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Dia dos namorados: 10 exercícios de Pilates para casais para vocês praticarem juntos

Quem pratica o Método Pilates garante diversos benefícios para seu corpo e mente, mas  tem coisa melhor do que poder ter todos esses benefícios juntamente com seu grande amor? Pois foi pensando nisso, que criamos essa matéria sobre Pilates para casais!

Pilates para casais não é só um modo de praticar o Método, mas também é uma forma de demostrar amor pelo (a) seu (a) parceiro (a).

Juntos fica muito melhor trabalhar para obter um melhor condicionamento físico e uma vida mais saudável, além é claro,  de poder garantir um tempinho a mais com a pessoa amada.

Até porque com a correria do dia-a-dia fica difícil arrumar um tempo para ficar juntinhos.

Pensando nisso, nossa publicação especial de dia dos namorados preparou alguns exercícios de Pilates para casais para você praticar junto com o seu (a) companheiro (a). Confira a seguir!

Mas afinal, para que serve o Pilates?

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O Pilates é um Método formado por exercícios que são realizados de diversas formas podendo ser elas com ou sem o auxílio de equipamentos.

Esses exercícios são projetados para dar um total e completo controle do corpo e também uma extensa conexão com a mente.

Criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920, os movimentos do Pilates têm como finalidade devolver e restaurar a saúde dos indivíduos sendo elas condições de reabilitação ou até mesmo condições relacionadas a melhora da qualidade de vida.

Os Métodos utilizados por Joseph são passados para nós até os dias atuais, garantindo um maior condicionamento físico onde cada exercício estimula o corpo garantindo o equilíbrio e a postura.

O Pilates conta também com mais de 600 variações de exercícios que podem ser praticados de formas diferentes por qualquer tipo de pessoa, desde um idoso, até mesmo uma criança.

Com isso, pode-se dizer que o Pilates atua como uma ferramenta para a melhoria do corpo e da mente, por isso, pode ser utilizado como atividade física para aqueles que não gostam de caminhada, corrida, academia e outros tipos de esportes.

Praticando Pilates juntos

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Com a correria diária, fica mais difícil dedicar um tempo da vida para aqueles que tanto amamos.

Praticar Pilates para casais é muito importante, pois além de você garantir um tempinho a mais com o (a) seu (a) companheiro (a), você garante uma melhora considerável em sua saúde em vários aspectos diferentes.

O Pilates para casais também ajuda na descontração, aliviando o estresse e trazendo mais prazer para a vida a dois.

Por fortalecer o abdômen, a região pélvica e a parte interna da coxa, o Método garante mais disposição no ato sexual, por isso ele também pode ser considerado um grande aliado na hora H.

Além disso, o Pilates para casais proporciona um imenso relaxamento evitando assim futuras brigas entre o casal.

A conexão entre o casal também é algo que tende a melhorar a partir do momento em que ambos resolvem praticar o Método juntos, pois desta forma, eles passam a compartilhar os mesmos interesses.

A intimidade também melhora (e muito) ao praticarem Pilates para casais, pois os movimentos fazem com que eles fiquem mais próximos e esta conexão aumenta a intimidade de ambos.

Sendo assim, o Pilates para casais só tende a melhorar a vida daqueles que se juntam para compartilhar esse momento de exercícios!

Os benefícios do Pilates para casais

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Dentre os principais benefícios de se praticar Pilates para casais podemos citar:

  • Aumenta a interação de ambos;
  • Melhora a intimidade;
  • Aumenta a conexão do casal;
  • Melhora a respiração;
  • Aumenta a autoestima;
  • Cria uma maior disposição no ato sexual;
  • Alivia o estresse diminuindo os riscos de brigas;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Relaxa o corpo;
  • Melhora o conhecimento do seu próprio corpo e do corpo de seu (a) parceiro (a);
  • Fortifica o corpo;
  • Evita futuras patologias que podem acometer o corpo;
  • Ajuda a manter a boa forma física;
  • Colabora para uma boa circulação de sangue no corpo, garantindo mais disposição.

Exercícios de Pilates para casais

Agora que você já sabe quais são os benefícios que o Método pode proporcionar tanto para você, quanto para o (a) seu (a) companheiro (a), confira agora essas dicas de exercícios para casais que separamos para vocês:

Alongamento cruzado

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Sentados um de frente para o outro, com membros superiores estendidos à frente e membros inferiores com abdução de quadril e joelhos estendidos.

Inspire para dar início ao movimento e expire realizando uma flexão lateral da coluna com rotação para a mesma direção.

Os membros superiores devem se cruzar, ou seja, o membro superior esquerdo de um deve se apoiar no membro superior esquerdo do outro, enquanto o membro livre (no caso o direito) cruza em direção ao seu próprio membro inferior direito.

Repita o mesmo movimento para o lado oposto. Feito isso, inspire descruzando os membros superiores e retornando a coluna à posição inicial.

Star

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Ambos posicionados em prancha lateral, mantenha os ombros em abdução e quadril e joelhos estendidos, posicionem-se um no sentindo oposto ao outro. Inspire para dar início ao movimento e expire realizando a abdução do quadril mantendo os joelhos totalmente estendidos.

Realize o movimento para ambos os lados. Em seguida, retorne o membro inferior abduzido para posição inicial, relaxando os membros superiores.

V

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Sentados um de frente para o outro, com os membros inferiores com flexão de quadril e joelhos à 90º. Mantenha as mãos apoiadas no chão e os ombros rotados externamente e em hiperextensão.

Inspire para preparar o movimento e expire ativando musculatura do Power house enquanto realiza a extensão de joelhos mantendo a flexão de quadril.

Inspire novamente, e expire realizando a flexão de um dos joelhos e depois repita o mesmo movimento com o membro oposto. Logo após, inspire e retorne à posição inicial.

Double teaser

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Sentados com a coluna ereta apoie os pés nos pés de seu (a) parceiro (a) e entrelacem as mãos, mantendo os cotovelos totalmente estendidos.

Inspire para dar início ao movimento e expire estendendo os joelhos, mantendo a flexão do quadril, o alinhamento corporal e ativação do Power house.

Os pés devem ser mantidos em flexão plantar. Feito isso, inspire flexionando os joelhos, voltando à posição inicial.

Leg pull

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Sentados de frente um para o outro, com joelhos estendidos e membros inferiores entrelaçados, mantenham os ombros em hiperextensão e em rotação interna mantendo os cotovelos estendidos e punhos em extensão.

Inspire para preparar o movimento e expire realizando a extensão completa do quadril, mantendo a cervical levemente flexionada e os pés em flexão plantar.

Inspire novamente e expire realizando a flexão do quadril direito com uma leve adução ao encontro do pé de seu (a) parceiro (a).

Retorne estendendo o quadril direito até a posição neutra e então realize a flexão com leve adução do quadril esquerdo. Para finalizar o movimento, inspire e expire retornando à posição inicial.

The hundred

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Deitados de barriga para cima, com o quadril e os joelhos flexionados à 90 graus juntamente com os braços ao longo do corpo com cotovelos estendidos, mantenha a coluna cervical e torácica flexionadas e as plantas dos pés em contato com os do (a) parceiro (a).

Em seguida, inspire e realize pequenos movimentos de flexão e extensão de ombros, por 5 vezes. Expire realizando o mesmo movimento de membros superiores por mais 5 vezes, enquanto realizam uma flexão de coluna torácica e cervical.

Repita os 10 movimentos de ombros com os joelhos estendidos.

Single leg stretch

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Deitados de barriga para cima realizando uma flexão de coluna cervical e torácica, mantenha as plantas dos pés em contato com as do seu (a) parceiro (a).

Um dos quadris deve estar em flexão com as mãos apoiadas sobre o joelho também flexionado e o quadril contralateral deve estar em 45 graus de flexão com o joelho estendido.
Inspire e troque os membros inferiores de posição, repetindo as trocas sucessivamente até o final do exercício.

Roll up

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Deitados de barriga para cima, com membros superiores estendidos, mantenha o quadril em rotação externa com calcanhares unidos. Em seguida, mantenha as plantas dos pés em contato com as plantas dos pés do (a) parceiro (a).

Inspire elevando e flexionando os ombros até 90º, expire começando o movimento pela flexão da cervical.

Feito isso, continue o movimento com a flexão da coluna torácica até sua máxima flexão, os membros superiores devem estar à frente na linha das orelhas tocando os membros superiores de seu (a) parceiro (a).

Inspire e expire realizando a extensão da coluna vertebral iniciando pela região sacral, e seguindo para a região lombar e torácica, de forma a mobilizar a coluna vertebral até o retorno à posição inicial.

Double leg stretch

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Novamente deitados de barriga para cima, mantenha o quadril e os joelhos fletidos até que possam ser envolvidos pelos membros superiores.

O segundo participante deve estar na posição final do exercício, mantendo a coluna flexionada, ombros e quadril flexionados à 45 graus com joelhos estendidos.

Expire estendendo os quadris à 45 graus simultaneamente com a extensão completa dos joelhos. Ao mesmo tempo, flexione os ombros com cotovelos estendidos.

Inspire e expire retornando à posição inicial.

Logo após, o segundo participante deve flexionar quadril e joelhos, estendendo os ombros até que consiga envolver os membros inferiores. Mantenham as plantas dos pés unidas.

Rolling Back

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Sentados um ao lado do outro com os joelhos flexionados à 90 graus, os pés em flexão plantar, e as mãos envolvendo os tornozelos, mantenha os ombros abduzidos.

Em seguida, inspire e comece a rolar para trás, mobilizando a coluna vertebral até apoiar as escápulas no solo.

Expire retornando à posição inicial trocando de direção com seu (a) parceiro (a). Não toque o solo com os pés.

Pode ser realizado o contato das palmas das mãos entre as repetições.

Conclusão

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Quando amamos alguém, queremos sempre estar juntos compartilhando momentos bons com aquela pessoa, porém com os dias corridos, acaba sendo mais difícil estar sempre presente na vida daqueles que queremos bem.

O Pilates para casais é um Método que traz diversos benefícios para o corpo e mente ajudando a levar uma vida mais saudável.

Porém ele também garante uma maior conexão entre o casal permitindo que eles possam passar mais tempo juntos.

Desta forma, eles aumentam sua intimidade, ganham uma maior interação entre si, evitam brigas e se beneficiam de outras diversas formas com o Método.

Então aproveite esse dia dos namorados e convide seu grande amor para praticar Pilates para casais! Aproveite e compartilhe conosco como foram as suas experiências com o Pilates.

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