dia-dos-pais-capa

Especial dia dos pais: 10 dicas de saúde para o homem

O dia dos pais está chegando e não tem nada melhor do que comemorar este dia tão especial com nossos super-heróis.

Os pais estão sempre correndo o dia inteiro para nos dar segurança e conforto, mas às vezes eles se esquecem que precisam cuidar de si próprios.

Pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que os homens cuidam de sua saúde menos que as mulheres, onde a estatística apontam que de 100% das consultas médicas anuais, apenas cerca de 35% são de pacientes homens.

Pensando nisso, nós da Revista Pilates aproveitamos o dia dos pais e separamos 10 incríveis dicas de saúde para o homem, para que você papai possa ter uma vida muito mais saudável. Confira a seguir!

1- Evite ingerir gordura trans

dia-dos-pais-1

A gordura trans está presente principalmente nos produtos industrializados como fast foods, bolachas recheadas e sorvetes.

Este tipo de gordura pode ser muito prejudicial para a saúde, pois o seu excesso pode causar o aumento do colesterol, o aumento da lipoproteína (concentração endoplasmática), além de afetar as veias arteriais levando o ser humano a ter infartos e derrame cerebral.

Sendo assim, aproveite esse dia dos pais e crie uma nova rotina alimentícia na sua vida, priorizando os alimentos orgânicos ao invés dos industrializados.

No lugar de ingerir óleo e outros alimentos ricos em gorduras ruins, prefira consumir alimentos à base de gorduras saudáveis como o ômega-3 e óleo de oliva.

2- Tenha uma boa noite de sono

dia-dos-pais-2

Dormir bem durante a noite é o segredo para ter um dia mais produtivo!

Quando você não tem uma boa noite de sono, seu corpo fica fadigado, além disso, você pode acarretar vários problemas para a sua saúde como dor de cabeça, estresse, depressão, problemas gastrointestinais e fraqueza.

Por isso, se você não possui uma boa noite de sono por mais de 3 dias, é importante que você procure um especialista para que seu corpo não venha acarretar outras patologias futuramente.

Sendo assim, fique sempre em dia com o seu sono e priorize as horas certas para dormir, até porque, passar o dia dos pais estressado não é nada legal.

Mas lembre-se, tudo deve ser feito sem exageros! O ideal é dormir cerca de oito horas por dia, desta forma, evite dormir além do que o necessário.

3- Esteja em dia com seus exames de rotina

dia-dos-pais-3

Sempre há aqueles que dizem que “quem procura acha”, por isso nunca vão ao médico realizar os exames de rotina.

Porém, é muito importante visitar um clínico geral pelo menos uma vez por ano para que ele possa estar fazendo um check up.

Fazer exames de rotina pode identificar várias doenças precocemente, desta forma, evitando problemas graves e realizando um tratamento antes do “probleminha” se tornar algo pior.

Sendo assim, aproveite esse incentivo de dia dos pais, marque uma consulta com o clínico geral e fique em dia com os seus exames de rotina.

4- Não se esqueça do exame de próstata

dia-dos-pais-4

A próstata é uma parte do corpo do homem localizada entre a bexiga e a pélvis, estando logo à frente do reto.

Esta próstata tem a função de produzir uma parte do líquido que forma o esperma, ajudando na proteção dos espermatozoides.

Esta glândula mesmo sendo pequena, é responsável por mais de dois milhões de casos de câncer só no Brasil.

Por mais que o câncer de próstata seja mais comum em homens acima de 50 anos, existem casos em que esse problema ocorre em homens mais jovens, causando os mesmos efeitos.

Sendo assim, esteja sempre em dia com seu exame de próstata e evite futuros problemas com o seu corpo.

Desta forma, você estará cooperando com uma vida muito mais saudável e terá um dia dos pais bem melhor!

5- Consuma mais tomate

dia-dos-pais-5

Pode até parecer uma dica meio estranha, mas ela tem uma grande importância na vida do homem.

A pigmentação do tomate ou licopeno estão presentes em cada célula da fruta e, quando esta fruta é ingerida pelo homem, ela espalha-se pelo organismo chegando até a próstata.

Assim, o licopeno interrompe a multiplicação sem fim que a próstata produz evitando então os riscos de câncer.

Melhor do que comer o tomate em si é apostar no molho de tomate! Isso porque o calor libera o licopeno e ele fica mais fácil de ser absorvido pelo corpo.

Então aproveite o dia dos pais e comece a comer tomate, isso com certeza irá te ajudar a ter um futuro mais saudável.

6- Beba bastante água

dia-dos-pais-6

O corpo do ser humano é 60% composto por água, por isso ela é muito importante na vida de todos. O ideal é beber cerca de dois litros por dia para que o corpo esteja sempre bem hidratado.

A reposição de líquidos perdidos e a hidratação são essenciais para o bom desempenho, porém, sabemos que, muitas vezes, é muito difícil seguir essa recomendação à risca.

Quando você não bebe a quantidade de água recomendada, você pode acarretar problemas como a desidratação.

Uma pessoa desidratada perde o desempenho diário e o apetite além de aumentar a concentração urinária e a fadiga.

Por isso mantenha-se hidratado nesse dia dos pais!

7- Tenha uma boa alimentação

dia-dos-pais-7

Alimentar-se bem possui uma grande influência na saúde do ser humano, pois a partir do momento que você se alimenta de forma correta, seu corpo tem mais energia para realizar os afazeres do dia-a-dia.

Além disso, uma alimentação saudável te ajuda a manter a boa forma física, trazendo diversos benefícios para o corpo.

Sendo assim, priorize alimentos orgânicos ricos em proteínas, cálcio e fibras, alimente-se de três em três horas para que seu metabolismo possa ficar sempre acelerado e não exagere durante as refeições.

8- Pratique Pilates

dia-dos-pais-8

O Método Pilates é composto por movimentos tem por objetivo devolver e restaurar a saúde do ser humano, sendo elas condições de reabilitação ou até mesmo condições relacionadas à melhoria da qualidade de vida.

Criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o Método garante diversos benefícios tanto no corpo quanto na mente.

Sendo assim, pode-se dizer que o Pilates atua como uma ferramenta de melhoria para o corpo como um todo, ajudando o indivíduo diariamente.

Quando você pratica Pilates, os exercícios serão direcionados conforme as suas vontades e necessidades podendo ser elas: o emagrecimento, reabilitação, melhora da condição física, bem-estar e afins.

Por isso, aproveite esse clima de dia dos pais e pratique Pilates, os movimentos do Método com certeza serão um presentão para a sua saúde!

9- Evite o alcoolismo e o tabagismo

dia-dos-pais-9

O tabaco e o alcoolismo são responsáveis por cerca de seis milhões de morte em todo o mundo.

Quando você ingere algum desses componentes, seu corpo está sujeito à diversas patologias como câncer, doenças cardiovasculares, tuberculose, ulcera, problemas gastrointestinais, cirrose e outros.

Sendo assim, evite bebidas alcoólicas e o tabagismo para que você não tenha problemas futuramente.

10- Leve a vida “numa boa”

dia-dos-pais-10

Com tanta responsabilidade e afazeres no dia-a-dia, é normal que o ser humano fique estressado.

Quando você se estressa, seu corpo fica fadigado, sua mente fica dispersa e você não consegue fazer nada com tanta convicção.

Por isso, leve a vida “numa boa”, mesmo que as vezes seja difícil!

Dedique um tempo para si, realize mais passeios, fique com a família, tenha algum hobbie, faça algo que você realmente gosta.

Não fique estressado por coisas desnecessárias e caso seja muito difícil manter-se calmo, procure algo relaxador como o Pilates ou até mesmo uma terapia.

Conclusão

dia-dos-pais-11

Os homens são conhecidos por não se importante tanto com a própria saúde da mesma forma que as mulheres, porém é muito importante estar em dia com o seu corpo para que seu bem-estar esteja sempre presente.

Sendo assim, aproveite esse dia dos pais que está chegando e conquiste novos hábitos saudáveis, isso com certeza irá melhorar muito o seu dia-a-dia!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>