pilates-kids-capa

Pilates Kids: 12 benefícios do Método que você PRECISA saber

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<

A cada dia que passa, os pais tem se preocupado mais com seus filhos quando o assunto é saúde, por isso, a procura pelo Pilates Kids nos Studios tem aumentado relativamente.

Este fato acontece devido aos benefícios que o Método traz para as crianças como a correção da postura,  fortalecimento, alongamento, coordenação e respiração.

Hoje em dia podemos notar a grande diferença nas brincadeiras infantis comparadas com as de antigamente: dificilmente vemos crianças jogando bola, subindo em arvores e praticando outros tipos de atividades físicas, fato esse que era bem mais comum nos anos 90 por exemplo.

A era tecnológica de certa forma acabou influenciando muito para a queda dessas atividades, pois com tantas opções de jogos interativos, tablets e afins, fica mais difícil a criança se interessar por atividades que movimentem seu corpo.

A idade escolar e o ato de carregarem um grande volume de peso nas mochilas, também colabora com o surgimento de problemas na saúde da criança, como a má postura e outros tipos de problemas que podem acometer a coluna.

Sendo assim, os pais tendem a colocar os filhos para praticarem algum tipo de esporte, até porque, quanto menos fizermos exercícios, mais problemas podemos acarretar para nossas vidas.

O Pilates Kids é uma ótima atividade física, pois ele auxilia no crescimento saudável da criança e traz inúmeros benefícios para que ela possa crescer forte e disposta.

Porém não podemos esquecer que só as atividades físicas não fazem milagres, por isso é importante que a criança se alimente adequadamente para que os nutrientes absorvidos através dos alimentos possam auxiliar nesse crescimento saudável.

Sendo assim, confira agora o que é o Pilates Kids, como ele auxilia no desempenho da criança e quais benefícios esse Método proporciona.

O que é o Pilates Kids?

pilates-kids-1

Quando falamos de Pilates Kids, surgem diversos questionamentos sobre como funciona, qual as vantagens ou até mesmo perguntas do tipo: “isso realmente vai ajudar meu filho?”

O Pilates em si é um método criado por Joseph Pilates, onde através de seus exercícios ele trabalha o corpo e a mente do ser humano, garantindo um grande ganho de força, flexibilidade, concentração e outros inúmeros benefícios com relação a nossa saúde.

No ano de 2006 nos Estados Unidos, o Pilates ganhou uma nova modalidade onde Fisioterapeutas e Educadores Físicos realizaram uma campanha para divulgação e introdução do Pilates nas escolas com a finalidade de reduzir a queixa de dores nas costas causadas pelo peso excessivo das mochilas escolares.

Desta forma o Pilates Kids ganhou força total e é introduzido até os dias atuais nos Studios com o intuito de beneficiar as crianças com o Método.

Hoje o Pilates Kids tem o mesmo objetivo que o Método para adultos, porém, os exercícios são realizados de uma forma mais interativa para poder prender a criança.

Normalmente, o conteúdo é passado em forma de brincadeiras para que a criança possa interagir da melhor forma possível com o Método.

Os Studios de Pilates Kids, também tendem a serem repletos de cores alegres e chamativas, além de contar com uma boa decoração, justamente para chamar a atenção destas crianças.

As turmas normalmente são formadas apenas por crianças, facilitando ainda mais a interação e até mesmo colaborando com o bem-estar da mesma.

Pilates Kids Suspensus

pilates-kids-2

Suspensus é uma modalidade do Pilates onde as pessoas realizam os movimentos do Método suspensos por equipamentos especiais apropriados para o caso, como o Columpio, a Lira Circense, Power Balance e o Power Cord.

O Suspensus segue os mesmos 6 princípios do método Pilates original, porém, por ser realizado nos aparelhos de suspensão, as suas aulas tornam-se mais dinâmicas e desafiadoras!

Quando aplicado a crianças, os exercícios são realizados também como uma brincadeira para que assim os pequenos possam ser conquistados à pratica do método corrigindo não só os maus hábitos posturais mas garantindo outros diversos benefícios.

A coordenação motora, o equilíbrio, a percepção espacial e o fortalecimento da musculatura estabilizadora são os itens mais trabalhados quando a criança pratica o Pilates Suspensus.

Por possuir equipamentos coloridos, os exercícios dinâmicos e diferentes trazem de volta o ato de brincar às crianças, desta forma, ela aprende brincando.

A criança sente-se como se estivesse num parque de diversões pronto para ser explorado, assim, sua curiosidade é aflorada garantindo diversos benefícios também para a sua saúde mental.

Praticando o Pilates Suspensus, ela explora suas capacidades físicas, gerando gosto pelos exercícios, além de trabalhar a questão postural e o ganho de coordenação motora, de forma que ela nem perceba o que está acontecendo, fazendo com que tudo seja muito dinâmico e divertido.

Qual a idade mínima para começar o Pilates Kids?

pilates-kids-3

Talvez essa seja uma das maiores dúvidas dos pais na hora de matricular seus filhos num Studio de Pilates, até porque, sempre há controversas na hora de descobrir qual é a idade apropriada para começar o Pilates Kids.

A resposta para essa pergunta é bem simples! Para você descobrir qual a idade correta para aprender o Método, basta apenas analisar o desenvolvimento de seu filho.

Normalmente, ao completar 5 anos, a criança já tem uma maior noção de seu corpo como um todo, ela também já consegue se expressar e realizar os movimentos com facilidade.

Esta idade, também é o período em que a criança está explorando tudo que existe em sua volta, desta forma, podemos perceber que a curiosidade deles é bastante instigante nessa fase.

Por isso, é importante estimular a criança a partir deste período para que ela possa realizar os exercícios propostos com êxodo, garantindo um melhor resultado com o Método.

Sendo assim, esta idade é a mais apropriada para a criança começar a praticar Pilates Kids.

12 benefícios do Pilates Kids

pilates-kids-4

O Pilates Kids é repleto de benefícios que ajudam no crescimento da criança. Dentre eles podemos citar:

1- Melhora o desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é o responsável pelo crescimento social, intelectual e cultural da criança, por isso, é importante que ela tenha um bom crescimento nesse sentido.

Tendo um bom desenvolvimento motor a criança garante um bom domínio sobre o seu corpo ajudando a conquistar a sua independência.

2- Melhora a aquisição de habilidades funcionais

As habilidades funcionais estão diretamente ligadas ao potencial da criança, onde a través dele, ela ganha habilidades para executar suas tarefas ao longo de suas vidas.

Realizar uma estimulação precoce dessas habilidades funcionais, evita distúrbios no desenvolvimento da criança, por isso é muito importante praticar Pilates desde cedo.

3- Melhora o alinhamento postural

Uma grande parte dos problemas posturais ocorrem ainda na infância devido ao excesso de peso que carregam ao ir para a escola, ou até por movimentos irregulares que as crianças costumam permanecer nesta fase.

Praticando Pilates Kids, a criança realiza exercícios que auxiliam no alinhamento postural, evitando futuros problemas nas costas.

4- Gera consciência postural

Ao praticar Pilates, a criança ganha uma consciência sobre a sua saúde postural, desta forma, ela mesma passa a se corrigir quando senta de forma inadequada ou realiza movimentos que possam prejudicar a sua coluna.

5- Melhora a concentração

É normal que uma criança seja dispersa em algumas fases da vida, porém, quando isso ocorre com frequência, pode prejudicar (e muito) no desenvolvimento da mesma, até porque, ela precisa estar sempre ligada nos acontecimentos a sua volta para que possa extrair conhecimentos disso tudo.

O Pilates Kids trabalha a concentração, pois é necessário entender os movimentos que são propostos para realiza-los corretamente.

Desta forma, ele garante uma melhor concentração por parte da criança e beneficia a sua vida não só na hora de praticar o Método, mas também no seu dia-a-dia.

6- Promove o crescimento

O crescimento saudável de uma criança vai depender da sua alimentação, atividades físicas e claro, da sua genética.

Sendo assim, é muito importante que seu filho esteja sempre em movimento para que seu corpo possa ser estimulado ao crescimento.

Praticar Pilates ajuda a criança crescer com saúde, pois seu Método proporciona a fortificação do corpo auxiliando no crescimento da mesma.

pilates-kids-5

7- Constrói ossos e músculos fortes

Quando a criança está crescendo, seus ossos e músculos se desenvolvem juntos. Por isso, mantê-los fortes irão auxiliar no crescimento saudável.

O Pilates Kids possui exercícios que tem como finalidade fortalecer o corpo de forma geral, garantindo a criança ossos e músculos fortes, auxiliando também neste processo de crescimento saudável.

8- Mantém e desenvolve a flexibilidade

Uma criança flexível tem facilidade e agilidade na hora de executar movimentos, sejam eles com baixo ou alto grau de dificuldade.

Possuir flexibilidade logo na infância, colabora para que não haja problemas relacionados com suas articulações futuramente.

9- Previne a obesidade infantil

A obesidade infantil é algo muito comum, só no Brasil cerca de 2 milhões de crianças sofrem por excesso de peso no ano, seja por ter uma dieta desregrada ou até mesmo pelo sedentarismo.

Este problema pode provocar muitas complicações na vida da criança causando problemas como o Diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Ao praticar Pilates Kids, a criança movimenta o corpo com frequência ajudando na perda calórica, assim, ela tem mais facilidade para manter o peso sem causar possíveis danos à sua saúde.

10- Reduz o sedentarismo

Ficar parado não faz bem para ninguém, porém quando se é criança, o corpo precisa se movimentar para que ela possa crescer forte e saudável.

O sedentarismo pode acarretar muitos problemas como a obesidade e danos no sistema cardiovascular da criança.

Praticando Pilates ela deixa a preguiça de lado e encara os exercícios como uma brincadeira, sendo assim, seu corpo garante uma grande movimentação através dos movimentos propostos.

11- Desenvolve a autoestima e a autoconfiança

Praticar Pilates Kids assim como o Pilates convencional, ajuda não só o corpo como também a mente.

Ao matricular seu filho em um Studio de Pilates, ele estará convivendo juntamente com outras crianças onde todas estarão em sintonia aprendendo juntas.

Com isso, o Método estará cooperando para o bem-estar e a autoconfiança da criança, ajudando a interagir com outras pessoas.

12- Melhora o sistema cardiocirculatório

O sistema cardiocirculatório é formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Juntos, eles distribuem oxigênio e nutrientes que o nosso corpo recebe.

Quando nosso sistema cardiocirculatório não funciona tão bem, ficamos cansados com mais facilidade e no caso das crianças isso tem grandes desvantagens na hora de realizar algumas tarefas simples.

Praticando Pilates Kids, elas ganham condicionamento físico e consequentemente melhoram o seu sistema cardiocirculatório.

Conclusão

pilates-kids-6

Atualmente as crianças tem ficado cada vez mais envolvidas com os equipamentos tecnológicos e consequentemente acabam deixando as atividades físicas de lado.

Com isso, elas acarretam muitos problemas para a sua saúde como a obesidade infantil, problemas circulatórios, hipertensão e Diabetes.

O Pilates Kids traz muitas vantagens para as crianças, pois o seu Método estimula o corpo e a mente proporcionando inúmeros benefícios, desta forma, elas melhoram o seu condicionamento e as deixam mais dispostas para realizarem outras tarefas do cotidiano.

Ele também melhora a postura da criança garantindo um bom crescimento sem futuros danos para a sua coluna.

Agora que você conhece os benefícios do Pilates Kids, garanta já um futuro melhor para seu filho e matricule-o em um Studio de Pilates!

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<
CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>