hidratação-no-Pilates-capa

Hidratação no Pilates, como fazer?

Quando praticamos o Método, temos que nos preocupar não só com a qualidade dos alimentos que comemos, mas também com a quantidade de líquidos que ingerimos para haver uma boa hidratação no Pilates.

Como sabemos, todos nós devemos beber, em média, 2 litros de água por dia.

A reposição de líquidos perdidos e a hidratação são essenciais para o bom desempenho e uma boa hidratação no Pilates, porém, sabemos que, muitas vezes, é muito difícil seguir essa recomendação à risca.

A desidratação nos leva a diversas consequências indesejáveis, como redução no desempenho, fadiga, perda de apetite, aumento da concentração urinária, entre outros.

Esse quadro pode piorar também em algumas condições como calor, ausência de vento, aumento da intensidade do exercício e pelo estado de hidratação antes do Pilates.

A água, além de fazer parte de 60% do nosso corpo e participar de diversas reações químicas do nosso organismo, também é importante para a termorregulação, um mecanismo que nos auxilia na melhora dos resultados no Método, além é claro ser muito importante também na hidratação no Pilates.

Sendo assim, iremos entender agora como fazer a hidratação no Pilates e de que forma essa hidratação é importante para os Pilateiros!

O que é termorregulação e como ela pode influenciar na hidratação no Pilates?

hidratação-no-Pilates-1

A termorregulação nada mais é do que a regulação da temperatura corporal.

É através dela que nosso corpo mantém uma temperatura em torno de 36°.

Durante a prática do Pilates, principalmente nos dias quentes, temos um aumento da temperatura do nosso corpo e acabamos suando durantes nossas aulas.

Por isso que um dos principais problemas enfrentados durante os movimentos do Método é a perda de água na forma de suor, que ocorre para a manutenção da temperatura corporal, piorando, infelizmente, o nosso desempenho.

Sendo assim, uma boa hidratação no Pilates, influencia na regulação da temperatura do nosso corpo, melhorando nosso rendimento.

Quanto de água um praticante de Pilates deve ingerir?

hidratação-no-Pilates-2

Nós praticantes de Pilates, devemos ingerir líquidos antes, durante e após a as aulas, com o objetivo prevenir a desidratação, manter a temperatura corporal, retardar o aparecimento da fadiga e hidratar o corpo.

Já sabemos que o indivíduo bem hidratado antes do exercício, sofre menos consequências com a desidratação e tem melhor desempenho durante a prática do mesmo.

Porém, esta hidratação no Pilates, se vale durante o dia e não somente antes de executar os movimentos, por isso, é importante a ingestão de 2 L de água por dia.

Durante os exercícios, a reposição de água é importante para a manutenção da temperatura corporal.

Recomenda-se a ingestão de aproximadamente 300 ml de água por hora de exercício, sempre analisando a sua tolerância.

A ingestão exagerada de líquidos pode levar à desconfortos gastrointestinais, principalmente durante aqueles exercícios em que ficamos de cabeça para baixo.

Após o exercício, é importante ressaltar que não precisamos depender da sensação de sede para começar a ingerir líquidos, principalmente nos dias de calor, por isso é muito importante a hidratação no Pilates.

É necessário o consumo de bebidas isotônicas?

Não! O consumo de bebidas isotônicas só é recomendado para atletas de alto rendimento e atividades físicas intensas com mais de 2 horas de duração.

Para as pessoas que praticam o Método, o consumo dessas bebidas não se faz necessário. Só a água já é o suficiente para se ter uma boa hidratação no Pilates!

Há alternativas para quem não gosta de beber água?

Para aqueles que não conseguem ingerir a recomendação adequada de água durante o dia (seja pelo sabor ou pela falta de tempo), o ideal é dar sempre preferência a produtos naturais, como:

  • Chás – alguns com efeitos diuréticos como o chá verde, chá de hibisco, chá branco;
  • Sucos de frutas – que são importantes pela presença de fibras em sua composição;
  • Água de coco – que é muito recomendada após a pratica de Pilates por conter os sais minerais perdidos através do suor;
  • Água aromatizada – que é feita com frutas frescas e ervas aromáticas, além disso, possui um sabor suave e agradável, ótima para os dias de calor.

É bom lembrar: evite produtos industrializados como bebidas alcoólicas, refrigerantes (até mesmo o zero, light, diet), sucos artificiais, em pó, néctar, entre outros.

Esses alimentos possuem em sua composição um teor elevado de açúcares, sódio e calorias além de um baixo teor de nutrientes, fora isso, eles também contêm conservantes prejudiciais à saúde.

Também é importante ressaltar que nenhum outro líquido substitui a ingestão de água no dia a dia. Dê preferência sempre a ela, que é uma riqueza natural com diversos benefícios à saúde!

Outros benefícios da ingestão adequada de água para a hidratação no Pilates hidratação-no-Pilates-3

 

Além de todos os benefícios que já falamos, a ingestão correta de água previne câimbras, que ocorrem devido a um desequilíbrio hidreletrolítico corporal.

Beber água regularmente ajuda a manter as concentrações de líquidos e eletrólitos no nosso corpo.

Sendo assim, não vamos ter aquelas indesejáveis câimbras durante as aulas.

A água também melhora o funcionamento do intestino fazendo com que nosso corpo se sinta mais disposto para praticar atividades físicas, previne inchaços pelo aumento da eliminação de líquidos pelo nosso corpo e também auxilia no processo de destoxificação, através da excreção de substâncias tóxicas.

Dicas de hidratação

hidratação-no-Pilates-4

-Durante e após o Pilates procure ingerir líquidos gelados frios ou gelados para refrescar;

- Uma maneira simples e fácil de saber se você está possui uma boa hidratação no Pilates é pela cor de sua urina, quanto mais clara ela estiver, mais hidratado você se encontra;

- Não espere sentir sede para beber líquidos, pois a sede já é um aviso de desidratação;

- Cuidado com a ingestão de líquidos próximo a exercícios em que ficamos de cabeça para baixo, pois pode causar desconfortos gástricos. Avise sempre seu instrutor quando estiver com estes sintomas!

- A ingestão, em média, de 8 copos de água por dia é a mais recomendada e esta ingestão se torna ainda mais importante após o Pilates.

Conclusão

hidratação-no-Pilates-5 A ingestão adequada de água é importante para a manutenção de diversas funções do nosso organismo.

Durante a prática dos movimentos do Método, perdemos água por meio do suor, por isso necessitamos ingerir líquidos antes, durante e após as aulas, sempre evitando bebidas gaseificadas e sucos artificiais para que o nosso corpo tenha uma boa hidratação no Pilates.

A má ingestão de água pode diminuir nosso rendimento e aumentar a fadiga, por isso, é sempre importante manter-se hidratado!

E lembre-se: cada pessoa tem uma necessidade diária de água específica.

Para um planejamento individualizado e completo, procure sempre um nutricionista. Ele é o profissional que poderá te ajudar nessa caminhada!

Juliana-nutricionista

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>