Pilates-pos-parto-.capa

8 benefícios do Pilates pós-parto

O Pilates pós-parto surgiu com o intuito de auxiliar as pilateiras mamães após suas longas e intensas 40 ou 42 semanas de espera com a chegada de seu bebê.

Com o nascimento da criança, se inicia uma nova fase na vida da mulher. Um momento mágico que muda totalmente o seu dia-a-dia juntamente com o seu corpo.

A mãe começa a olhar para o seu corpo e perceber que ele está muito mais estranho do que estava durante a gestação e não consegue entender por que a barriga ainda está fora de forma já que o bebê se encontra em seus braços e não mais dentro de si.

Todas essas mudanças corporais, junto com à chegada do bebê, tornam essa fase um período de grandes emoções que mexem totalmente com a vida das mamães.

Uma das atitudes mais importantes nesse período é ter paciência. Saber que cada corpo é único, e que nem sempre o seu processo pós-parto será como o da sua irmã, prima, amiga, etc.

O Pilates pós-parto ajuda as mamães a passarem por essa fase através de exercícios elaborados, trazendo grandes benefícios que contribuirão para a total recuperação do pós-parto.

Pensando nisso, a Revista Pilates fez uma lista com 8 benefícios do Pilates pós-parto que irão ajudar vocês mamães a entenderem o porquê o Método é importante após o parto.

1- Melhora da postura

Pilates-pos-parto-1

Com a nova rotina, você mãe irá realizar novos movimentos e em condições difíceis, como amamentar, dar banho, trocar, colocar no berço, entre tantas outras.

Lembrando que a sua coluna já foi afetada durante a gravidez devido à soma de vários fatores que ocorreram nesse período, como o aumento das mamas, aumento do útero que carregou o bebê, o ganho de peso e a instabilidade articular (quando uma das estruturas da articulação falha).

Esse período de modificações na postura durante a gravidez geraram uma sobrecarga de peso no corpo que promoveu o aumento da tensão da musculatura.

Sendo assim, sua postura está em grandes riscos desde a gestação. Com isso, todos movimentos pós-parto somados com os as mudanças que ocorreram durante a gravidez podem danifica-la prejudicando a sua saúde corporal.

Praticar Pilates após o parto ajuda a melhorar a postura e fortalece a musculatura estabilizando o tronco.

Isso irá melhorar a sustentação da coluna, diminuindo a chance de dores indesejadas que acaba sendo um pouco influenciada durante a gestação.

Através dos exercícios, você irá estabilizar a sua coluna e assim automaticamente estará beneficiando a sua postura.

2- Fortalece o abdômen

Pilates-pos-parto-3

O fortalecimento do abdômen além de proteger a coluna, tem um fator estético
bem importante para as mulheres no pós-parto.

Devemos sempre ter em mente, como era essa região antes da gestação, pois a mulher precisa saber que o mais provável é que seja conquistado o corpo da forma de como era antes.

Lembrando também que não depende apenas dos exercícios para o corpo voltar ao normal, mas também de hábitos alimentares saudáveis durante a vida e principalmente durante essa fase.

O Pilates-pós-parto irá te auxiliar no fortalecimento do abdômen e através do método você conseguirá manter o seu corpo com uma maior rigidez.

3- Recupera a forma física

Pilates-pos-parto-2

Após o nascimento de um bebê, as mães ficam preocupadas com aquela barriguinha pós-parto além dos quilinhos a mais que a gravidez pode proporcionar.

A má forma física atormenta a vida de muitas mulheres, pois muitas têm medo de não conseguir voltar no seu peso de antes, e com a correria do dia-a-dia por conta do bebê, se atentar a manter uma vida regrada é muito complicado.

Muitas acabam optando pelo famoso regime, mas se esquecem que o seu corpo precisa estar cheio de nutrientes e proteínas para que o bebê possa se alimentar de tudo isso através da amamentação.

O Pilates pós-parto auxilia na perda de peso, através de seus exercícios, pois mesmo que sejam simples e com pouca carga por conta da fragilidade em que o corpo da mulher se encontra, ele pode ajudar o corpo ao voltar para a sua boa forma através do gasto calórico que esses movimentos proporcionam.

Além de ajudar no emagrecimento, o Pilates também fortalece, trazendo uma maior estabilidade para o corpo e ajudando manter a forma física.

4- Recupera a força

pilates-pos-parto-7

É normal se sentir mais fraca após gerar um filho, até porque o corpo de uma mãe enfrenta diversas mudanças hormonais e físicas durante esse período.

Amamentar também suga as energias e nutrientes que existem no seu corpo e o pouco tempo de sono também acaba influenciando para essa perda de força.

As mamães que praticam Pilates percebem que seu corpo ganha mais força e equilíbrio para realizar as suas tarefas do cotidiano. O Pilates pós-parto usa seu método para dar estabilidade ao corpo garantindo um maior condicionamento físico nesse caso.

A mãe se sente revigorada e tem mais ânimo para realizar suas mútuas tarefas que ganham após o nascimento de seu bebê.

5- Evita a depressão pós-parto

Pilates-ajuda-na-depressão-2

A gravidez é uma das mais maravilhosas e conturbadas experiências pelas quais uma mulher pode passar.

Este processo mexe totalmente não só com o seu corpo, mas também com a sua mente podendo gerar alguns conflitos psicológicos como é o caso da depressão pós-parto.

Este fato ocorre principalmente devido aos hormônios da mulher que sofrem grandes alterações durante e após a gravidez

Por incrível que pareça, esse problema é algo muito comum entre as mulheres. Estima-se que cerca de 2 milhões de mães passam por esse problema anualmente.

A depressão pós-parto pode apresentar vários sintomas como a tristeza, a vontade de chorar constante e em muitos casos a perca de interesse pelo bebê.

O Pilates pode evitar esse tipo de problema através dos exercícios concedidos pelo método, pois eles cuidam não só da saúde física, mas da saúde mental também.

Praticar Pilates também irá te deixar em contato com outras pessoas, onde através de interações você terá um círculo de amizades maior, melhorando a sua autoestima.

6- Estimula a sensação de prazer e bem-estar

Pilates-pos-parto-5

Quem é que não se sente fadigada após passar o dia inteiro realizando as múltiplas tarefas diárias de casa e ainda cuidar do seu bebê que é totalmente dependente de você?

Para as mães que acabaram de dar à luz, isso é uma grande realidade e querendo ou não toda essa fadiga pode te deixar para baixo.

Nesta nova fase da vida, a prática de uma atividade física irá trazer diversos benefícios que te ajudarão a estabilizar o seu corpo e a sua mente.

A grande queda dos níveis hormonais de progesterona e estrogênio podem acarretar tristeza e um cansaço permanente, com a prática de atividades físicas, o cérebro eleva as endorfinas no organismo e estimula a sensação de prazer e bem-estar.

Por isso o Pilates pós-parto é um ótimo incentivo para as mamães que estão nesse período, pois além ajudar a liberar essas endorfinas, ele trabalha com outros aspectos da mente te ajudando a levantar o astral.

7-      Alivia as dores pós-parto

Pilates-pos-parto-6

Após o nascimento do bebê, o corpo passa por um processo de cura onde o útero diminui e os vasos sanguíneos voltam aos seus devidos lugares contraindo as paredes uterinas.

Esses movimentos internos podem acarretar algumas dores como as cólicas que podem trazer um grande desconforto prejudicando o seu desempenho diário.

Um outro tipo de dor que as mulheres também costumam a sofrer após a gestação são as dores nas costas, pois as diversas tarefas executadas durante o dia podem prejudicar a coluna causando algum tipo de lesão.

Praticando Pilates, você evita lesões na coluna e também aquelas dores abdominais que prejudicam no seu desemprenho diário através de exercícios específicos. O Método é um grande aliado para te ajudar a cuidar do seu filho sem se preocupar com as dores.

8-      Melhora a qualidade do sono

Pilates-pos-parto-8

Quando se tem um recém-nascido em casa as longas noites de sono se acabam, pois, o bebê ainda não está acostumado com os horários, além de não entender quando é dia ou noite, por isso ele tende a acordar algumas vezes durante a madrugada.

As preocupações diárias com o bebê e o estresse durante esse período também podem causar insônia na mãe e como sabemos, uma noite mal dormida causa um desgaste enorme, seja ele físico ou psicológico.

O Pilates relaxa o corpo e a mente através do seu método, ele proporciona um bem-estar que melhora a qualidade do sono, com isso você garante uma noite de sono agradável mesmo que ela seja interrompida de vez em quando.

Conclusão

Pilates-pos-parto-12

Quando nasce uma criança, ela muda totalmente a vida da sua mãe, lhe trazendo muitas alegrias e lhe proporcionando sentimentos nos quais ela ainda não havia experimentado.

Após o seu nascimento, a mãe enfrenta uma nova rotina que pode impactar seu corpo e a sua mente.

Por atuar diretamente nesses dois conceitos, o Pilates pós-parto ajuda a mulher a enfrentar essas mudanças de forma eficiente trazendo diversos benefícios para a sua vida.

Desta forma você mulher terá mais qualidade de vida para cuidar do seu bebê trazendo uma imensa felicidade para os dois!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>