pilates-suspenso-capa

Conheça os 8 exercícios de Pilates Suspenso para você praticar

No Pilates, existem diversas modalidades que fazem parte do Método com o intuito de garantir os mesmos benefícios de forma diferente como é o caso do Pilates Suspenso.

O Pilates Suspenso segue os mesmos 6 princípios do método Pilates original, porém, por ser realizado nos aparelhos de suspensão, as suas aulas tornam-se mais dinâmicas e desafiadoras!

Desta forma elas garantem vários benefícios para os Pilateiros de uma forma muito mais dinâmica e ativa.

Sendo assim, você irá conhecer agora o que é o Pilates Suspenso, quais são os aparelhos utilizados nessa modalidade, quais benefícios o Método garante ao ser humano, além disso, conhecerá também 8 exercícios para você praticar. Confira a seguir!

O que é Pilates Suspenso

pilates-suspenso-1.

A suspensão em si, caracteriza-se pelo ato de suspender-se no alto pendurando-se em algo.

O Pilates Suspenso foi criado anteriormente para treinar militares em ambientes restritos como submarinos, pois era necessária uma tecnologia esportiva que ocupasse pouco espaço e fosse boa para atender as necessidades dos mesmos com o intuito de melhorar a resistência.

Hoje, o Pilates suspenso é um treinamento que consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou por completo.

Assim, o peso corporal é utilizado como principal ferramenta para desafiar-se, onde a ideia principal é utilizar a gravidade a seu favor, realizando movimentos mais desafiadores que estimulem a resistência corporal, o equilíbrio e a força podendo trabalhar várias partes do corpo.

Ao realizar os exercícios do Pilates Suspenso, você garante um enorme controle entre o corpo e a mente oferecendo a si próprio estímulos diferentes que te ajudam a ganhar força e flexibilidade.

além disso, o  Pilates Suspenso pode ser praticado por todos, desde iniciantes, até Pilateiros avançados.

Aparelhos utilizados no Pilates Suspenso

Pilates-Suspenso-2

O Pilates Suspenso conta com alguns aparelhos que auxiliam o indivíduo no momento em que for realizar os movimentos.

Alguns desses aparelhos são:

Columpio – é um aparelho originário da Yoga e tem como base principal dos exercícios aumentar a flexibilidade, força e resistência. Além do Columpio, existe também o Columpio Wall que é a utilização do mesmo aparelho, porém na parede possibilitando diversos exercícios diferentes.

Lira – é um aro de metal que que tem como base os exercícios acrobáticos ajudando no ganho de flexibilidade, força, resistência e suavidade através dos movimentos realizados neste aparelho.

Powercord – possui adaptações que tornam possível suspender as mãos e os pés em um único equipamento.

Ele possui duas roldanas que são utilizadas como um mecanismo de intensidade podendo ser utilizadas soltas ou travadas.

Powerbalance – consiste na junção de um balanço convencional e um trapézio, gerando assim várias possibilidades de movimentos.

Benefícios do Pilates Suspenso

pilates-suspenso-3.

Quando você passa a praticar Pilates Suspenso, seu corpo garante diversos benefícios, como:

Desta forma, seu corpo e sua mente ficam revigorados diariamente através do Método, colaborando para uma vida mais saudável.

Exercícios de Pilates Suspenso.

Agora que você já conhece o Pilates Suspenso, confira agora 8 exercícios desta modalidade para você praticar:

Tree

pilates-suspenso-4

Posicionamento inicial: sentado de frente para o tecido com a coluna apoiada em uma das laterais do mesmo. Faça uma “pinça” com os dedos dos pés e segure o balanço acima da cabeça com os braços.

Posicionamento do aparelho: o balanço deve estar na altura do quadril dobrado ao meio, com espaçadores abaixados.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo ajudar na mobilidade da coluna, fortalecer o CORE, fortalecer os membros inferiores, além de alongar a cadeia interior.

Contraindicações: este exercício deve ser evitado por pessoas que possuam problemas como hérnia, listeses, estenoses. O mesmo deve ser evitado por gestantes também.

Arrow

pilates-suspenso-5

Posicionamento inicial: postura de morcego.

Posicionamento do aparelho: a Lira deve estar em altura média/ alta.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo fortalecer o CORE, fortalecer os membros inferiores e estabilizar o tronco.

Contraindicações: este exercício deve ser evitado por pessoas que possuam cistos e edemas na fossa poplítea, problemas de punho e problemas na cervical.

Flag

pilates-suspenso-6

Posicionamento inicial: pode sair do morcego ou em pé ao lado da Lira.

Posicionamento do aparelho: Lira em altura média a alta.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo estabilizar o tronco.

Contraindicações: este exercício deve ser evitado por pessoas que possuam cistos e edemas na fossa poplítea, problemas de punho e problemas na cervical.

Monkey

pilates-suspenso-8

Posicionamento inicial: posicionado abaixo do aparelho com as mãos afastadas segurando na barra.

Posicionamento do aparelho: lira média a alta.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo fortalecer o CORE, fortalecer os membros superiores, estabilizar o corpo e alongar a cadeia Posterior.

Contraindicações: este exercício deve ser evitado por pessoas que possuam qualquer doença relacionada com as inversões.

Power Cord – Prancha

pilates-suspenso-9

Posicionamento inicial: ajoelhado com os braços segurando as alças de mão em flexão de cotovelo e os pés nas alças de pé.

Posicionamento do aparelho: Cord alto com as duas alças de mãos e as duas alças de Pés.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo estabilizar e fortalecer o corpo.

Bat

pilates-suspenso-10

Posicionamento inicial: Sentado no balanço.

Posicionamento do aparelho: balanço acima das cristas ilíacas dobrado ao meio.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspendo tem por objetivo realizar a tração da coluna, relaxar o corpo e alinhas a postura.

Prancha com suporte

pilates-suspenso-11

Posicionamento inicial: em posição de prancha com as mãos apoiadas no solo e abdômen no tecido.

Posicionamento do aparelho: tecido na altura do joelho dobrado ao meio.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo fortalecer o CORE, fortalecer os membros inferiores, fortalecer os membros superiores e estabilizar o corpo.

Slope Side

pilates-suspenso-12

Posicionamento inicial: em pé de lado para o aparelho com as mãos nas alças curtas.

Posicionamento do aparelho: alças curtas acima da cabeça.

Objetivo: este exercício de Pilates Suspenso tem por objetivo mobilizar a coluna e melhorar a flexibilidade.

Conclusão

pilates-suspenso-13

O Pilates Suspenso é caracterizado por realizar os exercícios do Método Pilates de forma suspensa desafiando o Pilateiro.

Esta modalidade do Pilates possui diversos benefícios pois trabalha todo o corpo e  mente de forma equilibrada.

Desta forma, o ser humano garante melhor qualidade de vida, além de um imenso bem-estar.

E você, gostou desta modalidade? Fale com seu instrutor e comece a praticar Pilates Suspenso, ele com certeza irá te ajudar!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>