deficiencia-fisica-capa

Pilates para portadores de deficiência física

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<

A deficiência física é algo muito comum nos Stúdios de Pilates nos dias atuais. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que 46 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência física ou mental.

Superar os desafios é algo diário na vida de quem tem algum tipo de deficiência, pois todos os dias eles buscam adaptar-se para realizar as suas tarefas. Saber os seus limites e reeducar os seus movimentos é algo muito importante para aprender a conquistar a sua autonomia.

Praticar atividades físicas também ajuda muito na reabilitação e superação da deficiência, pois essas atividades estimulam o corpo fortalecendo os músculos nos dando mais capacidade para realizarmos as tarefas diárias.

O Pilates pode ser praticado por todos, sem restrições. Ele nos ajuda a manter o controle do corpo, fornecendo todos os movimentos essenciais para nossa saúde.

Seu Método fornece também a reabilitação, ajudando no funcionamento do corpo com relação a diversas patologias. Sendo assim, ele é muito importante para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.

Confira agora o que é a deficiência física e como o Pilates atua nesse caso!

O que é a deficiência física?

deficiencia-fisica-1

A deficiência física é o nome dado para complicações do corpo que resultam na limitação da mobilidade do indivíduo.

Essas complicações podem ocorrer de forma genética (quando existe alguém na família que já possui a deficiência e devido aos genes que acabam influenciando para o surgimento da mesma deficiência em outra pessoa da família), por má formação (quando a criança já nasce desta forma devido à alguma complicação durante a gestação), de forma bacteriana (causada por algum tipo de bactéria que invade o organismo), ou decorrente a algum trauma (como é o caso de acidentes, sejam eles físicos ou orgânicos).

Dentre as principais deficiências físicas podemos citar:

  • Paraplegia – lesão na medula causando a perda do controle e sensibilidade dos membros inferiores
  • Amputação – quando alguma parte do corpo necessita ser retirada do ser humano.
  • Tetraplegias – lesão na medula causando a perda do controle e sensibilidade dos membros superiores e inferiores.
  • Distrofia musculares – quando ocorre a deterioração progressiva da musculatura esquelética do ser humano.
  •  Nanismo – quando o crescimento não ocorre da forma esperada por conta da ausência de uma cartilagem do crescimento nos membros, levando o indivíduo a permanecer um uma baixa estatura até a sua fase adulta.

As pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, necessitam de um acompanhamento especial de um especialista no caso individual para que ele possa superar o problema. Ele também irá precisar de um local apropriado para poder adaptar-se conforme a sua deficiência.

Causas da deficiência física

deficiencia-fisica-2

E deficiência física pode ocorrer devido a várias causas diferentes que fazem com que o ser humano fique impossibilitado de realizar alguns tipos de tarefas.

Como já visto acima, elas podem ocorrer devido à fatores genéticos, durante a gestação, devido a bactérias e por conta de traumas.

Porém, também existem outros fatores de risco que levam a deficiência como o uso de drogas, sedentarismo, tabagismo e também maus hábitos alimentares.

Todos esses fatores podem levar à deficiência física podendo ser ela congênita, adquirida, crônica, permanente, temporária, progressiva ou não progressiva.

  • Causas congênitas: quando o ser humano ainda se encontra dentro do ventre de sua mãe e por algum motivo acaba tendo alguma má-formação que resulta na deficiência de parte de seu corpo.
  • Causas adquiridas: ocorre após o nascimento podendo ser adquirida por vários fatores diferentes como é o caso do trauma.
  • Causas crônicas: quando algo é afetado em nosso organismo causando a deficiência como a cegueira e a surdez.
  • Causas permanentes: são os tipos deficiências físicas que não podem ser revertidas como é o caso da amputação.
  • Causas temporária: quando sofremos algum trauma em nosso corpo causando a deficiência do mesmo, porém com o tempo, o nosso organismo volta ao que era antes e com ele as partes afetadas também.
  • Causas Progressivas: quando a deficiência tende a ir piorando com o passar do tempo como no caso das distrofias musculares.
  • Causas não progressivas: diferente da causa progressiva, a deficiência não progressiva se estabiliza da forma em que ela acontece sem riscos de piorar a situação em que o ser humano se encontra.
  • Causas raras: este tipo de deficiência ocorre sem ter um motivo concreto, podendo ocorrer tanto no nascimento da criança quanto durante a sua vida. Não é um caso comum, por isso é tratado como algo raro.

Superando a deficiência do corpo com o Método Pilates

deficiencia-fisica-3

Superar as deficiências do corpo não é algo que acontece da noite para o dia, para isso é necessário persistência e dedicação para conquistar os seus objetivos e isso leva tempo para conseguir.

Estar consciente de suas dificuldades é o primeiro passo para então poder superá-las.

O apoio da família também é muito importante na hora da superação, pois eles serão os responsáveis por te ajudarem nas horas difíceis.

Criar novas maneiras de realizar suas tarefas também irá auxiliar na sua superação da deficiência física. Use a criatividade e inove sua maneira de andar, trabalhar e realizar os afazeres do dia-a-dia.

As atividades físicas também são ótimas aliadas no processo de superação. Elas te ajudam a manter o seu corpo em forma fortificando seus músculos e automaticamente melhorando o seu desempenho.

O Pilates tem como objetivo principal capacitar o indivíduo dando a ele um maior aproveitamento de suas potencialidades de forma que ele possa ser independente nas atividades diárias da vida.

O Método ajuda também no desenvolvimento da musculatura, aumentando a força, a coordenação, a flexibilidade, postura, e o condicionamento físico.

Desta forma, a postura ganha uma estabilidade e os movimentos se tornam mais fáceis, deixando o corpo mais saudável, respeitando o limite de cada praticante.

O Pilates ajuda também a manter a mente firme através de seus exercícios, pois eles atuam não só no corpo, mas também no cérebro, proporcionando relaxamento e bem-estar.

Mas lembre-se: para atingir resultados satisfatórios com o Método, é necessário que um profissional especializado acompanhe de perto o seu caso e monte treinos diferenciados, com exercícios mais dinâmicos para que você possa manter a sua mente focada na atividade.

Com a prática correta do Pilates, você estará colaborando para a superação da sua deficiência física trazendo muitos benefícios para si.

Benefícios do Pilates para a deficiência física

deficiencia-fisica-4

O Pilates traz grandes benefícios para todos os que praticam e isso não é diferente no caso das pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Confira agora alguns dos inúmeros benefícios que o Método garante para este caso:

  • Reabilita o corpo e a mente;
  • Fortifica os músculos;
  • Estimula a independência e autonomia;
  • Melhora a respiração;
  • Ajuda no ganho de resistência;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Ajuda no ganho de flexibilidade;
  • Ajuda no desempenho diário;
  • Melhora a autoestima proporcionando bem-estar;
  • Evita a depressão;
  • Ajuda na socialização em grupos;
  • Atua na melhora das funções do aparelho circulatório;
  • Evita a piora no quadro clínico de saúde;
  • Proporciona o relaxamento do corpo e da mente;

Com esses benefícios proporcionados pelo Pilates, você estará garantindo uma maior perspectiva de vida que lhe trará um imenso prazer, independentemente de sua situação corporal.

Conclusão

deficiencia-fisica-5

A deficiência física é uma patologia que se encontra presente na vida de muitos brasileiros e suas causas podem ter razões variáveis.

Para reabilitar-se nesse caso é necessário haver persistência para que a superação seja alcançada de forma satisfatória.

Praticar Pilates pode ajudar (e muito) nessa situação pois o Método traz vários benefícios que auxiliam na melhora constante da deficiência, independente de qual seja a sua patologia.

Seus exercícios são elaborados com o intuito de melhorar a vida do ser humano independentemente da situação em que ela se encontra, por isso pode-se dizer que o Pilates é um método que pode praticados por todos.

Agora que você já sabe dos benefícios do Método Pilates, vai ficar aí parado? Corra que ainda dá tempo e pratique Pilates!

>>DESEJA GANHAR UMA MARAVILHOSA AULA DE PILATES PARA O EMAGRECIMENTO? CLIQUE AGORA E RESPONDA AO QUIZ!<<
CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>