Cadillac-capa

15 exercícios de Pilates no Cadillac para você praticar

O Pilates é um Método composto por grandes séries de exercícios que podem ser praticados tanto em solo (no chão) como em equipamentos como é o caso do Pilates no Cadillac.

O Cadillac é um equipamento do Pilates que auxilia os Pilateiros nos seus exercícios diários, ganhando mais estabilidade física e flexibilidade.

Este aparelho é um dos mais tradicionais no Método e está inserido há muito tempo no Pilates, por isso, é um dos principais utilizados na hora de realizar os movimentos.

Quando você pratica Pilates no Cadillac, você adquire diversos benefícios que atuam não apenas no seu corpo, mas também na sua mente, proporcionando um imenso bem-estar e garantindo um bom condicionamento físico.

Sendo assim, confira agora o que é o Cadillac, quais benefícios ele garante para o nosso corpo e os 15 principais exercícios do Método para você praticar com o auxílio de seu instrutor.

O que é o Cadillac?

Cadillac-1

O Cadillac é um equipamento que foi criado por Joseph Pilates com o intuito de reabilitar as diversas patologias que acometiam os pacientes que praticavam o Método.

Nos dias atuais ele ajuda não só em patologias, mas auxilia também na melhoria de vida daqueles que já estão saudáveis, garantindo um bom condicionamento físico.

O Cadillac, ou mesa de trapézio é composto por: barra de apoio, barra de roll down, trapézio, alças, cintos de segurança e molas, onde cada um tem um papel fundamental na hora de se praticar os exercícios.

Barra de apoio – são barras usadas para o apoio do Pilateiro na hora de executar os movimentos. Por serem ajustáveis, as barras podem ser utilizadas por qualquer pessoa independente de sua estatura.

Barra de roll down – ela é mais utilizada para exercícios de membros superiores, fortalecendo e dando mais elasticidade para os mesmos.

Trapézio – mais utilizado para realizar exercícios suspensos, onde o Pilateiro realiza os movimentos fora do solo proporcionando força para seu corpo.

Alças – são colocados sobre os pés ou mãos, com o objetivo de realizar movimentos unilaterais, garantindo uma grande flexibilidade.

Cintos de segurança – são cintos que tem o objetivo de segurar o Pilateiro garantindo mais segurança no momento em que os exercícios forem realizados. Os cintos evitam quedas e promovem mais estabilidade durante os movimentos.

Molas – são objetos elásticos e flexíveis que exercem uma função essencial nos aparelhos.  As molas são responsáveis por auxiliar o os praticantes de Pilates no momento de executar determinado movimento.

Essas peças que compõem o Cadillac garantem uma grande variedade de exercícios para os Pilateiros e, por serem ajustáveis, os movimentos  podem ser praticados por qualquer pessoa.

Seu longo repertório de movimentos, proporcionam mudanças na musculatura do centro do abdômen, desenvolvem a flexibilidade da coluna, exercitam a cintura escapular, fortalecem as costas e esticam todo o corpo.

Por isso, o Pilates no Cadillac é frequentemente usado para quem tem dificuldades de praticar certos exercícios de solo, além de ser utilizado também para fins fisioterapêuticos, auxiliando no tratamento de patologias como dores nas costas, artrite, dores nos joelhos e afins.

Benefícios do Pilates no Cadillac

Cadillac-2

Praticar Pilates no Cadillac traz diversos benefícios sendo eles:

  • Ajuda na reabilitação de diversas patologias;
  • Alonga a musculatura;
  • Fortalece o corpo;
  • Garante maior flexibilidade;
  • Alivia as dores que acometem o corpo;
  • Corrige a postura;
  • Auxilia para o condicionamento físico;
  • Promove o bem-estar evitando o estresse;
  • Relaxa o corpo e amente;
  • Pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa;
  • Ajuda na definição do abdômen;
  • Exercita a cintura;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora a respiração;
  • Garante maior estabilidade;
  • Alonga todo o corpo.

Com tantos benefícios, o Cadillac acaba sendo um grande influenciador nos Stúdios de Pilates.

Mas lembre-se, para garantir os benefícios neste aparelho, é necessário que os movimentos sejam realizados com a ajuda de um instrutor que irá te auxiliar para que cada exercício seja feito da maneira correta.

Exercícios de Pilates no Cadillac

Confira agora os 15 exercícios do Pilates no Cadillac para você praticar nas suas próximas aulas!

1 – Movimento do arqueiro

Cadillac-3

Sentado no centro do Cadilac com a coluna neutra, segure as alças com as mãos, mantendo os cotovelos estendidos.

Inspire preparando-se para o movimento e na expiração, realize a rotação da coluna ?exionando o cotovelo e hiperestendendo o ombro do mesmo lado. Tome cuidado para não perder o alinhamento do quadril.

O movimento deve ocorrer na cintura escapular, ombro e coluna torácica, por isso, evite movimentar a lombar.

O objetivo deste exercício é mobilizar e estabilizar a cintura escapular, além de mobilizar a coluna torácica.

Ao realizar a rotação, este exercício fortalece os extensores do ombro, adutores, elevadores e rotadores inferiores da cintura escapular além dos ?exores do cotovelo e rotadores da coluna.

2 – Variação arms up and Down

Cadillac-4

Deitado de barriga para cima, com os joelhos e quadril ?exionados e pés apoiados no cadilac, mantendo o alinhamento corporal. Segure as alças com as mãos.

Em seguida, inspire preparando-se para o movimento, e na expiração, realize uma leve extensão horizontal e em seguida a extensão dos ombros, tencionando a mola tentando tocar o cadilac.

Tome cuidado para não perder o contato da coluna e das escapulas com o solo. A coluna vertebral deve sempre estar alinhada e o movimento deve acontecer apenas nos ombros.

A mão ficará um pouco abaixo da linha do ombro e a mola deve ser fixada de maneira diferente. Isso irá promover uma maior instabilidade e amplitude de movimento.

Fazendo o exercício corretamente, você irá atuar na estabilização da cintura escapular, fortalecendo os extensores do ombro e rotadores inferiores, além dos depressores da cintura escapular.

3 – Fortalecimento de deltoide

Cadillac-5

Deitado lateralmente no Cadilac, apoie-se sobre a mão tendo o cotovelo estendido e ombro abduzido. Os membros inferiores devem estar cruzados com os pés apoiados no solo.

Feito isso, segure a alça com a mão livre estando em rotação externa de ombro e inspire preparando-se para o movimento.

Ao expirar, realize a abdução do ombro com o cotovelo estendido, e retorne à posição inicial.

Tome cuidado com hiperextensão de cotovelo e para não perder o alinhamento da coluna. As escápulas devem estar conectadas para manterem os ombros alinhados.

Este exercício tem como objetivo estabilizar a coluna, estabilizar também a cintura pélvica e escapular, fortalecimento os rotadores superiores da cintura escapular, abdutores do ombro, ?exores laterais da coluna e abdutores e adutores do quadril.

4 – Posição de seis apoios com desenvolvimento

Cadillac-6

Em posição de 6 apoios no Cadilac, a coluna bem alinhada, segure a alça com a mão estando com o ombro abduzido a 90 graus e cotovelo totalmente ?etido.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize a extensão do cotovelo e abdução total do ombro. Após, retorne à posição inicial.

Tome cuidado com a hiperextensão de cotovelo e para não perder o alinhamento da coluna. As escápulas devem estar conectadas para manter os ombros alinhados.

Este exercício tem por objetivo estabilizar a coluna, estabilizar a cintura pélvica e escapular, além de fortalecer os abdutores do ombro, extensores do cotovelo e rotadores superiores da escápula.

5 – Fortalecimento de peitoral

Cadillac-7

Ajoelhado no Cadilac de costas para a barra móvel, segurando as alças com as mãos, os ombros em abduzidos a 90° e cotovelos ?exionados com a radio-ulnar pronada. Incline o tronco a frente estendendo os joelhos.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize a extensão do cotovelo, ?exão horizontal dos ombros e supinação da radio-ulnar até a posição neutra, mantendo as mãos na altura dos ombros, em seguida, retorne à posição inicial.

Para realizar o movimento, é importante que escápulas estejam conectadas para manter os ombros alinhados. O corpo deve estar inclinado para frente e o Powerhouse deve estar ativado para manter a estabilidade da coluna.

Este exercício tem por objetivo a estabilização da coluna, a estabilização da cintura pélvica e escapular, fortalecendo os ?exores do ombro, os extensores do cotovelo e rotadores superiores da escápula.

6 – Movimento de relógio

Cadillac-8

Em do lado de fora do Cadilac de costas para as molas, segure as alças com as mãos e mantenha os joelhos semi-?exionados com os ombros abduzidos em extensão horizontal.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize uma ?exão lateral da coluna.

Retorne à posição inicial e realize o movimento para o outro lado.

Cuidado com a hiperextensão de cotovelo. As escápulas devem estar conectadas para manter os ombros alinhados.

Com e realização correta deste movimento, você estará colaborando com a mobilização e o alongamento do complexo do ombro, além de colaborar também com os ?exores laterais da coluna e os ?exores horizontais dos ombros.

7 – tríceps

Cadillac-9

De joelhos sobre o Cadilac de frente para a barra torre fixa às molas. Segure a barra torre com as mãos na largura dos ombros, incline levemente o tronco à frente estendendo um pouco os joelhos.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize a extensão dos cotovelos e retorne à posição inicial.

Ao realizar o movimento, as escápulas devem estar conectadas para manter os ombros alinhados. Com isso, você estará colaborando com o fortalecimento dos extensores do cotovelo e estabilizadores da coluna e ombros.

8 – Estabilização escapular

Cadillac-10

Em seis apoios no Cadilac de frente para a barra torre, segure a barra torre com uma das mãos, mantendo o ombro e  o cotovelo ?etidos. Os joelhos devem estar alinhados com o quadril e a mão de apoio alinhada com o ombro.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize o movimento de extensão do cotovelo com ?exão total do ombro sem desestabilizar a escápula, empurrando a barra para frente. Feito isso, retorne à posição inicial.

Este exercício tem por objetivo fortalecer os músculos estabilizadores da cintura escapular, fortalecer também os extensores do cotovelo e ?exores do ombro.

9 – Mobilização e estabilização escapular

Cadillac-11

Sentado sobre a caixa em cima do cadillac com os joelhos ?exionados e alinhados com o quadril, de costas para a barra torre.

Segure a barra com as mãos mantendo os ombros hiperestendidos, cotovelos ?etidos e radio-ulnar supinada.

Inspire preparando-se para o movimento, e expire estendendo os cotovelos contra a resistência das molas.

É necessário que o seu instrutor te ajude no momento em que você for se posicionar no início do exercício e ao sair do equipamento.

Este exercício tem por objetivo estabilizar e mobilizar a cintura escapular, fortalecendo também os extensores do cotovelo e alongar os ?exores do ombro.

10 – Hunging pull ups

Cadillac-12

Segurando nas barras horizontais do Cadilac com as mãos, mantenha os cotovelos estendidos e escápulas em posição neutra.

Os membros inferiores devem estar suspensos pelas alças Fuzy tendo os joelhos em extensão e o quadril ?exionado.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize o movimento de extensão do quadril associado à extensão e hiperextensão da coluna. Feito isso, retorne à posição inicial.

A coluna torácica deve realizar a maior amplitude de extensão para não sobrecarregar a coluna lombar.

Realizando o movimento de forma correta, você irá colaborar com a estabilização e mobilização da cintura escapular, coluna vertebral e cintura pélvica. Irá colaborar também com o fortalecimento dos extensores do quadril e coluna e dos adutores da cintura escapular.

11 – Swan

Cadillac-13

Deitado de barriga para baixo sobre o Cadillac, segure a barra torre com as mãos mantendo os cotovelos ?etidos próximos ao corpo.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize o movimento de extensão da coluna vertebral e cotovelos empurrando a barra torre para baixo ativando os extensores do ombro. Em seguida, retorne à posição inicial.

A maior amplitude de extensão da coluna deve ser realizada pela coluna torácica para não sobrecarregar a lombar.

Este exercício tem por objetivo estabilizar a cintura escapular e a coluna vertebral, fortalecendo também os extensores da coluna e dos ombros, além de alongar os ?exores da coluna.

12 – Bridge

Cadillac-14

Deitado com as costas no Cadillac, segure a barra de madeira com as mãos mantendo os membros inferiores apoiados nas alças do trapézio e os ombros ?exionados a 90°.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize a extensão da coluna vertebral e do quadril mobilizando a coluna. Ao mesmo tempo, estenda os ombros contra a resistência das molas e retorne à posição inicial.

Realizando este exercício corretamente, você estará estabilizando a cintura escapular e pélvica, fortalecimento os extensores do quadril coluna e ombros.

13 – Arms pull up and down

Cadillac-15

Sentado com membros inferiores cruzados, tendo joelhos ?etidos e quadril em rotação externa sobre o Cadilac, de costas para a barra torre. Segure a barra torre com as duas mãos, radio-ulnar supinada, cotovelos e ombros ?exionados aproximadamente a 90°.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize a extensão do ombro ?exionando o cotovelo, levando a barra na direção do peito. Em seguida, retorne à posição inicial.

Este exercício tem por objetivo fortalecer os ?exores do cotovelo e extensores do ombro.

14 – Variação de arms pull up and down

Cadillac-16

Sentado no Cadilac de costas para a barra torre, com os joelhos e quadris ?exionados e tronco inclinado para trás, segure a barra torre com as duas mãos com a radio-ulnar de supinada e cotovelos ?exionados.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize o movimento de extensão de ombro associado à ?exão do cotovelo. Logo após, retorne à posição inicial.

O movimento correto deste exercício estará colaborando com o fortalecimento dos ?exores do cotovelo, extensores do ombro, ?exores da coluna e transverso abdominal.

15 – Sit up

Cadillac-17

Deitado de barriga para cima no Cadilac com a cabeça próxima abaixo da barra torre, segure a barra com as duas mãos mantendo os cotovelos estendidos, e os joelhos e quadris ?exionados com pés apoiados sobre o aparelho.

Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração ?exione a coluna e quadril, e em seguida estender novamente a coluna.

Inspire e retorne à posição inicial. Permita que os ombros ?exionem ainda mais e a mobilização da coluna nas duas fases de movimento.

Este exercício tem por objetivo estabilizar a cintura escapular e mobilizar a coluna vertebral, além de fortalecer os ?exores da coluna e extensores do ombro e cotovelo.

Conclusão

Cadillac-18

O Pilates é um método que utiliza diversos equipamentos que tem por objetivo criar variações em seus movimentos.

Dentre esses equipamentos, existe o Cadillac que é considerado um dos equipamentos mais antigos criados por Joseph Pilates.

Ele proporciona diversos benefícios que atuam no corpo e na mente do ser humano trazendo um grande bem-estar e flexibilidade.

Por isso, o Cadillac é considerado um grande aliado na hora de se praticar Pilates.

Mas não se esqueça, os exercícios nesse aparelho, devem ser feitos com o auxílio de um instrutor para que os movimentos sejam realizados de forma correta, garantindo então todos esses benefícios que o Pilates do Cadillac oferece.

Agora que você já aprendeu 15 exercícios no Cadillac e viu o tanto de benefícios que o Método realizado nesse aparelho traz, corra agora e pratique Pilates para garantir todas essas vantagens!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>