diabetes-capa

10 benefícios do Pilates no tratamento do Diabetes

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<

O Diabetes é uma doença que afeta o nosso organismo nos trazendo diversos problemas. Ele desperta uma grande preocupação das autoridades da saúde pública devido a sua  mortalidade.

Segundo a sociedade brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 13 milhões de pessoas possuem esta patologia e esse número tende a aumentar anualmente.

Para aqueles que sofrem de Diabetes é extremamente importante estarem sempre ligados com seus níveis de açúcar no sangue, além de ficarem em dia com a sua saúde para não se prejudicarem.

Praticar atividades físicas também ajuda a manter a saúde do corpo, auxiliando na aquisição de uma vida mais saudável.

O Pilates é um ótimo aliado no tratamento do Diabetes, pois o método acelera o metabolismo ajudando na queima calórica, desta forma, ele auxilia no tratamento da Diabetes de forma eficaz.

Ao praticar Pilates, você estará trazendo muitos benefícios para a sua vida pois ele é um método que pode ser praticado por todos, tanto para melhorar o seu condicionamento físico, quanto para melhorar os problemas causados por patologias, como é o caso do Diabetes.

Sendo assim, veremos agora o que é o Diabetes e quais os benefícios de  se praticar o Método para o tratamento desta patologia.

O que é Diabetes?

Diabetes-1 O Diabetes é uma doença crônica que atinge os seres humanos de forma na qual o corpo não consegue produzir insulina (um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue), ou até produz insulina, porém não produz a quantidade suficiente que o nosso corpo necessita.

Todo corpo precisa de insulina, pois esse hormônio é o responsável pela utilização da glicose, que recebemos através de alimentos como derivados de proteínas, gorduras e carboidratos.

Sendo assim, quando a pessoa tem Diabetes, e deixa de fabricar a insulina, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente. Com isso, o nível de glicose no sangue fica alto formando a hiperglicemia.

Quando ocorre esse problema e o mesmo se agrava, ele causa vários danos no corpo humano como o comprometimento dos vasos sanguíneos e dos nervos. Dentre os danos podemos citar:

  • Doenças renais – por haver um grande nível de açúcar no corpo, os rins acabam filtrando muito sangue sobrecarregando os órgãos, dessa forma levando o risco de obter-se problemas renais.
  • Problemas nos membros inferiores – por causar danos nos nervos, o Diabetes causa má circulações, ele também pode influenciar no aparecimento de rachaduras e calos nos pés.
  • Problemas na visão – o Diabetes pode causar cegueira por afetar os vasos sanguíneos.
  • Pele mais sensível – a pele fica mais sensível podendo se cortar com pequenas pancadas, ela também pode apresentar dificuldades para se recuperar.

O Diabetes precisa ser tratado regularmente, pois apenas através desse tratamento a pessoa pode ser capaz de viver sem danos em sua saúde.

Tipos de diabetes

Diabetes-2 O Diabetes é dividido em quatro tipos sendo eles o Tipo 1, Tipo 2, Pré-diabetes e diabetes pós-parto conforme veremos agora:

Tipo 1: O Diabetes do tipo 1 caracteriza-se pela destruição parcial ou total das células resultando assim na incapacidade de produzir insulina.

Devido a uma falha do sistema imunológico, o Pâncreas acaba perdendo a sua capacidade de produzir esse hormônio, fazendo assim com que as células responsáveis ataquem as células produtoras de hormônio.

Dessa forma, a pessoa que sofre desse tipo de Diabetes terá que aplicar insulina exógena diariamente para que possa controlar os seus níveis glicêmicos.

O Diabete tipo 1 está presente em cerca de 5% a 10% das pessoas com Diabetes em geral e isso pode ocorrer em qualquer idade, porém os maiores números de casos são detectados em crianças e adolescentes.

Tipo 2: Esta é a forma mais comum do Diabete e afeta normalmente pessoas com obesidade e síndrome metabólica estando normalmente acima dos 40 anos, porém pode ocorrer também em pessoas que possuem um histórico da doença no meio familiar.

Acredita-se que a causa desse tipo de Diabetes seja a produção insuficiente de insulina no corpo, ou até mesmo a dificuldade de utilizá-la. Sendo assim, o Diabetes tipo 2 pode ocorrer por uma incapacidade do organismo de utilizar a insulina que possui em seu corpo de forma correta.

Esse processo é normalmente adquirido ao longo da vida, principalmente por mal hábitos como o sedentarismo e o sobrepeso. Porém, também existe a possibilidade dessa patologia ser causada por princípios desconhecido.

Pré-Diabetes: O pré-Diabetes é caracterizado por uma condição na qual o açúcar no sangue está elevado, porém, não o suficiente para ser classificado como Diabetes.

Nesses casos, 50% dos pacientes desenvolvem a doença, porém, é a única fase em que o problema ainda pode ser revertido ou mesmo retardado.

A mudança dehábitos alimentares e a prática de exercícios são os principais fatores de sucesso para o controle do Diabetes, por isso, é importante tomar medidas para evitar o desenvolvimento dessa doença.

Diabetes pós-parto: O Diabetes Gestacional é uma intolerância aos carboidratos, que é diagnosticado pela primeira vez durante a gestação podendo persistir após o nascimento da criança.

Este tipo de Diabetes pode alterar não só o quadro clínico, mas também alterar o funcionamento de alguns órgãos e sistemas.

Quanto ao bebê, por ficar exposto a grandes quantidades de glicose durante a gestação, corre o risco de crescimento excessivo podendo gerar partos traumáticos, hipoglicemia neonatal, obesidade e até mesmo Diabetes na vida adulta.

Método Pilates no Diabetes

diabetes-3 Estudos apontam que as atividades físicas supervisionadas por um profissional qualificado, podem ter um grande avanço na melhora dos níveis glicêmicos.

O Método Pilates envolve exercícios lentos e controlados que associam a respiração com ativação da musculatura estabilizadora.

Dessa forma, ele se encaixa perfeitamente nessas atividades, pois através de seus exercícios com a intensidade adequada conforme a necessidade de cada um, ele possibilita ao praticante um grande avanço com relação a melhora de sua patologia.

Praticar Pilates pelo menos 3 vezes por dia, irá te ajudar no tratamento do Diabetes.

Mas lembre-se, as pessoas que sofrem de Diabetes devem evitar exercícios que promovam tensão excessiva, pois elas contribuem para o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Por isso, vá com calma!

10 benefícios do Pilates para o Diabetes

diabetes-5

Agora que sabemos que o Pilates também é eficiente no tratamento do Diabetes, confira agora 10 benefícios que esses exercícios podem proporcionar na vida daqueles que praticam o método.

Concluindo

diabetes-6

O Diabetes é uma patologia que necessita de muitos cuidados por parte de quem sofre dessa doença, pois quando a mesma se agrava, pode causar muitos danos.

Este problema possui formas diferentes de se manifestarem no corpo, porém todos os tipos precisam ser tratados. Ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas diariamente podem colaborar na obtenção de uma vida mais saudável nos casos de Diabetes.

Praticar Pilates pode trazer inúmeros benefícios para quem sofre dessa doença, pois ele age diretamente no corpo e seus exercícios são moldados conforme as suas necessidades.

Desta forma podemos dizer que o Pilates é benéfico para o tratamento do Diabetes sim!

Gostou? Compartilha com a gente algum caso que você conheça sobre o Diabetes e Pilates!

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<
CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>