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Conheça os 10 exercícios de Baby Pilates para você praticar junto com seu bebê

O Pilates pode ser praticado por diversas pessoas, inclusive por mamães que acabaram de dar à luz, como é o caso do Baby Pilates.

Este Método inovador, vem ganhando o seu espaço e conquistado a vida de várias Pilateiras mamães, até porque é muito gratificante poder garantir os benefícios do Baby Pilates juntamente com seu filho, sem deixar de perder o vínculo entre os dois.

Para uma mãe que deu à luz recentemente, é muito difícil continuar a prática dos exercícios do Pilates ou de outras atividades físicas, até porque um bebê necessita de cuidados especiais que envolvem bastante tempo por parte da mãe.

Além disso, é muito comum que ela queira aproveitar cada momento junto de seu filho, sem deixa-lo sozinho, independentemente das circunstancias.

Por isso, o Baby Pilates, surgiu com o intuito de proporcionar à mãe momentos de qualidade com o seu bebê, garantindo os benefícios do Método juntos.

O Baby Pilates é muito importante nessa fase, pois ele atua não só na vida da mãe, mas também na vida do bebê, ajudando no fortalecimento e condicionamento de ambos.

Sendo assim, você irá conhecer agora um pouco mais sobre este Método que tem ganhado o coração das mamães e ainda irá conferir os 10 exercícios de Baby Pilates para você praticar junto com seu bebê.

Como funciona o Baby Pilates?

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O Baby Pilates é uma modalidade do Método onde mães que acabaram de dar à luz podem praticar os exercícios juntamente com seu filho sem deixar ele de lado.

Assim, ela pode voltar mais cedo para suas aulas de Pilates (a partir de 45 dias após o parto), garantindo um melhor condicionamento físico para realizar as suas novas tarefas diárias que estão presentes nessa fase de sua vida.

Quando a mamãe realiza os exercícios do Baby Pilates, ela utiliza o peso de seu bebê para que seu corpo garanta mais força para o dia-a-dia.

Além disso, os exercícios, tamém podem ser realizados em dupla, proporcionando maior interatividade entre mães e filhos.

Quando esses exercícios não são realizados em dupla, o bebê fica ao lado de sua mãe enquanto ela pratica o Método, assim a mulher tem a oportunidade de observar seu filho em todos os momentos.

No Baby Pilates é necessário o acompanhamento de um instrutor, para que as mamães possam ser orientadas de forma correta no momento em que forem realizar os exercícios, desta forma, prevenindo lesões.

Sendo assim, o Baby Pilates garante um melhor relacionamento entre mãe e filho, proporcionando bons momentos juntos.

Além disso, praticar Baby Pilates garante diversos benefícios como:

  • Melhora do Condicionamento Cardiovascular
  • Redução da Pressão Arterial;
  • Controle e redução do Peso;
  • Controle dos Níveis de Insulina;
  • Controle dos Níveis de Doenças Crônicas;
  • Redução da Ansiedade e Depressão;
  • Melhora do Humor;
  • Melhora da postura;
  • Fortalece o abdômen;
  • Recuperação da forma física que foi modificada durante a gravidez;
  • Recuperação da força, garantindo maior tônus musculares;
  • Evita depressão pós-parto;
  • Estimulação da sensação de prazer e bem-estar;
  • Alivio das dores pós-parto;
  • Melhora da qualidade do sono (mesmo as mamães dormindo pouco nesse período por conta do bebê);
  • Aumento da flexibilidade;
  • Recuperação do músculo da pélvis;
  • Promove o relaxamento;
  • Evita dores nas costas;
  • Melhora a circulação.

Sendo assim, praticar Baby Pilates é muito gratificando tanto para a mãe quanto para o filho, onde ambos se conectam e ficam mais unidos.

Exercícios de Baby Pilates

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Baby Pilates, confira agora os 10 exercícios do Método:

Quadríceps Femoral com Caneleira no Reformer

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Sentada na lateral do Reformer com coluna ereta, joelhos flexionados na largura do quadril, pés tocando o chão com apoio de metatarsos e utilização de caneleira em um dos membros inferiores. Bebê nos braços da mãe.

Estenda totalmente o joelho do membro inferior com a caneleira, enquanto mantém a postura inicial e a extensão dos dedos do pé.

O movimento deve ser lento e fluido, mantendo o controle e a coordenação, além disso, é importante alinhar adequadamente a coluna e os joelhos para potencializar o exercício.

Para evitar compensações, pode-se posicionar uma bola suíça para apoio do tronco. Estimule a ativação do centro durante todo o exercício.

Este exercício de Baby Pilates auxilia para o fortalecimento da musculatura da coxa, melhora da postura e possibilidade de olhar e interagir com o bebê. Além disso, este movimento também atua na possibilidade de amamentação durante o exercício.

O bebê no colo/mamando vivencia um intenso contato olho a olho com a mãe, trabalhando o vínculo e a confiança.

Olhando para a mãe o bebê também trabalha a imitação, que é fundamental para o aprendizado. Opção de exercício nos dias em que o bebê estiver mais sonolento e precisar do colo da mãe.

Quadríceps e Abdutores de Quadril com Elástico no Reformer

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Sentada na lateral do Reformer com coluna ereta, joelhos flexionados, além da largura do quadril, pés tocando o chão com apoio de metatarsos e utilização de elástico em ambos os tornozelos. Bebê no colo da mãe.

Estenda totalmente o joelho de um dos membros inferiores mantendo a flexão plantar e realizando a flexão dos dedos do pé enquanto mantém a coluna ereta. Alinhe as articulações do tornozelo, joelho e quadril ao realizar adução e volta a abduzir o membro.

O movimento deve ser lento e fluido, mantendo o controle e a coordenação, além disso, evite cifose, comum em casos de fraquezas ou pouca consciência corporal.

Sempre que houver, deve-se estimular com um toque e comandos verbais para corrigir. Estimule a ativação do centro durante todo o exercício.

Estee exercício de Baby Pilates auxiliam para o fortalecimento de eretores da coluna, quadríceps femoral, abdutores e tríceps sural, melhora da postura e possibilidade de olhar e interagir com o bebê.

Além disso, este exercício tem a possibilidade de amamentação durante a realização do mesmo, onde o bebê pode estar no colo/mamando, vivenciando um intenso contato olho a olho com a mãe, trabalhando o vínculo e a confiança.

Abdutores de Quadril sobre a Caixa no Reformer

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Sentada na caixa grande em cima do Reformer, coluna ereta, um joelho flexionado e apoiado no aparelho e outro estendido.

Membro inferior com joelho estendido utilizando alça de pés ao redor do tornozelo e realizando flexão plantar com flexão de dedos. Bebê no colo da mãe, apoiado em travesseiro em cima das coxas da mãe para maior estabilidade.

Inspire na posição inicial e soltando o ar, realize abdução levando o membro inferior suspenso até a diagonal da caixa grande, sem flexionar os joelhos nem desalinhar o quadril e retornar lentamente.

Adutores de Ombro no Reformer

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Sentada na caixa grande em cima do Reformer, com coluna ereta, ombro abduzido com aproximadamente 45°, cotovelo estendido, antebraço supinado, punho neutro, mão segurando a alça de mão, joelhos flexionados e alinhados ao quadril e pés neutros apoiados no Reformer. Bebê sentado nas coxas da mãe.

Puxe a alça de mão aduzindo horizontalmente o ombro em direção ao centro do corpo com cotovelo esticado e punho neutro.

Este exercício de Baby Pilaetes tem por objetivo o fortalecimento dos músculos responsáveis pela adução horizontal do ombro, além da otimização do controle de tronco na posição sentada e estimulação das reações de equilíbrio e proteção.

Ao colocar um brinquedo/objeto junto da criança, proporcionamos exploração da coordenação motora fina e dos aspectos sensoriais que o objeto proporciona.

OBS: este movimento é contraindicado para bebês menores que ainda não estiverem aptos a permanecerem sentados e com pouco controle cefálico.

Remada Anterior no Reformer

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Sentada na caixa grande em cima do Reformer de frente para a alça de mão, com coluna ereta, ombro fletido em aproximadamente 45°, cotovelo estendido, antebraço e punho neutros, mão segurando a alça de mão, joelhos fletidos e pés apoiados no Reformer. Bebê sentado nas coxas da mãe.

Puxe a alça de mão flexionando o cotovelo e o levando para trás até a mão atingir a linha do tronco sem tencionar o trapézio.

Evite compensações do tronco ao desalinhar as cinturas escapular e pélvica ou tencionar o trapézio. Estimule a ativação do centro durante todo o exercício.

Este exercício tem por objetivo o fortalecimento do braço e posterior do tronco, além disso, ele otimiza o controle de tronco na posição sentada e estimulação das reações de equilíbrio e proteção no bebê.

OBS: este exercício é contraindicado para bebês menores que ainda não estiverem aptos a permanecerem sentados e com pouco controle cefálico.

Fechamento de Braços com Cotovelos Estendidos no Reformer

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Sentada olhando para a barra do Reformer, coluna ereta, ombros e cotovelos estendidos, antebraços supinados, mãos neutras segurando as alças de mãos, rotação externa de quadris e joelhos fletidos. Bebê entre as pernas da mãe.

Inspire na posição inicial e exalando realiza flexão e adução horizontal do ombro até o centro deixando o antebraço neutro.

Este exercício tem por objetivo o fortalecimento de peitoral e ombro da mãe, além da otimização do controle de tronco na posição sentada e estimulação das reações de equilíbrio e proteção do bebê.

OBS: este exercício é contraindicado para bebês menores que 5 meses, que ainda não estiverem aptos a permanecerem sentados e com pouco controle cefálico.

Alongamento Lateral do Tronco (Sereia) no Reformer

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Sentada no Reformer ao lado da barra, com coluna ereta, o membro superior mais próximo à barra segurando na mesma, cotovelo fletido e os dedos voltados para cima, enquanto o outro permanece com 90° de abdução, cotovelos estendidos e palma da mão para frente.

Os membros inferiores devem estar flexionados e cruzados no carrinho. Bebê entre as pernas da mãe.

Inspire na posição inicial e exalando o ar vai abduzindo mais o braço sem apoio enquanto realiza rotação externa e direciona a palma da mão para o Reformer.

Ao mesmo tempo, o membro apoiado na barra empurra a mesma estendendo o cotovelo, sempre olhando para frente.

Este exercício de Baby Pilates tem por objetivo alongar a cadeia lateral do tronco e o fortalecimento de braço e quadrado lombar.

Bombeamento de Tríceps Sural com Pés Apoiados na Bola Suíça e Sentada no Cadillac

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Sentada na lateral do Cadillac, pés apoiados na bola suíça em primeira de Pilates e joelhos alinhados aos pés. Bebê nos braços da mãe.

Realize o bombeamento através da flexão plantar deixando os dedos do pé sempre apoiados na bola e elevando o calcanhar o mais alto possível.

Este exercício tem por objetivo o aumento do retorno venoso através do bombeamento e fortalecimento da musculatura posterior da perna para a mãe, já para o bebe, o exercício garante a possibilidade de amamentação durante o exercício.

Mobilização de Coluna e Alongamento Posterior no Cadillac

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Deitada no Cadillac segurando a push through bar com as duas mãos alinhadas aos ombros com a coluna ereta, cotovelos e joelhos estendidos e pés apoiados nas barras laterais em dorsiflexão. Bebê entre as coxas da mãe.

Inspire na posição inicial e soltando o ar vai mobilizando a coluna iniciando pela cabeça até formar um “C” com a coluna e empurrando a barra com as mãos, mantendo cotovelos e joelhos estendidos. Inspirando, vai subindo mobilizando a coluna e retornando à posição inicial para recomeçar o exercício soltando o ar e indo para frente.

Este exercício tem por objetivo o fortalecimento do abdome, mobilização principalmente das vértebras lombares e alongamento da cadeia posterior para a mãe, já para o bebê, o exercício garante a otimização do controle de tronco na posição sentada e estimulação das reações de equilíbrio e proteção.

Tríceps no Cadillac

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Sentada no Cadillac segurando uma alça de mão com a palma da mão para baixo, coluna ereta, cotovelos fletidos, membros inferiores fletidos e apoiados no Cadillac. Bebê entre os membros inferiores da mãe.

Inspire na posição inicial e exalando o ar estender o cotovelo sem alterar a posição das outras articulações.

Est exercício de Baby Pilates tem por objetivo o fortalecimento posterior dos braços para a mãe, já pare o bebê, o movimento tem por objetivo a otimização do controle de tronco na posição sentada e estimulação das reações de equilíbrio e proteção.

Concluindo

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O Baby Pilates é uma ótima opção de atividade física para as mamães que acabaram de gerar um neném, ajudando-a a fortalecer o seu corpo, além de aumentar o contato direto com seu filho, criando uma grande conexão entre os dois.

Sendo assim, você mamãe não tem mais desculpa para não praticar Pilates, corra até o Studio mais próximo e garanta já todos os benefícios que o Método tem a oferecer!

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