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Pilates com acessórios: 12 exercícios para você praticar

O Pilates é um Método que foi criado por Joseph Pilates com incentivo de tratar e reabilitar o corpo com exercícios que podem ser realizados em solo, usando apenas o peso do corpo, ou de outras formas como é o caso do Pilates com acessórios.

O Pilates com acessórios tem sido uma forma de praticar o Método muito utilizada em Stúdios e até mesmo em casa, isso porque esses acessórios permitem uma maior variedade dos movimentos, garantindo grandes benefícios para o corpo.

Quando você pratica Pilates com acessórios, seu corpo ganha mais força e condicionamento físico para que você possa realizar suas atividades do cotidiano com maior facilidade.

Pensando nisso, criamos este texto especial sobre Pilates com acessórios, para que você possa conhecer melhor cada um deles e ainda algumas dicas de exercícios para você praticar. Confira a seguir!

O que é Pilates com acessórios

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O Pilates com acessórios é uma forma de praticar o Método com a ajuda de alguns itens que foram desenvolvidos especialmente para o Pilates, auxiliando no momento de realizar os exercícios.

O Método foi criado por Joseph Pilates com o intuito de reabilitar e fortificar o corpo através de movimentos que eram realizados apenas com a força do próprio corpo.

Com o passar do tempo, o Método foi ganhando alguns aliados que auxiliam até hoje o praticante de Pilates no momento de realizar os exercícios, como é o caso do Pilates com acessórios.

Ao realizar os exercícios do Pilates com o auxílio dos acessórios, você contribui para uma infinidade de variações do Método que auxiliam para o ganho de condicionamento físico e força.

Além disso, praticar Pilates com acessórios auxilia também para o tratamento de diversas lesões, ajudando na reabilitação do corpo e da mente.

Sendo assim, os acessórios do Pilates são grandes aliados do Método no momento de praticar os exercícios, ajudando o corpo em diversas fases diferentes.

Quais são os acessórios utilizados durante os movimentos do Pilates

Existem diversos acessórios que auxiliam no momento de realizar os exercícios do Método Pilates como o Mat, Magic Ring, Foam Roller, Toning Ball, Over Ball, Fit Ball e Faixas Elásticas.

Mat

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O Mat ou tapete é caracterizado como uma base de apoio no momento em que o indivíduo vai realizar os movimentos do Pilates.

Sempre que o praticante for realizar os exercícios de Pilates Solo, ele irá ter um apoio do Mat para que seu corpo sinta-se mais confortável.

Sendo assim, o Mat é um grande aliado do Pilates com acessórios.

Magic Ring

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O Magic Ring ou Anel do Pilates é caracterizado como uma circunferência que visão o fortalecimento muscular no momento em que o ser humano pratica Pilates.

Ao utilizar o Magic Ring, você ajuda seu corpo no fortalecimento de membros superiores e inferiores, abdômen e peitoral, além de auxiliar também na melhora da postura.

Praticando Pilates com esse acessório também é possível aumentar a dificuldade dos exercícios, ajudando na garantia dos benefícios propostos pelo Método.

Foam Roller

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O Foam Roller é uma das formas de praticar Pilates com acessórios muito utilizada durante os movimentos. Ele é responsável por ajudar no fortalecimento abdominal, ajudando também no equilíbrio.

O seu formato em rolo, facilita alguns exercícios e ajuda também durante a realização de diversos movimentos.

Toning Ball

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São bolas pequenas e macias que se ajustam perfeitamente nas mãos. A sua utilização ajuda principalmente no fortalecimento dos membros superiores.

Na maioria das vezes, as Toning Ball são usadas em duas, onde cada uma fica em uma mão, mas elas também podem ser utilizadas sozinhas ou com revezamento.

 Over Ball

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A Over Ball, assim como as Toning Ball, são bolas macias que se ajustam conforme os exercícios, porém elas são maiores, tendo 26 centímetros de diâmetro.

Ao praticar Pilates com a Over Ball, o indivíduo pode utiliza-la de diversas formas auxiliando tanto para membros inferiores, quanto para superiores.

Sua principal função no Pilates é a fortificação e estabilização do corpo, garantindo diversos benefícios.

Fit Ball

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A Fit Ball é uma bola que vai de 55 a 75 centímetros, onde cada tamanho é utilizado de acordo com o tamanho do ser humano.

A Fit Ball é um acessório muito usado no Pilates, pois permite a realização de diversos exercícios com variações.

Além disso, a Fit Ball suporta um peso de até 300 quilos, por isso pode ser usada sem medo por qualquer um.

Faixa elástica

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As faixas elásticas são acessórios do Pilates que auxiliam principalmente no fortalecimento e tonificação muscular.

Cada faixa elástica possui uma cor diferente, onde dessa forma são sinalizadas as com maiores em menores resistência.

Exercícios de Pilates com acessórios

Agora que você já conheceu um porco sobre os acessórios do Método, confira os x exercícios de Pilates com acessórios para você praticar!

Bridge na Fitball

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Deitado de barriga para cima, quadril e joelhos em 90 graus de flexão, com os pés apoiados sobre a Fitball, mantenha os membros superiores à frente com cotovelos estendidos

Inspire e expire realizando a extensão do quadril, priorize a mobilização da coluna vertebral, feito isso, inspire e expire retornando à posição inicial. Esse movimento pode ser trabalhado isometricamente ou não.

Para finalizar, inspire e expire retornando à posição inicial com foco na mobilização da coluna vertebral.

Prancha Frontal na Fitball com Apoio de Antebraços e Joelhos

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Ajoelhado em frente à Fitball, posicione os antebraços com cotovelos fletidos sobre a Fitball.

Inspire para iniciar o movimento e expire estendendo os cotovelos fletindo os ombros. Procure não movimentar a coluna vertebral e faça um balanço sobre os joelhos flexionando-os.

Inspire e expire balançando sobre os joelhos e flexionando os cotovelos ao mesmo tempo que estende os ombros até à posição inicial.

Arms Biceps com Faixa Elástica

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Sentado com quadris e joelhos fletidos à 90 graus, mantenha os membros superiores ao longo do corpo com cotovelos fletidos. A faixa elástica deve estar apoiada sobre a planta dos pés tendo suas extremidades fixas nas mãos.

Inspire, preparando o movimento e expire estendendo os joelhos e quadril. Inspire sustendo a posição, e expire retornando à posição inicial.

Como modificação, o exercício pode ser realizado unilateralmente.

Abduction com Faixa Elástica

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Em pé, segure uma das extremidades de uma faixa elástica com a mão direita mantendo o ombro aduzido e os joelhos semiflexionados. A outra extremidade da faixa elástica deve estar sob a planta do pé esquerdo.

Inspire e expire abduzindo o ombro direito, em seguida inspire, sustentando isometricamente a posição e expire retornando à posição inicial. Feito isso, realize para o membro superior contralateral.

Single Leg com Magic Ring

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Deitado de barriga para cima com o quadril e joelho direito fletidos, posicione um Magic Ring na planta do pé direito e segure a outra extremidade com as mãos.

Inspire e expire estendendo o joelho direito ao mesmo tempo que flexiona o quadril na sua máxima amplitude. Inspire mantendo a posição de alongamento e expire retornando à posição inicial. Repita para o membro inferior esquerdo.

Roll Over Adaptado com Magic Ring

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Deitado de barriga para cime, mantenha quadris levemente abduzidos e fletidos à 90 graus com um Fit Circle envolvendo os membros inferiores, posicionado acima dos maléolos. Os membros superiores devem estar no prolongamento do corpo.

Inspire preparando o movimento e expire realizando a flexão da coluna lombar e torácica até estar com o apoio sobre as escápulas, priorize a mobilização vertebral. Feito isso, inspire e expire realizando a extensão da coluna torácica e lombar, progressivamente até
a posição inicial.

Pode-se associar uma adução do quadril durante a fase concêntrica do movimento.

Preparação para Swan Dive com Overball

Deitado de barriga para baixo com os membros superiores no prolongamento do corpo, posicione uma Fitball entre os maléolos (osso localizado ao lado do pé).

Inspire preparando o movimento e expire ao hiperestender os quadris, sem que se perca o contato da Fitball com os membros inferiores.

Inspire sustentando a posição, e expire retornando à posição inicial. Pode-se incluir a adução do quadril, contra a resistência, durante a fase concêntrica do movimento.

Plank com Overballs

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Deitado de barriga para baixo com os joelhos flexionados apoiados no solo, apoie cada uma das mãos sobre uma Fitball.

Mantenha os ombros fletidos e cotovelos estendidos. Cruze os tornozelos, um sobre o outro, sem que os pés toquem o solo.

Inspire preparando o movimento e expire ao realizar uma leve extensão horizontal dos ombros ao rolar as Fitballs lateralmente, feito isso, inspire sustentando a posição e expire retornando à posição inicial.

Etabilidade de Manguito Rotator na Toning Ball

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Deitado lateralmente, com os joelhos e o quadril ?exionados a 90°, mantenha a cabeça apoiada na mão do membro superior de apoio. O membro superior livre deve estar com o ombro abduzido, cotovelo estendido e com uma Toning Ball na mão.

Inspire preparando-se para o movimento e na expiração, realize o movimento de rotação interna e externa do ombro associado à supinação e pronação da radio-ulnar, mantendo o cotovelo neutro.

The Swan Dive

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Deitado de barriga para baixo, cotovelos flexionados e ombros abduzidos, apoie as mãos no solo, ao lado do rosto sobre as
Toning Balls.

Inspire na posição, expire realizando a extensão dos cotovelos e concomitantemente com a extensão da coluna. feito isso, inspire
retornando à posição inicial.

Mobilização e Estabilização escapular no Foam Roller

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Sentado sobre os calcanhares, apoie as mãos sobre um rolo próximo ao joelho mantendo os ombros semi-?exionados e cotovelos estendidos.

Inspire preparando-se para o movimento e na expiração, abduza as escápulas ao mesmo tempo que realiza a ?exão da coluna.

Mobilização de Coluna Torácica com o Foam Roller

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Em posição de seis apoios posicione um no solo ao longo e paralelo
ao corpo. Apoie sobre o rolo o dorso da mão do membro superior contralateral.

Inspire preparando-se para o movimento e na expiração, realize a rotação da coluna e ?exão horizontal do ombro. Feito isso, retorne à posição inicial.

Conclusão

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O Pilates com acessórios ajuda no momento de realizar os movimentos do método, auxiliando para uma variável quantidades de exercícios.

Desta forma, os acessórios ajudam e muito os exercícios, garantindo vários benefícios para o corpo e mente.

Sendo assim, corra agora e pratique Pilates, até porque você tem várias maneiras de ajustar o Método para seus objetivos, variando o Método de muitas formas.

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