aprender-pilates-capa

Descubra o porquê você deve aprender Pilates!

Aprender Pilates é algo que muitas pessoas vêm buscando atualmente. Só no Brasil, hoje já existem mais de 35 mil Studios de Pilates, e esse número só tende a crescer, o que está diretamente ligado ao interesse dos brasileiros pelo Método.

Porém, para aprender Pilates, é importante entender que somente a prática dos exercícios de forma correta trazem os benefícios que o Método proporciona.

As pessoas que já praticam, sabem que o Pilates pode melhorar (e muito) o condicionamento, além de melhorar a saúde tanto física como mental.

Segundo Joseph Pilates, o Método desenvolve um corpo uniforme, corrige postura errada, restaura a estrutura física, revigora a mente, e eleva o espírito.

Ele também ressalta que através do Pilates, você primeiro adquire o controle completo do seu próprio corpo e depois, através da repetição adequada de seus exercícios, você consegue ritmo e coordenação natural em todas suas atividades pessoais.

Mas você sabe o porquê devemos aprender Pilates?

Para responder essa pergunta criamos um texto que irá te explicar melhor os objetivos do Método e porque ele é importante para nossas vidas.

O que é Pilates?

aprender-pilates-1

Antes de qualquer coisa, vamos primeiro entender o que é, para então falarmos sobre como aprender Pilates.

O Pilates é um conjunto de exercícios que podem ser realizados de diversas formas sendo elas com ou sem o auxílio de equipamentos dando o total e completo controle do corpo e também uma extensa conexão com a mente.

Criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, os exercícios têm como finalidade devolver e restaurar a saúde dos indivíduos sendo elas condições de reabilitação ou até mesmo condições relacionadas a melhoria da qualidade de vida.

Os Métodos utilizados por Joseph e passados para nós nos dias atuais, garantem um maior condicionamento físico onde cada exercício estimula o corpo garantindo o equilíbrio e a postura.

O Pilates conta também com mais de 600 variações de exercícios que podem ser praticados de formas diferentes por qualquer tipo de pessoa, desde um idoso, até mesmo uma criança.

Em outras palavras, segundo o que diz a instrutora, Adriana Coldebella, o Pilates está caracterizado pela construção de movimentos que podem ser realizados com a ajuda de aparelhos buscando uma interação do corpo juntamente com a mente.

“Respiração, Fluidez, Concentração, Controle, Centro de Força e Precisão são os seis princípios da Contrologia, que quando atingidos, chega-se a uma execução perfeita e isso significa que a busca corpo/mente foi culminada” esclarece Adriana.

Com isso, pode-se dizer que o Pilates atua como uma ferramenta para a melhoria do corpo e da mente, por isso, pode ser utilizado como atividade para aqueles que não gostam de caminhada, corrida, academia e outros tipos de atividades físicas.

As vantagens de aprender Pilates

aprender-pilates-3

Aprender Pilates tem muitas vantagens desde de trabalhar os aspectos corporais, como fortalecimento dos músculos, postura e condicionamento físico até na melhora dos aspectos mentais como o alongamento e o relaxamento.

Sendo assim, temos abaixo algumas das muitas vantagens de se praticar Pilates como:

  • A melhora da resistência física
  • O relaxamento e melhoria da saúde mental
  • Maior flexibilidade
  • Melhora da postura, evitando futuros problemas na coluna
  • Melhor concentração para realizar atividades pessoais
  • Fortificação da musculatura
  • Aumenta a coordenação motora
  • Evita dores musculares e alivia as já existentes
  • Melhora a respiração, fortificando os pulmões
  • Relaxa e promove o bem-estar
  • Elimina as toxinas que o corpo acumula com a alimentação
  • Expande a consciência corporal
  • Ajuda no processo para o emagrecimento

Por ter esses benefícios citados para o corpo, ele também é muito utilizado em tratamentos e reabilitações. Sendo assim, é muito gratificante aprender Pilates, você ganha muitas vantagens que irão te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Por que aprender Pilates?

Como já dito, o Pilates é um conjunto de exercícios que proporcionam diversas qualidades em nossas vidas, nele encontramos infinitas possibilidades que nos auxiliam no resultado que tanto queremos.

Para aprender Pilates, os exercícios serão direcionados conforme as suas vontades e necessidades podendo ser elas o emagrecimento, reabilitação, melhora da condição física, bem-estar e afins, conforme veremos agora:

Pilates para o emagrecimento

aprender-pilates-5

Age de forma gradual na qual os exercícios são realizados com o objetivo de fortalecer a musculatura do abdômen, estabilizando as articulações e reeducando o corpo.

Apesar de alguns movimentos parecerem simples, eles trabalham o corpo como um todo, com isso, eles estimulam o metabolismo equilibrando o funcionamento do corpo e assim ajudando na perda de peso.

Complementar o Pilates com uma boa alimentação e outras atividades físicas ajuda e muito nesse processo.

Um exemplo disso é o treinamento funcional no Pilates que podemos dizer que é um tipo de treinamento mais dinâmico, por trabalhar com o corpo de forma intensa.

Ele mescla o Pilates com exercícios aeróbicos podendo utilizar aparelhos como a esteira, o simulador de escada e a bicicleta movimentando todos os músculos e obtendo então uma grande perda de calorias.

O emagrecimento irá depender do ritmo e intensidade das aulas. O peso não irá diminuir da noite para o dia, sendo assim, é necessário um bom comprometimento para que os objetivos traçados sejam conquistados.

Pilates para a reabilitação

aprender-pilates-6

O Pilates também é indicado para a reabilitação ajudando os pacientes tratarem suas patologias.

Os exercícios voltados para esse propósito atuam em funções como o alívio de dores nas costas, no pescoço e todas as demais articulações, até mesmo aquelas dores de cabeça que atormentam a nossa vida.

Para reabilitar-se com o Pilates é necessário ser disciplinado com relação aos seus objetivos, pois a prática errada dos movimentos pode causar uma piora no quadro clinico, sendo assim, é importante respeitar o número de repetições de cada exercício, respeitar os seus limites e seguir os princípios do Pilates como um todo.

Um exemplo de patologia que pode ser tratada com o auxílio do Pilates são as dores na lombar ou mais conhecida como dores nas costas. Nesse caso, o Método age fortalecendo a musculatura e corrigindo a postura.

O processo para essa reabilitação será feito através de exercícios específicos para o caso e o tratamento será progressivo aturando diretamente no local da lesão.

Lembre-se: manter-se hidratado auxilia para que a reabilitação ocorra com maior facilidade! A água faz muito bem para à saúde, por isso recomenda-se beber de dois a três litros por dia.

A água ajuda na disposição diária diminuindo o cansaço além de liberar as toxinas que o nosso corpo ingere através de alimentos. Além disso, ela lubrifica nossas articulações fazendo com que o nosso corpo se mova com maior facilidade.

Fazendo as aulas de forma correta e mantendo-se hidratado, você com certeza estará trazendo muitos benefícios para a sua reabilitação.

Pilates para o condicionamento físico

aprender-pilates-7

O condicionamento físico está ligado à resistência do nosso corpo de forma geral como força, velocidade, flexibilidade equilíbrio e coordenação. Quanto melhor essa nossa resistência estiver, maior será o nosso condicionamento.

Praticando Pilates, o corpo adquire todas essas resistências fazendo então com que o corpo ganhe maior condicionamento para praticar outras atividades do cotidiano e até melhorar o desempenho em outros tipos de atividades físicas como a prática de esportes.

Para pessoas que já praticam outros esportes, o Pilates é ótimo para complementar aumentando o equilíbrio, diminuindo o risco de lesões e melhorando os movimentos dos praticantes.

Por isso é interessante que atletas possam incluir em suas rotinas do dia a dia, exercícios de Pilates como uma técnica para realinhar seus músculos, e trabalhar as recompensações musculares.

Pilates para o bem-estar

aprender-pilates-8

Por fortalecer a mente, o Pilates traz grandes benefícios para a saúde mental e bem-estar pessoal, trabalhando com a respiração e concentração.

Os muitos eventos do cotidiano podem trazer diversos desconfortos emocionais, sendo eles estresse, ansiedade e até mesmo a depressão.

Quem nunca sofreu por estresse devido a algo que não deu certo ou até já sofreu por antecipação? Apesar de ser realizado através de exercícios físicos, o Pilates está ligado diretamente com a nossa mente.

Ele estimula a concentração através de seus movimentos que relaxam a nossa mente e proporcionam um controle emocional fazendo com que os distúrbios sejam reduzidos significativamente, te deixando de bem com a vida.

A nossa mente está ligada diretamente com o corpo, por isso os dois precisam funcionar juntos, até porque como diz o ditado “quando a mente não funciona, o corpo nos abandona”.

Sendo assim, pode-se dizer que aprender Pilates proporciona qualidade de vida mandando o sedentarismo para bem longe e fazendo sua mente funcionar, colaborando com o seu bem-estar.

Concluindo

aprender-pilates-4

Dessa forma podemos dizer que aprender Pilates é algo que muda a nossa vida positivamente trazendo grandes benefícios não só para o nosso corpo, mas também para a nossa mente.

Com tantos benefícios como o tratamento de dores crônicas, problemas relacionados à má postura, doenças nos ossos, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e também para a perda de peso, concluímos então que o Pilates é ótimo para qualquer ser humano.

Mas não se esqueça: para aprender Pilates, você precisa antes de tudo procurar um profissional qualificado que possa te ajudar nesse quesito.

Um bom profissional irá te acompanhar para que os exercícios sejam executados corretamente, além de indicar o melhor para você de acordo com suas necessidades.

Agora que você já sabe como funciona, está esperando o que para começar? Bora aprender Pilates!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>