tratamento-do-joelho-capa

Pilates no tratamento do joelho + 10 exercícios para você praticar

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<

O tratamento do joelho é um procedimento indicado para pessoas que enfrentam algum tipo de patologia relacionado ao mesmo.

No Brasil, existem centenas de pessoas que possuem algum tipo de lesão quando o assunto é joelho, até porque, por estar em constante movimento, ele corre diversos riscos diariamente.

Estar atento as dores na região é muito importante para diagnosticar possíveis problemas no joelho, praticar esportes também é um ótimo jeito para evitar lesões.

O Pilates é um Método que trabalha com o corpo e a mente proporcionando diversos benefícios para a nossa saúde, porém além disso, ele também é uma atividade física extremamente eficaz no que se diz respeito ao tratamento do joelho e outros tipos de patologias.

O Método possui movimentos que proporcionam um trabalho integral de cada um dos músculos e articulações do nosso corpo, por isso pode ser muito bem aplicado ao tratamento do joelho.

Sendo assim, preparamos um texto explicando melhor como funciona, quais são as patologias que podem acomete-lo e como o Pilates funciona no tratamento do joelho. Confira a seguir!

Entendendo a funcionalidade do joelho

tratamento-do-joelho-1

O Joelho é considerado uma das mais complexas estruturas do corpo humano por ser composto por vários componentes que desempenham diferentes funções.

Ele é formado por três ossos sendo eles: fêmur, tíbia e patela. Ele também possui meniscos que são cartilagens inseridas entre os ossos com a finalidade de absorver choques, aguentar o peso do corpo e melhorar a locomoção da área.

Além disso, o joelho possui ligamentos que são fundamentais para o sua funcionalidade, pois eles dão estabilidade e proteção contra os impactos que certo tipo de movimentos podem causar.

Esses ligamentos são:

  • Ligamento cruzado anterior
  • Ligamento cruzado posterior
  • Ligamento colateral literal
  • Ligamento colateral medial

A articulação do joelho submete-se à diversos tipos de movimentações como a extensão, a flexão e a rotação. Ao associar esse conjunto de movimentações, podemos definir então qual a funcionalidade do joelho.

Quando algum desses componentes não está em pleno equilíbrio, pode-se desencadear lesões na estrutura.

Além disso, como o joelho é uma articulação ligada ao quadril e ao tornozelo, problemas nessa área podem gerar consequências na sua função, interferindo na sua integridade.

Por isso é necessário realizar um tratamento no joelho específico caso haja algum problema relacionado ao mesmo, até porque qualquer que seja o problema, pode causar grandes desconfortos ao ser humano.

Tipos de patologias que acometem o joelho

tratamento-do-joelho-2

O joelho pode sofrer diversos tipos de patologias que prejudicam as nossas vidas trazendo muitos problemas (e muita dor).

Dentre as patologias podemos citar:

  • Condromalácia patelar -  um tipo de lesão que afeta a patela onde ocorre uma alteração na articulação, como se a cartilagem amolecesse causando um desgaste.
  • Lesão no ligamento cruzado – uma lesão que ocorre na parte da articulação do joelho que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da perna (tíbia).
  • Luxação patelar – é quando ocorre o deslocamento de um osso de formato triangular que fica localizado na frente do joelho causando uma dor intensa.
  • Lesões no menisco - é uma lesão que ocorre nas estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua, de consistência semelhante à de uma borracha, que ficam no interior dos joelhos.
  • Tendinite patelar – é uma inflamação que ocorre nos tendões que estão localizados abaixo da patela.
  • Lesão no ligamento medial – ocorre quando esse ligamento sofre algum tipo dano.
  • Artrose do joelho – doença que ataca as articulações.
  • Síndrome do corredor – é uma inflamação que atinge a região lateral da coxa
  • Cisto de Baker – é quando aumenta a produção de líquido sinovial causando um cisto.

É importante saber que essas patologias normalmente são causadas por grande esforço físico de forma irregular, desgaste devido à idade, sedentarismo, quedas e calçados inadequados.

Todos esses fatores que acometem o funcionamento desta parte do corpo, podem causar muitas dores fazendo com que o indivíduo fique desabilitado para realizar suas tarefas diárias.

Sendo assim, é necessário um bom tratamento do joelho para que esses problemas possam ser reparados.

O Pilates atua diretamente na estabilidade do corpo, promovendo a reabilitação, desta forma, ele é muito eficiente neste tratamento do joelho.

 Utilizando o Método Pilates no tratamento do joelho

tratamento-do-joelho-3

O Pilates é formado por exercícios físicos e alongamento que utilizam o peso do corpo na hora da sua execução, desta forma, o Método colabora com a melhora da respiração, diminuindo o estresse, desenvolvendo a consciência e o equilíbrio corporal.

Ele é um processo de reeducação dos movimentos que propõe trabalhar o corpo todo, trazendo a estabilização muscular e mental.

O Método Pilates também tem como objetivo fortalecer o corpo ajudando no condicionamento físico, desta forma ele age em possíveis lesões e colabora no processo de reabilitação como é o caso do tratamento do joelho.

Quando você sente algum tipo de dor no joelho, você acaba modificando a sua postura devido a forma de andar que também fica debilitada por conta da dor.

Esta mudança causa desequilíbrios em outras partes do corpo podendo acarretar em tipos de dores diferentes como no caso do quadril e da coluna.

Com os movimentos fornecidos pelos exercícios do Método, você conseguirá o alinhamento das pernas e evitará que a dor se espalhe por uma parte diferente do corpo.

Mas lembre-se, para realizar esse tratamento do joelho através do Pilates é necessário estar presente nas aulas regularmente para que seu instrutor possa te ajudar na hora de realizar os exercícios corretamente.

Também é importante estar atento a seus limites para que você não faça esforços desnecessários prejudicando ainda mais o seu joelho.

Desta forma você estará contribuindo (e muito) para a reabilitação do seu querido amigo.

Exercícios de Pilates para o tratamento do joelho

Agora que entendemos que o Pilates é um grande colaborador para o tratamento do joelho, listamos alguns exercícios para você realizar juntamente com o apoio do seu instrutor com o intuito de reabilitar-se. Confira agora!

Bridge variação I

tratamento-do-joelho-4

Sentado com as mãos apoiadas no solo em rotação externa e extensão de ombros. Mantenha quadril e joelhos ?exionados com os pés em contato com o chão. Estenda o quadril mantendo os joelhos ?exionados a 90 graus.

Use manipulas para o apoio das mãos em caso de desconforto nos punhos ou em caso de lesões nessa articulação.

Este exercício irá fortalecer o quadril, o joelho e a coluna alongando essas partes do seu corpo.

Agachamento no Cadilac

tratamento-do-joelho-5

Em pé de frente para a barra fixa sengurando-a com as mãos (lembrando que a barra deve estar com um par de molas fortes oferecendo assistência para a fase de extensão), flexione os joelhos e quadris até 90 graus e retorne à posição inicial estendendo-os.

Desta forma, você irá fortalecer o quadril e os joelhos ajudando na reabilitação dos mesmos.

Push bar

tratamento-do-joelho-6

Em pé de frente para a barra torre, posicione um dos pés com antepé apoiado sobre a barra torre, utilize molas de alta resistência contra a extensão do joelho e quadril.

Mantenha os membros superiores à frente e realize a extensão do joelho e quadril. Feito isso, retorne à posição inicial.

Este exercício irá proporcionar estímulos para a mobilização do tornozelo e também a fortificação do joelho.

Footwork variação II

tratamento-do-joelho-7

Deitado de barriga para cima, com os pés apoiados na barra móvel presa por molas de cima para baixo, segurando-se com as mãos nas barras verticais. Mantenha os quadris ?exionados a 90 graus e realize a ?exão de joelhos até 90 graus.

Para realizar este exercício, você deve ter consciência corporal para não perder o contato dos pés com a barra móvel. Os tornozelos devem ser mantidos em ?exão plantar durante toda a execução do movimento.

Desta forma você estará fortalecendo a lateral externa de seu quadril e também estabilizará o seu joelho.

Elephant

tratamento-do-joelho-8

Em pé de frente para a barra de pés, apoie os calcanhares nas ombreiras do Reformer, logo após, posicione as mãos na barra de pés e com máxima ?exão de quadris e com ombros dobrados. Realize a extensão do quadril sem retirar os calcanhares do contato com o aparelho.

Ao realizar corretamente o movimento você estará alongando o quadril e os ?exores do joelho fortalecendo o corpo.

Front Split

tratamento-do-joelho-9

Em pé de frente para a barra de pés, apoie o membro inferior direito em ?exão na ombreira e membro inferior esquerdo sobre a barra de pés (apoiando no antepé) com quadril e joelhos dobrados.

Em seguida, segure a barra de pés com as mãos estendendo o joelho esquerdo e mantendo a coluna neutra ao mesmo tempo, estenda ainda mais o quadril direito em busca de maior alongamento, logo após volte para a posição inicial e faça o movimento com o outro lado.

Com isso você estará colaborando com o tratamento do joelho através da fortificação.

Running

tratamento-do-joelho-10

Em pé sobre a Long Box posicionada ao lado do Reformer. Apoie o membro inferior direito sobre a caixa com ?exão de quadril e joelho estendido.

O membro inferior esquerdo deve estar em ?exão plantar com o pé apoiado na ombreira, o quadril deve estar estendido e joelho semi-?exionado.

Feito isso, flexione o quadril e joelho direto ao mesmo tempo que ?exiona o joelho esquerdo e logo após, retorne à posição inicial e inverta o posicionamento dos membros inferiores para realizar novamente o exercício.

Leg pull front Chair

tratamento-do-joelho-11

Com os pedais da Chair dissociados, sentado na cadeira com os pés sobre os degraus. Flexione a coluna cervical, torácica e lombar ao mesmo tempo que ?exiona o quadril.

Apoie as mãos no solo e vá caminhando com as mãos até estender novamente a coluna e o quadril, chegando à posição quase deitado (conforme ilustrado na foto). Realize a extensão e ?exão do quadril unilateralmente de forma alternada, logo após, retorne à posição inicial.

Bridge I

tratamento-do-joelho-12

Sentado sobre o assento da Chair, apoie as mãos na borda oposta mantendo os ombros em extensão e rotação externa, em seguida, poie os pés sobre o pedal com quadril e joelhos dobrados e os tornozelos em ?exão planar.

Estenda o quadril até manter a coluna em posição neutra e depois realize a extensão e ?exão de joelhos sem movimentar a pelve e a coluna.

Este exercício tem por objetivo fortalecer os extensores do joelho, quadril e coluna, e os ?exores do joelho.

Going up I

tratamento-do-joelho-13

Em pé sobre os pedais da Chair, apoie um dos pés sobre o assento do aparelho com 90 graus de ?exão de quadril e joelho.

Para aumentar a instabilidade, posicione um disco de rotação entre o pé e o assento da Chair, em seguida, estenda o quadril e o joelho do membro inferior acima permitindo que o pedal suba, logo após, retorne à posição inicial.

Concluindo…

tratamento-do-joelho-14

O joelho é uma parte do nosso corpo que está sempre em constante movimentação, por isso ele é um dos “equipamentos” fundamentais para podermos realizar diversas atividades.

Por estar sempre em movimento, ele corre grandes riscos de patologias que podem prejudicar o nosso funcionamento, por isso é muito importante estar atento a dores na região.

O tratamento do joelho não é algo que acontece da noite para o dia, para isso, é necessária muita dedicação para que a melhora possa ser conquistada gradativamente.

Praticar Pilates ajuda o ser humano em diversas fases da vida, pois ele é formado por exercícios que colaboram para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Desta forma, ele é um grande aliado quando o assunto é reabilitação, pois seus movimentos fortalecem o corpo e estabilizam as partes danificadas, sendo então um ótimo benefício para o tratamento do joelho.

Com tantos benefícios, você vai ficar de fora? Venha já praticar Pilates!

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<
CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

One thought on “Pilates no tratamento do joelho + 10 exercícios para você praticar”

  1. Excelente matéria, estou fazendo pós em reabilitação e os exercícios vieram bem a calhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>