cólicas-menstruais-capa

alivie as cólicas menstruais através do Método Pilates

As cólicas menstruais estão presentes na vida da maioria das mulheres uma vez por mês, trazendo-lhes um grande desconforto.

Toda mulher sofre ou já sofreu de cólicas menstruais pelo menos uma vez na vida quando passa a entrar em seu período fértil.

Por mais que seja uma dor no qual todas irão passar, é muito incômodo senti-la, pois em alguns casos ela pode afetar o desempenho diário e até mesmo debilitar.

O que nem todo mundo sabe, é que para aliviar essas cólicas, podemos contar não só com a ajuda de remédios, mas também com o Método Pilates que auxilia diretamente no corpo atuando nas possíveis dores que pode acometer o corpo.

Sendo assim, você irá conhecer o que são as cólicas menstruais, como elas afetam o corpo da mulher, como pode ser combatida e de que forma o Pilates ajuda no alívio da mesma. Confira a seguir!

O que são as cólicas menstruais

cólicas-menstruais-1

A cólica menstrual ou dismenorreia é a dor mais comum presente na vida da mulher que que possui um ciclo menstrual.

O corpo feminino possui órgãos reprodutivos que são: o útero, os ovários e as trompas.

Todos os meses, esses órgãos reprodutivos se preparam para gerar um bebê e durante essa preparação, cria-se uma camada dentro do útero chamada endométrio.

Quando uma mulher sente cólicas menstruais, é um sinal de que um novo ciclo está se iniciando, ou seja, ocorre um aumento na liberação da substância que é responsável por contrair o útero com o objetivo de eliminar a camada localizada na face interna do útero que cresce para nutrir o embrião (o endométrio).

Quando esse fenômeno ocorre, é sinal de que o óvulo não foi fecundado e assim, essa camada é eliminada através de um sangramento (a famosa menstruação).

Esse processo pode gerar muitas dores na mulher, pois essa face se descola do seu corpo e esse descolamento, é o principal responsável pela dor.

Além disso, durante este período de cólicas menstruais, a mulher sente seu corpo inchado por conta da progesterona ativa um outro hormônio chamado de aldosterona.

Este hormônio é responsável por influenciar o sistema renal, provocando a retenção de líquidos no corpo.

Tipos de cólicas menstruais

cólicas-menstruais-2

Existem dois tipos de cólicas menstruais que podem acometer o corpo da mulher sendo elas: as cólicas menstruais primárias e as cólicas menstruais secundárias.

As cólicas menstruais primárias, acompanha a mulher desde a sua menarca (primeira menstruação) e ocorre por conta do próprio organismo da mulher, ou até mesmo por causas desconhecidas.

Este tipo de cólica pode permanecer em todas as menstruações seguintes ou ser aliviada com o passar do tempo.

Já as cólicas menstruais secundárias acometem a mulher com o tempo, ou seja, pode ser que ela não tenha sentido cólicas nas primeiras menstruações, mas passa a sentir de uma hora para outra.

Na maioria das vezes, as cólicas menstruais secundárias ocorrem por doenças inflamatórias pélvicas, endometriose e miomas que causam dores fortes na mulher durante o seu período menstrual.

Sintomas das cólicas menstruais

cólicas-menstruais-3

 

Quando uma mulher sente cólicas menstruais, ela pode ter vários sintomas que podem ocorrer antes e/ou durante a menstruação sendo eles:

  • Enjoos;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Cansaço
  • Dor de cabeça;
  • Nervosismo;
  • Vertigem e desmaios;
  • Dor e inchaço abdominal;
  • Prisão de ventre;
  • Acne;
  • Ganho de peso;
  • Seios doloridos;
  • Alterações no apetite;
  • Mau-humor;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Sensibilidade emocional;
  • Ansiedade;
  • Dores nas costas;
  • Baixa autoestima.

No período menstrual, a mulher pode ter alguns ou todos esses sintomas, podendo ser de baixa ou alta intensidade.

Quando as cólicas vêm acompanhadas de outros sintomas de alta intensidade, o desempenho da mulher pode ser prejudicado impedindo-a de realizar até a mais simples tarefas do dia-a-dia.

Combatendo as cólicas menstruais

cólicas-menstruais-4

Quando uma mulher possui cólicas menstruais, ela faz de tudo para que essa dor seja aliviada de forma rápida, pois o desconforto pode ser muito intenso em alguns casos.

Em casos específicos com dores muito fortes, é importante que um médico especialista seja consultado para que ele possa avaliar o casso e receitar um tratamento adequado.

Só use remédios que seu médico receitar, pois o uso de medicações sem um receituário pode até ajudar nas cólicas, porém poderá trazer outros tipos de problemas caso sejam usados de forma incorreta.

Tomar chás também ajuda no combate à cólica, pois alguns deles possuem efeitos antiespasmódico que ajudam no alívio da dor.

Existem também tratamentos homeopáticos que são feitos através de remédios naturais receitados por um médico especialista, ajudando no combate às cólicas menstruais.

Caso a dor esteja muito forte, é muito importante tentar relaxar, por isso, descanse um pouco, faça massagens e/ou utilize bolsas de água quente, ou até mesmo um pano quente para cobrir a região.

Esses cuidados irão colaborar para o combate às cólicas menstruais, proporcionando uma melhora na dor.

Pilates no alívio das cólicas menstruais

cólicas-menstruais-5

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), o Pilates é um grande beneficiador quando o assunto é o alívio de cólicas menstruais.

O Método é uma grande alternativa para aquelas pessoas que não gostam de utilizar remédios para evitar dores no ventre, náuseas, cefaléia, cansaço e diarreia.

Isso ocorre, pois, o Pilates possui movimentos que atuam diretamente na melhora do funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos.

O Pilates também ajuda na melhor do equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo), proporcionando uma melhora contínua das cólicas menstruais.

Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, ansiedade, tristeza e fadiga.

Desta forma, as cólicas menstruais são amenizadas através dos exercícios do Método, ajudando também no controle respiratório.

Mas lembre-se, é importante que os exercícios sejam realizados com menos intensidade enquanto estiver “naqueles dias” para que o corpo não fique tenso.

É importante também unir os exercícios a uma alimentação mais saudável e aumentar o fluxo sanguíneo do abdome, utilizando-se de uma bolsa térmica, pois o calor ajuda a relaxar os músculos contraídos na região.

Conclusão

cólicas-menstruais-6

As cólicas menstruais podem ser muito incômodas na vida da mulher, pois durante este período, o corpo feminino sofre diversas mudanças, trazendo dores e sintomas indesejáveis.

Ao praticar Pilates, a mulher trabalha a região pélvica e relaxamento, que são essenciais para ajudar na melhora dessas dores.

Agora que vocês mulheres descobriram mais esse benefício do Pilates, não fiquem aí paradas!

Corra agora! Pratique Pilates e livre-se das indesejáveis cólicas menstruais!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>