Vida-saudavel

10 Dicas Para Alcançar Uma Vida Saudável

Falamos muito aqui sobre os benefícios do Pilates para o corpo e mente, e como ele pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada. Mas será que só a prática vai levar você a uma vida saudável?

Com a vida agitada e corrida dos dias de hoje, é importante que o Pilates não seja a única coisa que você faça em busca de uma melhor qualidade de vida.

Isso porque, apesar de promover diversos benefícios, há outras ações que, aliadas ao Pilates, irão te ajudar a viver de maneira mais plena e feliz.

E quando falamos “vida saudável” não estamos nos referindo a uma dieta ou qualquer coisa do tipo. Estamos falando de corpo e mente saudáveis, de se sentir bem ao acordar e ao deitar….

Sobre conseguir realizar tudo o que precisa e deseja, ter dias mais plenos e literalmente “estar de bem” com a vida.

Você pode pensar “Isso é muito difícil” ou “Não tenho tempo para isso”.

É aí que você se engana! Nesse texto fizemos uma lista com as principais dicas para você alcançar a vida saudável, sem esforço ou procedimentos malucos.

É uma lista que qualquer um pode adaptar no seu dia a dia e podemos garantir que os dias vão começar a melhorar, só depende de você!

Ficou curioso? Veja a lista completa que preparamos

1. Desenvolva Consciência Corporal

vida-saudavel-8

Primeiro de tudo, vamos saber o que é a consciência corporal.

É basicamente conhecer seu corpo, ter consciência dos seus movimentos e reconhecer cada processo, seja ele interno ou externo.

Quando algo está errado com o nosso corpo, recebemos sinais para prestar mais atenção e reconhecer o que está acontecendo e como funcionamos.

Sendo assim, se não percebemos esses sinais podemos perder a disposição e energia com as atividades diárias.

Diante disso, acho que ficou fácil saber a importância de termos consciência corporal. Vai nos garantir mais energia, saúde e qualidade de vida.

Isso porque quando conhecemos nosso corpo e os movimentos capaz de realizarmos, faremos isso da melhor maneira. É como ter um autoconhecimento de nossas limitações.

A consciência corporal ajuda e muito na postura, seja em casa ou no trabalho, e conhecendo seu corpo você adquire uma melhor postura o que como sabemos evita patologias e dores.

Além disso, muitas doenças podem surgir por exigirmos mais do que o corpo pode oferecer ou suportar.

Então ter esse conhecimento, respeitar seus limites, e saber o que é melhor para seu corpo é essencial para uma vida saudável.

2. Adote uma Rotina Matinal

Vida-saudavel-1

Sabe aquela sensação de começar o dia errado?

Acordar atrasado, esquecer de pegar alguma coisa, mau humor, sem tempo para comer.

Todas essas coisas são práticas que com certeza podem estragar o dia e criar aquele estresse logo pela manhã. Sendo assim, para se ter um bom dia, nada melhor do que começar bem, certo?

Pensando nisso surgiu essa dica. Isso porque, pense com a gente, se você acordar no horário, fazer o que precisa de manhã, (exemplos: comer, tomar banho, pegar o que precisa…), seu dia começa mais satisfatório.

Você não vai ter um motivo logo cedo para se estressar, além de ajudar na disposição. Vai dizer que um bom café da manhã não dá aquele ânimo para ir para o trabalho ou escola?

E como você pode fazer tudo isso? Crie uma rotina matinal!

Se programe, tenha em mente o que é necessário ser feito e o quanto tempo você vai precisar. Se você fizer isso, aos poucos vai se tornar um hábito e os atrasos ou estresses desnecessários serão coisa do passado.

Faça o que for preciso na noite anterior para controlar seu horário na manhã, seja prático.

Deixe roupa escolhida e separada, café da manhã programado ou se der pronto, separe antes de dormir as coisas que você vai precisar levar, e dê um tempo extra para fazer suas coisas com calma.

Tem dificuldade de acordar mais cedo?

Uma dica para começar é acordar 10 minutos antes, depois passar para 20, 30… até chegar no tempo necessário para que você consiga começar bem o dia.

E para acordar cedo ter um boa noite de sono é essencial, mas vamos ler mais sobre ela na nossa próxima dica!

3. Durma bem

Vida-saudavel-2

Pode até parecer óbvio, mas ter um boa noite de sono é um problema para a maioria dos brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, 53% das pessoas no país não dormem tanto quanto gostariam ou deveriam.

A pesquisa também indica que a maioria desses problemas podem ser resolvidos se você dormir mais, ou seja, ir dormir mais cedo.

Mas não é tão simples quanto parece, não é mesmo?

Isso acontece, pois, atualmente as tecnologias, mais especificamente o celular e o computador, são muito utilizados no período da noite, principalmente antes de dormir.

E o uso desses aparelhos antes de dormir, atrapalha completamente seu sono. Isso acontece, pois, a luz que esses aparelhos emitem impedem que o cérebro libere a melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Ou seja, essa luz vai emitir para seu cérebro um sinal que ele precisa continuar em alerta e funcionando.

Então já sabe né? Crie uma rotina, durma mais cedo e evite o máximo que puder o uso do celular.

4. Dê o combustível certo para seu corpo

vida-saudavel-9

Pense assim, se você coloca combustível de má qualidade no seu carro ele vai andar? Vai. Mas e se você colocar uma boa gasolina, ele vai andar melhor e render mais, certo?

Então, porque com nosso corpo seria diferente?

Se alimentar bem, comer coisas saudáveis e que fazem bem para o corpo não deve ser um esforço para dietas que focam em emagrecimento apenas.

Comer bem deve ser um hábito adquirido com o tempo, para que você perceba os benefícios a curto e longo prazo.

Não estamos dizendo para você se privar do que gosta e viver pensando no que comer se é saudável ou não.

Muito pelo contrário, você pode comer coisas que tem vontade, como um chocolate ou uma coxinha, se privar também é ruim para a saúde mental.

Porém nenhum exagero é indicado, e com essas vontades não é diferente. Não passe vontade, mas não exagere.

E além disso, crie um hábito, busque coisas saudáveis que você goste e assim posso te garantir que os benefícios iram chegar logo, logo.

5. Beba água

Vida-saudavel-3

Acabamos de ver sobre o combustível certo para o corpo, não é mesmo? Pois então, a água deve ser seu combustível número um.

Já é comprovado que é essencial beber ao menos 2 litros de água por dia. Isso porque a água desintoxica o organismo, regula a temperatura do corpo e transporta oxigênio, nutrientes, hormônios entre outros componentes essenciais para a célula.

A falta de água pode ter consequências como mal funcionamento do organismo, peles e cabelos ressecados, dentre outros desconfortos.

Então leve sempre uma garrafinha com você, no carro ou trabalho, esteja sempre com ela por perto.

E ainda assim se você tem dificuldades de lembrar, coloque despertador para sempre te lembrar de beber um pouco de água e, assim, com o tempo vai conseguir tomar 2 a 3 litros diários.

6. Pratique um exercício que REALMENTE te faça feliz

Vida-saudavel-4

Para estar de bem com seu corpo, você precisa estar bem com sua mente. Então para ajudar na sua rotina saudável recomendamos que você pratique uma atividade física, porém não qualquer uma.

Pois, do que adianta ir para academia se você não suporta aquele lugar? Ou, ir para o yoga se você é agitado e é entediante para você?

Pratique uma atividade em que você tenha vontade de ir, que atenda os objetivos desejados e mais do que isso que traga benefícios para seu exterior e interior.

Se você ainda não sabe qual é a sua atividade, recomendamos que você busque, faça aulas experimentais e vá atrás.  Não se deixe continuar na prática de algo que você faz mais por obrigação do que por vontade própria.

E sem querermos parecer parciais…. O Pilates com certeza é uma atividade para o corpo e mente e pode ser um dos escolhidos para você. Isso porque além de aliar diversas atividades em uma só, ele é perfeito para quem busca estar de bem com o seu corpo e seu emocional.

Quer saber mais sobre o Pilates? Deixamos aqui nosso texto que tira todas suas dúvidas sobre o Método.

7. Cuide mais de você

Vida-saudavel-5

Cuidar da nossa saúde mental é essencial para se ter um corpo e vida mais saudável. Pensando nisso temos nossa sétima dica.

Pensar mais em você está relacionado a todos os itens que te façam sentir bem, seja eles estéticos, emocionais ou até hobbies.

Disponibilize um tempo, naquela rotina que comentamos que é importante ter, separe um tempo para fazer algo POR VOCÊ.

Hidrate seu cabelo, vá a um psicólogo, pinte um quadro, seja lá qual for seu gosto ou vontade, apenas não deixe passar a oportunidade.

As vezes com a rotina agitada podemos deixar passar e até esquecer de fazer coisas por nós, mas com o tempo isso irá ter reflexos ruins, nos afastando da vida saudável que estamos buscando.

8. Faça pausas diárias

Vida-saudavel-6

Como dissemos, a rotina agitada diária é um inimigo da nossa busca pela vida saudável. Então como não podemos deixar de praticar essa rotina, podemos driblar.

Afinal não dá para deixar de ir para o trabalho ou estudar, não é mesmo? Mas podemos fazer com que isso não atrapalhe nosso bem-estar. Além de poder ser mais produtivo.

Nossa dica aqui é fazer pausas. Como assim? Descanse sua cabeça 15 minutos. Ande um pouco, tome uma água, lave o rosto…. Se não puder sair do lugar, apenas pare o que está fazendo e tente relaxar.

Mas se regule para não passar de 15 minutos e acabar com a produtividade do dia. Se essa pausa for feita de maneira correta aposto que além do seu desempenho no dia aumentar, você vai se cansar menos.

Se esforce para não perder essas pausas diárias, logo se tornará um hábito e ajudará nossa busca pela vida saudável.

9. Fique perto de quem te faz bem

vida-saudavel-10

Ter um corpo e mente em harmonia depende de você e do ambiente a sua volta.

Sendo assim, além de seguir essas dicas que demos para melhorar o seu bem-estar consigo mesmo, é importante que você construa um ambiente favorável.

Como fazer isso? Fique perto de quem te faz bem, de pessoas que melhorem seu astral e de alguma forma acrescentem coisas boas. Evite aquelas pessoas, que mesmo sem querer, te deixam para baixo.

Estar bem com nós mesmos é importante, mas ter um lugar com pessoas que te fazem bem em volta, além de facilitar esse processo, irá prolongar esse bem-estar essencial para uma vida saudável.

 10. Tente algo novo

Vida-saudavel-7

Agora que você já cuidou de você mesmo, tanto interior como exterior, está tomando atitudes em prol de uma vida mais saudável é hora de se reinventar.

Para não acabar com seu bem-estar e cair na mesmice, que tal tentar algo novo? Experimentar coisas novas e tentar se renovar faz parte para manter a qualidade de vida.

Uma vida saudável é algo para alcançarmos aos poucos e quando estivermos realmente satisfeitos, é importante manter.

Manter seu bem-estar e plenitude são coisas que acima de qualquer dieta maluca ou simpatia irá te trazer a felicidade a pequeno e longo prazo.

Vamos tentar? Conte para gente se você está tentando ou vai tentar seguir essas dicas!

Gostou do texto? Deixe nos comentários.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>