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Conheça as diferenças entre Pilates Solo e Pilates em Aparelhos

Todos sabemos que praticar Pilates Solo ou em Aparelhos traz inúmeros benefícios como a consciência corporal, melhora da postura, melhora da respiração, tonificação dos músculos, ganho de flexibilidade, alongamento do corpo, melhora do equilíbrio e da coordenação motora.

Sabemos também que os exercícios são ótimos e ajudam nossas vidas em diversos aspectos, mas e as diferenças do Método, você conhece?

Há muita dúvida entre os praticantes e até entre aqueles que querem começar o Método sobre a diferença entre o Pilates Solo conhecido como “Mat Pilates” e o Pilates com a ajuda de aparelhos que é chamado de “Pilates em Stúdio”.

Existem princípios-chave que estão intimamente ligados a excelência do movimento, destacando-se a qualidade sobre a quantidade.

Esses princípios fundamentais são: a concentração, o controle, a precisão, a respiração, a centralização e o movimento fluido.

Cada um dos seis princípios atua com o intuito de melhorar o nosso corpo e mente, seja ele Pilates Solo  ou nos aparelhos, porém, existe uma diferença entre as duas formas de praticar o Método que você conhecerá a seguir!

Os princípios básicos do Pilates

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O Pilates é formado por seis princípios que atuam no nosso corpo e mente de forma eficaz.

Concentração: Durante todo o exercício a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível. Todo o corpo é importante e nenhum movimento é ignorado.

Controle: É importante a preocupação com o controle de todos os movimentos tendo por finalidade aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

Precisão: De fundamental importância na qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural do corpo.

Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.

Centramento: A este princípio do Pilates, chamamos de Powerhouse ou centro de força que é o ponto focal para o controle corporal.

Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos.

O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

Respiração: Joseph Pilates afirmava que frequentemente respiramos errado e usando apenas uma fração da capacidade do pulmão.

Em seu trabalho, Joseph enfatizava a respiração como o fator primordial no início do movimento.

A respiração deve ocorrer ao mesmo tempo da ação muscular, favorecendo o incremento da ventilação pulmonar e a melhora da oxigenação tecidual.

Movimento Fluido: Refere-se ao tipo de movimento, que deve ser de forma controlada e contínua, deve exibir qualidade de fluidez e leveza que absorvam os impactos do corpo com o solo e que usam da inércia, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo.

Os exercícios de Pilates podem ser divididos em dois grupos: os realizados no solo (mat Pilates) envolvendo acessórios como bolas, faixas elásticas, rolos e magic circle e os de aparelhos com dispositivos envolvendo molas e polias (Cadillac, Reformer, Chair, Barrel sendo os principais).

Os equipamentos utilizam molas que fornecem assistência ou resistência em inúmeros ângulos de movimentos.

Pilates Solo (Mat Pilates)

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Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios que oferecem uma maior variedade de desafios ao método.

No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório.

Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades.

Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.

O Mat Pilates é considerado um exercício que exige maior esforço do praticante sendo necessário força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal, porém, não significa que será difícil para todos, basta um pouco de treino e com o tempo o corpo assume novas formas e os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados.

O Pilates Solo caracteriza-se também pelo uso de acessórios auxiliares para a sua realização, como o Magic Circle, Meia Lua, Banda Elástica, Rolo de Espuma e Bola.

O Solo exige mais controle, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, além disso, os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento.

Tanto Iniciantes como pessoas mais avançadas podem praticar Pilates Solo tendo em sua divisão de exercícios nível inicial, intermediário e avançado.

Pilates em Aparelhos

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Os exercícios de Pilates realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo.

A intensidade dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos é fornecida através das molas que são classificadas através de cores diferentes que se classificam em preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

Além de oferecerem resistência nos treinamentos, muitas vezes são usadas como assistência durante o movimento.

A estrutura básica dos aparelhos de Pilates é composta por essas molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer (facilitando o movimento), carregando parte do peso que você deveria estar puxando ou como uma resistência (dificultando o movimento).

A escolha de como usar essas molas irá depender dos seus objetivos, dando a possibilidade de facilitar ou dificultar o movimento.

Os aparelhos mais importantes desenvolvidos por Joseph Pilates usados em Studio são: Universal Reformer, Cadillac, Chair e Barrel.

É importante ressaltar que o uso ou não de aparelhos varia de acordo com o grau de dificuldade apresentado pelo praticante.

Pilates Solo x Pilates Aparelhos

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Uma dúvida muito comum em relação aos métodos básicos de Pilates é justamente essa: Qual eu devo fazer, Solo ou Aparelhos?

Visto que tanto no solo quanto nos aparelhos, os princípios do método são os mesmos já citados anteriormente, é possível utilizar os aparelhos e também os exercícios em solo em uma mesma aula de Pilates mesclando as duas coisas.

Tanto o Mat Pilates quanto o Pilates com aparelhos apresentam graus de dificuldade parecidos.

Uma diferença a se ressaltar é que no solo não temos as molas para nos “ajudar” sendo assim, o esforço é maior como explicado anteriormente.

Tanto um como o outro trazem benefícios, minha dica para pessoas com lesões ou idosos, seria começar no Studio e depois migrar para a atividade em solo, isso porque em Studio há mais formas para facilitarmos os movimentos caso o praticante tenha muita dificuldade.

No solo o praticante é mais desafiado por seu próprio corpo no espaço e através do uso de acessórios como bola, bandas elásticas, etc. Tanto em um como no outro há níveis inicial, intermediário e avançado, sendo necessário supervisão durante os treinos e correção postural constante durante toda a aula.

 Conclusão

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O Pilates possui duas formas diferentes para se realizar os exercícios, sendo elas o Pilates Solo e o Pilates em Stúdio.

Cada uma dessas formas de praticar Pilates, trazem imensos benefícios para o praticante, ajudando em diversas ocasiões da vida.

Sendo assim, a escolha depende do objetivo de cada um, há quem sinta mais prazer fazendo uma aula mais desafiadora como os treinos em solo e outros que preferem os aparelhos para alinhar melhor e facilitar os movimentos se for necessário.

Em ambas as técnicas existem maneiras de se trabalhar que podem tornar os exercícios mais desafiadores ou não.

Minha dica é que escolha a que melhor se encaixa para seu perfil e seus objetivos. O importante é praticar Pilates seja onde for!

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