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Pilates para idosos: Como envelhecer de forma saudável!

No Brasil, hoje há cerca de 23,5 milhões de pessoas na terceira idade. E ainda segundo o IBGE em 2025 o Brasil será o 6°país do mundo com o maior porcentual de idosos.

Pensando nisso, viemos desvendar alguns mitos sobre o envelhecimento. Pois mesmo que seja um processo inevitável, não pode ser e nem deve ser um sofrimento.

Ao contrário do que muitos pensam, mesmo com a perca de algumas capacidades funcionais do corpo, o processo de envelhecimento pode ser levado de maneira saudável física e mentalmente.

Por isso, cada vez mais especialistas prescrevem atividades físicas como a melhor opção para um envelhecimento cheio de saúde. E como a melhor opção dentre as atividades, vem o Pilates  para idosos que une todos os benefícios que as atividades podem trazer para o corpo do idoso.

Quer saber todos os benefícios do Pilates para idosos?

Continue lendo abaixo para saber como o método pode ajudar nas mais diferentes partes do corpo.

O que acontece com o corpo durante o envelhecimento? 

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O envelhecimento é um processo biológico o qual todos vamos passar um dia. Ele é um processo progressivo que vai ocasionando diversas alterações no corpo. Alterações essas que podem ser funcionais, psicológicas ou biológicas. E irão fazer com que seja mais difícil para o corpo se adequar ao meio ambiente.

São diversas as consequências do envelhecimento para o corpo, entre elas temos a perda da capacidade funcional que afeta as habilidades físicas e mentais. O que afeta diretamente a realização das atividades rotineiras.

Além disso, o envelhecimento traz com ele o aumento das chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, osteoporose, dentre outras.

Abaixo temos a lista das principais doenças que afetam os idosos.

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Essas doenças podem causam, além dos sintomas próprios, a perda da independência e autonomia, para resumir, a capacidade de se cuidar. Atividades rotineiras como trocar de roupa ou tomar banho, podem se tornar mais difíceis a medida que passa o tempo.

O envelhecimento também contribui para a redução da massa muscular, que altera diretamente o equilíbrio e coordenação. Além do envelhecimento do sistema nervoso, que afeta o reflexo e diminui a velocidade da realização das atividades.

Infelizmente, além de todos os problemas citados, muitos outros problemas assolam os idosos com o passar dos anos como:

  • Diminuição da capacidade pulmonar
  • Diminuição da coordenação
  • Amplitude de movimento reduzida
  • Diminuição da circulação
  • Perda da percepção corporal
  • Perda da flexibilidade
  • Lentidão reflexa

Outro dado importante relacionado ao envelhecimento é que 15% dos idosos são atingidos pela depressão, sendo 2% com depressão grave.

Mas não precisa se preocupar, uma das formas mais eficazes de combater esse mal é a prática de exercícios físicos. Principalmente em grupos ou com pelo menos mais uma pessoa, para que um estimule o outro de alguma forma.

O equilíbrio na terceira idade

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Além de tudo que já citamos, outro problema grave que se agrava com o envelhecimento é a perca do equilíbrio.

E quedas como sabemos são muito perigosas nessa faixa etária, uma vez que o corpo está mais sensível e vulnerável como falamos anteriormente.

Isso acontece, pois, os três sistemas perceptivos (vestibular, visual e proprioceptivo) são afetados. E como consequência dessas alterações tem a instabilidade do corpo, que na maioria das vezes, leva a quedas. Mas qual a função desses sitemas?

Segundo o CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade), o equilíbrio do corpo se dá principalmente da interação desses sistemas. Então vamos saber como eles funcionam para nós.

  • Vestibular: responsável pelas acelerações e desacelerações angulares rápidas, importante para a manutenção da postura ereta.
  • Proprioceptivo: percepção do corpo no espaço e seus movimentos.
  • Visual: oferece referência para a verticalidade por possuir duas fontes de informação – visão e motricidade ocular. A primeira situa o indivíduo no ambiente e a segunda situa o olho dentro da órbita pela coordenação cefálica.

Sendo assim, com todas essas alterações geradas pelo envelhecimento, há a necessidade de promover saúde e bem-estar do público dessa faixa etária, os idosos. Além da reabilitação das condições clínicas patológicas ou não, que interferem na capacidade funcional do idoso.

É importante também que haja a prevenção e tratamento das incapacidades funcionais que o envelhecimento traz para o corpo.

Como promover um envelhecimento saudável? 

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Como acabamos de ver, o processo de envelhecimento por mais que seja natural do corpo humano, traz um grande impacto para o corpo nos mais diversos aspectos.

Porém cada um pode escolher como deseja vivenciar esse processo. Dizemos isso pois, pode ser uma opção de cada um envelhecer de forma ativa e saudável, com boas condições de saúde.

Os idosos que desejam envelhecer de maneira saudável tem mais chances de manter sua autonomia nas atividades e sua independência.

E como isso é possível? Com a prática de atividades físicas!

É isso mesmo, a prática de exercícios físicos aumenta a capacidade funcional do corpo, melhora a força muscular, o equilíbrio dentre outros diversos benefícios.

Além disso, se prática de atividade física for realizada ao longo da vida, de maneira regular, constante e moderada ela além de ajudar fisicamente, irá manter a mente ocupada e ágil.

E dentre a grande variedade de atividades físicas, a mais adequada para essa faixa etária são as de baixo a médio intensidade, com baixo impacto e longa duração. Entre alguns exemplos temos as caminhadas, natação, hidroginástica, Pilates, dentre outras…

Mas qual a melhor para a terceira idade? Com certeza é o Método Pilates, pois ele consegue unir todos os benefícios que as atividades físicas podem propiciar individualmente. Além de integrar o corpo e a mente.

Quer saber porque o Método se destaca entre todas as atividades? Confira!

Benefícios do Pilates para Idosos

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O Pilates para idosos se destaca como uma das melhores atividades físicas. Isso porque ele tem como objetivo principal o fortalecimento, alongamento, e a consciência corporal. E se levarmos em conta que ainda trabalha a mente integrada com o corpo, fica difícil achar atividade melhor que essa.

Além disso, o método tem exercícios de baixo impacto, que trabalha músculos específicos de acordo com a necessidade do aluno.

Mas tem muitos outros pontos positivos, vamos ver todos?

Abaixo listamos, todos os benefícios que o Pilates para idosos pode promover.

  • Redução de dores

Seja qualquer área do corpo, uma vez que ele pode ser voltado para a necessidade do aluno.

  • Proporciona estímulo à melhora do equilíbrio e da propriocepção

O que como vimos é de extrema importância, uma vez que na terceira idade a falta de equilíbrio é uma das maiores preocupações.

  • Melhora o condicionamento físico

Porém isso é feito da melhor maneira para o idoso, uma vez que é uma atividade física de baixo impacto cardiovascular, mas com grandes melhoras no condicionamento. 

  • Proporciona consciência corporal

Muito importante para o controle dos músculos envolvidos nos movimentos. E por que? Pois uma vez que o indivíduo sabe o que está fazendo e como está fazendo, o movimento torna-se mais eficaz.

  • Corrige a postura

O que consequentemente ativa a circulação e tenciona os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

  • Trabalha os músculos profundos

Incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Outros benefícios…

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Além desses já citados, há muitos outros. Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:

  • Alívio da dor
  • Ganho de força muscular
  • Aumento da flexibilidade e mobilidade
  • Alívio do estresse;
  • Prevenção de lesões
  • Melhora dos reflexos
  • Maior percepção dos movimentos
  • Melhora da velocidade de andar
  • Melhora da autoestima
  • Diminuição da depressão
  • Mantém o peso corporal
  • Fortalece os músculos das pernas e costas
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  • Melhora as reações posturais.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades simples diárias que dificultam a vida do idoso. E com a prática de Pilates para idosos, essas atividades simples como levantar da cama, caminhar, descer escadas, pegar coisas no armário, abaixar, irão ser realizada de forma cada vez mais fácil, tranquila e sem dores.

E é preciso frisar que essa autonomia funcional para esse público é, sem dúvidas, muito importante. Pois ajuda o idoso a aumentar sua autoestima, uma vez que ele consegue fazer coisas sem ajuda ou depender de ninguém. E essa independência é um pré-requisito para ajudar a manter a mente saudável também.

Concluindo… 

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Como vimos, a prática de Pilates para idosos é essencial para envelhecer com saúde, não é mesmo?

Então o que você está esperando para levar seu avô ou avó para começar a praticar com você? Tenho certeza que além de adorar eles irão se sentir melhor fisicamente.

E lembre-se: Não é necessário esperar ter algum diagnóstico! É importante que se comece a praticar desde já para ajudar na prevenção e bem-estar nessa idade.

E ai gostou dessa dica? Conta para gente se você já leva seus avós para a aula ou vai começar agora!

 

 

 

 

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