícios para a vida daqueles que praticam os exercícios, sejam idosos, gestantes ou pessoas que buscam reabilitação. Mas você sabia que o Pilates para jovens também é importante?

Isso porque uma grande parte dos jovens de hoje em dia têm que dividir seu tempo em estudos e trabalho. Além disso, eles também precisam reservar um pouco de tempo para a vida social.

Com isso, a tensão e o estresse do dia-a-dia acabam interferindo diretamente na vida dos mesmos. Somando a isso, a falta de tempo influência para que eles fiquem sedentários sem praticar atividades físicas.

Sendo assim, o Pilates para jovens é uma boa maneira de fazer com que seu corpo e mente possam “entrar nos eixos”, proporcionando mais saúde e bem-estar.

Desta forma, confira a seguir porque é importante o Pilates para jovens e quais benefícios o Método pode trazer para a vida dos mesmos.

Os jovens nos dias atuais

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A juventude segundo o IBE é uma fase na vida que começa aos 15 anos e vai até os 24, sendo assim, ela não necessariamente começa a partir da maioridade.

Este período é caracterizado por ser bem agitado na vida do ser humano, isso porque sua rotina é dividida em trabalho, estudos e vida pessoal.

Apesar de os jovens de hoje terem a facilidade de tecnologia trabalhando em seu favor, suas vidas têm se tornado cada vez mais conturbadas, pois há milhares de concorrentes disputando algo juntamente consigo, seja uma vaga na universidade, estágio ou primeiro emprego.

Além disso, este período é o momento em que existe muita pressão para se conquistar bens pessoais e planejar sua vida para o futuro.

Desta forma, surgem os estresses e até mesmo as depressões, sejam esses problemas causados por medo de não conseguir conquistar algum objetivo ou até mesmo pela rotina diária.

Além de tudo, por ficarem mais tempo na frente do computador ou de smartphones, os jovens acabam se tornando mais sedentários, deixando de lado as atividades físicas.

Sendo assim, a juventude de hoje em dia acaba sendo caracterizada por um momento de muitas decisões, sedentarismo e confrontos com o futuro, gerando então um grande estresse.

Praticando Pilates para jovens

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O Método Pilates é baseado em seis princípios que pretendem devolver no jovem uma movimentação mais espontânea e consciente. Os princípios são: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

Centro da Força: também pode ser conhecido como “Power House”, casa de força ou simplesmente centro.

É um conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.

Quando você realiza o fortalecimento deste grupo de músculos, você proporciona a estabilização e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Os músculos que ganham esta fortificação são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril.

Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura uma vez que aumenta o recrutamento muscular dos músculos abdominais, que são acessórios na expiração forçada.

Concentração: conforme dito pelo criador do Pilates, Joseph Pilates, É a mente que guia o corpo, por isso, é importante dar atenção e importância de todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

Desta forma, quando você utiliza a concentração, sua mente transforma um pensamento em movimento, realizando os movimentos do Método de forma eficaz para o corpo.

Controle: este princípio é o melhor recrutamento para obter uma musculatura desejada, pois a partir do momento em que você possui controle, seu corpo garante um padrão suave e harmônico de movimento.

Além disso, o aprendizado motor dos movimentos (controle), também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.

Fluidez: este princípio é responsável por ajudar na leveza dos movimentos, permitindo a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.

Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Precisão: este princípio diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

Respiração: a respiração deve ser sempre coordenada com o movimento para que os movimentos possam trazer todos os benefícios proposto pelo Método.

Quando você trabalha a respiração no Método Pilates, a expiração deve ser forçada e a inspiração deve ser o mais natural possível.

Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos).

A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.

A inspiração deve ser enfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar.

Este é o principal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação.

Além disso, a respiração adequada favorece a organização da coluna, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

Desta forma, o Pilates para jovens acaba tornando-se um grande aliado para o alívio de tensões, ao mesmo tempo que fornece energia e concentração para que o mesmo possa realizar suas atividades diárias.

Além disso, o Pilates também funciona como uma atividade física podendo ajudar dando um fim ao sedentarismo, ajudando na saúde completa do jovem.

Os benefícios do Pilates para jovens

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O Pilates para jovens é uma ótima atividade física para ser praticada, isso porque o Método garante vários benefícios que ajudam neste momento complicado da vida.

Dentre os benefícios podemos citar:

  • Aumento da resistência física e mental;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Corrige problemas posturais;
  • Aumento da concentração;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Promove menor atrito nas articulações;
  • Alivia dores musculares;
  • Ajuda a melhorar a respiração;
  • Auxilia na prevenção contra possíveis patologias;
  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
  • Melhora a postura e a resistência muscular;
  • Expande a consciência corporal;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Fortalece os músculos abdominais;
  • Equilíbrio de todas as funções do corpo;
  • Aumenta a concentração;
  • Alivia o estresse;
  • Acaba com o sedentarismo;
  • Por ter movimentos que podem ser podem ser praticados só com o corpo, os exercícios podem ser realizados em qualquer lugar.

Como conciliar o trabalho, os estudos e o Pilates

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Com os dias corridos que os jovens enfrentam diariamente, fica difícil realizar os exercícios de Pilates regularmente, mesmo sabendo que o Método é um grande aliado para essa faixa etária.

Trabalho, escola, faculdade e tantos outros compromissos que um jovem tem, acaba influenciando no tempo e assim ele acaba deixando algumas coisas de lado, como a saúde e as atividades físicas.

Porém, é importante lembrar que os exercícios de Pilates são muito importantes para a vida dos jovens, pois são os movimentos do Método que fortalecem o corpo, ajudam no condicionamento físico e trabalham com a mente, aliviando todos esses estresses diários.

Por isso, mesmo que seja por pouco tempo, é sempre bom reservar um momento para praticar o Método.

Existem exercícios de Pilates que são tão simples que podem até ser realizados em casa facilitando muito, pois ajuda o jovem a ficar em dia com o Método, mesmo naqueles dias em que ele está sem tempo para ir até um Studio.

Algumas dicas podem ajudar no momento de conciliar a vida corrida com o Pilates como:

  • Faça um planejamento do seu dia: planeje tudo que pretende fazer durante o dia, estipulando o tempo para cada um dos compromissos.
  • Organize o seu tempo: programe-se para que possa ter um tempo livre destinado aos exercícios do Pilates, assim o jovem conseguirá praticar o Método sem que ele interfira nas suas tarefas do dia-a-dia.
  • Equilibre suas prioridades: priorize os compromissos mais relevantes para serem executados primeiro.
  • Saiba delegar suas atividades: Não concentre em suas mãos mil e uma tarefas quando é possível delegar responsabilidades.

Conclusão

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Quando uma pessoa está na sua fase jovem, ela se depara com diversas situações que podem causar estresse, depressão e outros diversos desconfortos.

Ao praticar Pilates, ele garante a melhora da saúde além de acabar com o sedentarismo, melhorando então o seu bem-estar em geral.

Desta forma, podemos então dizer que o Pilates para jovens é uma ótima forma de enfrentar essa fase com saúde e de bem com a vida.

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One thought on “Pilates para jovens: porque praticar?”

  1. Olá!
    Eu já estava pensando em fazer umas aulas de Pilates, para testar, mas esse artigo me deixou ainda com mais vontade… são muitos os benefícios!

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