Perda-de-peso

Entenda como nosso corpo pode perder peso!

A preocupação para perder peso corporal é algo muito recorrente nos tempos atuais. Não só o que envolve a autoestima, mas, principalmente, a qualidade de vida e a saúde.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 52,5% dos brasileiros adultos estão acima do peso. Alguns fatores são responsáveis por esse número, como a facilidade das comidas prontas, refeições rápidas, pouco tempo de descanso, horas a mais de trabalho e pouco espaço para se preocupar com si próprio, dentre outros.

Porém o que também deve ser considerado um alerta, é o aumento do número de doenças crônicas como a hipertensão e diabetes, que tem como o sobrepeso e a obesidade principal fator de risco.

Entretanto, com o crescimento dessas doenças, a procura pelos hábitos saudáveis como, por exemplo, mudanças na alimentação e na prática de exercícios, está aumentando tanto nos jovens quanto nos idosos.

Percebemos então que os famosos quilinhos a mais preocupam não somente a parte estética como também a saúde.

O número de academias, Studios de Pilates e funcional tem crescido e isso demonstra uma certa preocupação da população com o seu bem-estar.

Mas você sabe como funciona o emagrecimento? Nesse texto vamos te explicar como nosso corpo pode perder peso. Confira.

Como Funciona o Processo para Perder Peso?

perder-peso-2

Compreender o processo para perder peso significa entender como funciona a fisiologia do nosso corpo quanto ao consumo de e armazenamento de calorias.

O metabolismo atua de forma individual de cada indivíduo, alguns processam os alimentos de forma mais rápida, já outros com mais dificuldade sendo conhecido como metabolismo lento.

Isso influencia diretamente a balança energética do organismo.

Sendo assim, a ingestão de alimentos precisa ser diferenciado, assim como a rotina de exercícios e, inclusive o tipo de atividade que irá ajudar nesse processo.

Perder peso é um processo que pode acontecer através do aumento do gasto calórico pelo exercício e/ou pela diminuição da ingestão de calorias pela dieta.

A famosa frase “Nós somos o que comemos” não fica tão figurativa nos tempos atuais. Muito do que ingerimos pode se transformar em calorias ruins para o nosso organismo que permite o acúmulo de gordura e ganho de peso.

As células do nosso corpo são programadas para guardar energia e elas fazem isso a partir do que ingerimos ao longo do dia.

Então, uma dieta balanceada não oferece benefícios somente para a saúde, oferece também calorias boas para serem armazenadas pelo organismo.

Uma pessoa com sobrepeso ou acima do peso têm um reservatório de calorias em forma de gordura, muito do que foi ingerido e/ou não gasto. Sendo o o tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo.

Para contrabalancear a forma como nos alimentamos o corpo utiliza dessa energia, acumulada em forma de gordura, para realizar as atividades.

Entretanto, essas atividades devem ser acima do gasto de energia basal, ou seja, precisa ser maior do que a quantidade que o corpo utiliza somente para ser manter funcionando.

Vale ressaltar que, nosso corpo sofre ajustes metabólicos significantes para gasto de energia acima dos valores de repouso.

Assim, quando o corpo realiza a lipólise (quebra de células de gordura), aumenta a concentração de ácidos graxos livres que serão levados ao músculo para serem utilizados como fonte de energia para a realização do exercício.

Como a Atividade Física ajuda nesse processo

perder-peso-6

A atividade física pode ser considerada um dos tratamentos mais eficazes para o emagrecimento, pois estimula o aumento da atividade do SNS (sistema nervoso simpático), que permite o controle dos fluxos de substrato de energia.

O aumento no consumo energético, em resposta do aumento da atividade do SNS, pode ter ação na redução do apetite, aumento da taxa metabólica de repouso e maior ação na oxidação de gorduras.

O corpo humano funciona como uma balança também!

Para que o processo para perder peso aconteça, o gasto de calorias deve ser maior do que aquele consumido.

Essa balança pode ser equilibrada pela dieta, controlando a ingestão de alimentos, bem como pelo incremento de atividades físicas, ou até mesmo pelos dois, que quando associados se tornam aliados muito importantes.

Sendo assim, esse mecanismo só funciona após uma avaliação de um bom profissional, que vai ajudar a identificar o que precisa ser modificado e/ou ajustado. E claro, com uma atividade física para ajudar no processo.

Pilates Emagrece de Verdade?

perder-peso-3

Muitos alunos, desde iniciantes até os já praticantes do método, questionam esse fato.

Dentre os benefícios do método, como alívio de dor, melhora na postura e ganhos de mobilidade e/ou flexibilidade, vamos ver se a prática do método tem eficácia para perder peso.

Sair da sua zona de conforto já é um começo, praticar uma atividade física que te dê prazer já é motivador e estar aliado a um profissional que conheça seus objetivos e faça um planejamento baseado neles é essencial, seja quaisquer a atividade escolhida.

Muitas vezes ouvimos que é necessária uma associação entre o Pilates e outra prática, seja ela mudanças de hábito alimentar ou até acrescentar outra atividade física. Mas será mesmo?

É necessário saber que a prática de hábitos saudáveis é importante sim, seja qual for o objetivo.

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física, beber mais água, cuidar da sua mente e organizar seu dia estão entre as recomendações mais comuns.

Por que uma atividade física que cuida da mente e do corpo não poderia oferecer o “benefício” do emagrecimento?

Levando em consideração que o Pilates é uma prática que trabalha a musculatura profunda do corpo, é necessário um maior gasto energético para ativar a musculatura necessária, auxiliando, assim, o progresso para perder peso.

Quando acionamos o Power House, estamos interferindo na gordura abdominal (ou visceral), onde se há o maior acúmulo de adipócitos do corpo humano.

Comprovando mais uma vez uma das frases de Joseph: “Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica. ”

O método atua de forma global e envolve vários grupos musculares ao mesmo tempo, dentro desse contexto, a metodologia desenvolvida por Pilates pode ser eficiente sim para o processo de emagrecimento.

Quando há uma elaboração de um plano de aula bem organizado, com periodização dos exercícios e cargas, aliados a uma certa resistência aeróbia, o método Pilates emagrece sim!

Vale a pena o desafio de um objetivo que, para muitos, não é possível alcançar com o Pilates. É necessário encontrar exercícios que te tirem do repouso e te ajude a gastar a energia acumulada em forma de gordura.

Se transforme em um agente de mudanças físicas, psicológicas impulsione-se a modificar seus hábitos alimentares que, com certeza te ajudará a perder peso.

 Tempo Necessário Para  Atingir Seus Objetivos

perder-peso-4

É preciso saber que qualquer que seja o seu objetivo, principalmente se for o de emagrecer, leva tempo.

Nenhuma atividade vai dar uma perda de peso significativa da noite para o dia. Os exercícios devem ser incluídos e alterados conforme o seu planejamento e adequação

O metabolismo do corpo influencia muito no tempo para o alcance do objetivo. Algumas pessoas têm mais facilidade para perder peso e outras não; algumas tem maior retenção líquida, o que pode interferir no resultado da balança.

O que precisamos entender é que cada corpo tem seu ritmo e não depende do nível de exercícios ou da quantidade de atividades que você pratica.

O gasto calórico vai variar conforme o seu corpo encara determinada série ou sessão de atividades físicas.

Se você demanda de maior energia para executá-la, então maior será o gasto calórico, caso contrário seu corpo só irá consumir o que já está acostumado e não terá nenhum impacto nas células adiposas.

Assim, é importante a procura de um bom profissional, capaz de moldar os exercícios e saber montar uma planilha de aulas eficientes para o seu determinado objetivo que, nesse caso, é perder peso.

Conclusão

perder-peso-5

O Pilates traz inúmeros benefícios na respiração, na postura, na mobilidade, na flexibilidade, no ganho de massa, isso já sabemos.

Então porque não tentar perder peso tendo  o benefício não só de melhorar a postura, mas também eliminar uns quilinhos?

Muitos instrutores respondem de forma até imediata que o método sozinho não traz esse efeito, que precisa estar aliado não só a dieta, mas com uma atividade aeróbica e, às vezes, isso é como “jogar um balde de água fria” não é verdade?

Atividade física boa é aquela que te motiva, que te desafia e que você tem prazer em ir; se você encontra isso no Pilates, podemos te ajudar nos seus objetivos, até para perder peso.

Para melhorar a contração do Power House, adequar a postura, definir musculatura e, principalmente, te tirar sempre da sua zona de conforto você precisa se desafiar diariamente!

Você também poderá contar com a ajuda de um bom instrutor que irá te acompanhar e montar uma aula adequada, que irá periodizar e incrementar a aula como um todo, seja na carga, no tempo de repouso, na intensidade, nas variações dos exercícios.

 

 

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>