POWER-HOUSE

POWER HOUSE: Você sabe o que é?

Aposto que muito pilateiro aqui já ouviu seu instrutor falar “segura o xixi” não é mesmo? Mas você sabe o porquê ele te pediu isso?

Essa é na verdade uma técnica para ativar o famoso Power House durante a realização de exercícios de Pilates.

Para Joseph Pilates, criador do método, essa é uma das partes mais importantes na execução dos exercícios, sendo fundamental para se aproveitar 100% dos benefícios que o Método pode oferecer.

Ainda não sabe do que eu estou falando? Fizemos um texto especial para você entender o que é e a importância da sua ativação durante as aulas. Confira!

O que é Power House?

POWER-HOUSE-1Power House, Centro de Força, Core, Centramento, todos esses são nomes utilizados para descrever um dos seis princípios do Pilates.

Junto a respiração eles são os princípios mais presentes nas sessões e considerados a essência do Pilates.

Lembrando que os seis princípios do Método Pilates são: Respiração, Concentração, Controle, Fluidez, Precisão e o Power House ou Centralização.

Power House é o nome utilizado para se referir ao conjunto de músculos que estabilizam a coluna lombar, torácica e cervical.

E para que os benefícios do Pilates sejam eficazes para o corpo, é necessário que haja a estabilização vertebral correta, associada a respiração.

Os principais músculos que compõe o Power House são:

E há também os músculos mais superficiais, que são os oblíquos internos e externos, glúteo e quadrado lombar.

Nessa imagem você pode perceber melhor a região do corpo em que se localiza o Power House.

POWER-HOUSE-3Segundo Joseph Pilates, o Power House é o local de origem de nossos movimentos. Os mesmos devem se manter em contração durante os exercícios de Pilates… quer saber o porquê? Continue lendo!

Importância da ativação do Power House

O Power House quando bem ativado é essencial para a prática de Pilates, isso porque garante segurança e eficácia para alcançar os objetivos propostos pelo Método.

Estes músculos quando ativados corretamente diminuem episódios de dores na coluna, incontinência urinária, além de melhorar a postura.

É por essas e outras que o método Pilates é tão efetivo nas diversas queixas que recebemos nos Studios de Pilates e proporciona os diversos benefícios que sempre citamos.

POWER-HOUSE-2

Controlar a musculatura do Centro de Força durante a ativação ainda pode te deixar com uma cintura e abdômen mais definidos…quer coisa melhor que isso?

Além disso, podemos falar que a ativação do Power House; melhora o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilíbrio, previne as lesões, diminui as dores lombares e estabiliza a coluna.

E mais importante que isso, essa ativação traz benefícios do dia a dia do praticante. Pois os movimentos realizados diariamente, dos mais bruscos a leves, terão mais segurança porque a coluna estará estabilizada e protegida.

Como ativar corretamente o Power House

Power-House-6

Agora que já sabemos quais são os músculos do Power House fica mais fácil para você entender quais são as áreas que você precisa contrair. Mas quer dicas de como fazer isso da maneira correta?

Com certeza seu Instrutor irá te ensinar passo a passo como fazer, mas vamos dar algumas dicas para ajudar.

Uma forma de fazer essa ativação, é deitar com as costas no chão, braços e pernas estendidos. Tente prender o xixi, tossir ou rir, e sinta com uma das suas mãos a contração abdominal.

Em seguida coloque uma das suas mãos nas costas, na região lombar. E pressione com o quadril sua mão no solo ou colchonete que você estiver. Depois é necessário que você contraia os glúteos.

De maneira bem básica essa é uma maneira para ativar essa musculatura. Porém achamos válido você conversar com seu instrutor e pedir para que ele te ajude nessa ativação.

Pois se feita de maneira errada não irá proporcionar os benefícios que citamos acima!

Concluindo…

Power-House-5 (2)

Agora ficou mais claro o porquê seu instrutor pede para você segurar o xixi, não é mesmo?

Pois bem, esperamos que todos vocês tenham entendido os benefícios de uma boa ativação e que comecem a ativar em suas sessões essa musculatura.

Sem a ativação do Power House não há tantos benefícios e com certeza você não estará aproveitando o máximo que o Método pode proporcionar para o corpo.

Lembrando que é muito importante conversar com seu Instrutor para não acabar fazendo de maneira errada e ocasionar alguma lesão.

Gostou da matéria? Quer ver mais sobre Power House? Deixe aqui nos comentários sua sugestão!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “POWER HOUSE: Você sabe o que é?”

  1. Que interessante não sabia sobre esse Power House!! Isso influencia no ganho de pernas e gluteos?

    Parabens pelo artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>