alimentação-saudavel

Como Uma Alimentação Saudável Melhora Seus Resultados no Pilates?

Usufruir de forma eficaz de todos os benefícios que o Pilates poderá trazer para a saúde é algo que depende muito mais do que a simples prática dos exercícios. Para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis, é necessário aliar a prática de Pilates a uma alimentação saudável, ou seja, verdadeiramente equilibrada.

Assim, além de complementar os benefícios na prática do Pilates, também vai ajudá-lo a se manter em boa forma física. O que será de grande ajuda na execução dos exercícios deste sistema.

Quanto mais elevada for o seu percentual de gordura corporal, mais dificuldade terá em praticar os exercícios. E por essa razão é importante trabalhar ao máximo para manter uma estrutura corporal adequada à sua idade e altura.

O Pilates além de fazer bem ao corpo, no sentido de fortalecer as fibras musculares e melhorar o equilíbrio, também é um exercício para a mente, de autocontrole e consciência corporal. Se aliado a uma alimentação saudável, encerra-se um tripé de bons cuidados ao corpo: corpo-mente-alimentação.

Nesse texto vamos conversar com uma nutricionista para saber como aliar a alimentação saudável e o Pilates. Confira.

O Pilates Com a Alimentação Saudável

alimentação-saudavel-7

O Pilates é uma atividade física e, como tal, faz com que o praticante gaste em média 500 kcal por aula.

Manter uma alimentação saudável é a chave para garantir energia, força e afastar problemas imunológicos que podem atrapalhar o desempenho e os resultados.

E, com todos esses benefícios, é importante ressaltar, ainda, que uma dieta balanceada ajuda, sim, a potencializar os resultados do Pilates.

No entanto, muita gente não sabe nem o que comer antes e depois dos exercícios e nem como comer, tanto para melhorar o desempenho quanto para auxiliar na manutenção do corpo perfeito.

Por isso, convidamos a nutricionista Marinna Reis, especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Esportiva Funcional para nos tirar umas dúvidas e dar dicas importantes sobre esse assunto. Vamos lá?

Pergunta: Quais alimentos são mais indicados para comer antes da aula e quanto tempo antes?

alimentação-saudavel-1

O Pilates trabalha várias vias energéticas ao mesmo tempo, dependendo do exercício que está sendo feito. Desta forma, é preciso consumir um pouco de cada macronutriente antes do início da aula.

Ou seja, carboidratos, gorduras boas e proteínas, para que assim, seu corpo esteja bem nutrido e seja capaz de potencializar os efeitos benéficos.

Além disso, o praticante de Pilates precisa ter concentração e foco ao executar os exercícios.

Alguns nutrientes como a Colina, presente no Ovo, ajuda nisso. Outros aliados são: Cacau, Maca Peruana, Gengibre, Chá Mate, etc.

  • Um exemplo de Refeição antes do Pilates: Vitamina de Leite de Coco com Abacate, Cacau e Aveia ou Tapioca recheada com Ovo + Suco de Uva Integral ou Banana com Canela, Quinoa em Flocos e Castanha do Pará.

É claro que, as quantidades e as composições variam de acordo com as necessidades de cada aluno. É preciso um acompanhamento multidisciplinar para atenuar os resultados.

Em relação ao horário, é interessante não se alimentar mais do que uma hora antes da aula e não menos do que 20 minutos antes. Isso evita queda de energia e/ou sintomas como náuseas, enjoos e tonturas.

Pergunta: E depois dos exercícios, quais os melhores alimentos?

alimentação-saudavel-4

A refeição após a aula de Pilates depende muito da rotina do aluno e do horário da aula.

Neste momento é bom priorizarmos a Proteína – em maior proporção e, o Carboidrato em menor quantidade, porém sem ser excluído.

É importante a relação dos dois para recomposição das fibras musculares e Glicogênio Muscular.

Se a aula for perto das grandes refeições, como almoço e jantar, priorizar as carnes magras como Alcatra, Patinho, Filé de Frango, Atum, Filé de Linguado ou Tilápia, associado com Inhame, Cará, Batata Doce, Arroz Integral, Quinoa cozida.

Já, se a aula for perto dos lanches, pode-se trabalhar com Frutas como a Banana, Morango, Frutas desidratadas, associadas com Iogurte natural e/ou Castanhas e Sementes.

Pergunta: A pessoa pode fazer exercícios sem alimentar, de jejum por exemplo?

Depende muito de cada pessoa e da sua realidade. O Jejum prolongado não é para todos.

É preciso uma avaliação bem-feita para se dar esta orientação. Em alunos treinados e sem riscos, não vejo problema.

Já, existem casos específicos que podem ter quadros de hipoglicemia ou até mesmo de baixa adesão ao treinamento.

Além do que, Jejum, em certos casos, pode diminuir a musculatura ou dificultar o seu ganho. Procurar um profissional para orientar é o melhor caminho.

Pergunta: E para ajudar acelerar o metabolismo, quais os melhores alimentos?

alimentação-saudavel-3

Existem alguns alimentos que potencializam a aceleração do metabolismo, os famosos termogênicos.

Dentre eles, pode-se citar a Pimenta Vermelha, Pimenta Caiena, Canela, Gengibre, Chá Verde, Chá Mate, Chá de Hibiscus, Cacau, Gengibre, Café (Sem açúcar e adoçante), dentre outros.

Mas, ressalto que, o melhor para o metabolismo ficar ativo é uma tríade bem-feita: ALIMENTAÇÃO X EXERCÍCIO X SONO/DESCANSO.

Pergunta: As dietas bruscas podem atrapalhar o organismo de uma pessoa? Atrapalha o treino, por exemplo?

alimentação-saudavel-2

As dietas restritivas podem ocasionar muitos danos a saúde do indivíduo. Além de trazer fraqueza, indisposição e baixar a adesão ao treinamento, estes processos podem:

  • Diminuir a musculatura e preservar a massa gorda
  • Gerar queda da imunidade; dar alteração no ciclo menstrual
  • Desidratação; transtorno do humor
  • Agravamento de patologias pré-existentes como hipertensão e diabetes.

Costumo orientar que, bastar treinar regularmente que você pode comer em maior quantidade sem trazer prejuízos a saúde e a estética.

Pergunta: E quanto aos suplementos alimentares, qual a recomendação?

Os Suplementos alimentares são bem individualizados.

Devem ser um complemento da alimentação e variam de acordo com a necessidade e objetivo do indivíduo.

Somente devem ser passados por profissional habilitado, no caso, o Nutricionista e, após serem feitos: exames bioquímicos e avaliação clínica.

Pergunta: Outra dúvida é em relação às bebidas para acompanhar as refeições?

alimentação-saudavel-6

A ingestão de bebidas durante a refeição pode atrapalhar a digestão, deixando-a mais lenta e prejudicar a reeducação alimentar. Para quem tem refluxo ou predisposição, pode piorar o quadro.

Além do que, se forem bebidas energéticas como sucos, refrigerantes ou cremes, pode ainda aumentar muito o valor calórico da refeição, o que favorece o ganho de peso e agravamento de patologias, como a diabetes.

Oriento a ingestão de Chás digestivos após o término das principais refeições, como Hortelã, Camomila, Alecrim, Orégano, Erva-doce, Erva-cidreira.

Lembrando que, não deve adoçar, seja com açúcar ou adoçante, pois pode perder as propriedades terapêuticas.

Concluindo então…

alimentação-saudavel-8

Com essas dicas você pode começar já a ter uma alimentação saudável, aliada a prática do Pilates e melhorar sua saúde.

E como o criador do Método Pilates dizia…

‘O homem deveria estar ciente e refletir sobre um ensinamento grego: “Nem muito pouco, nem em excesso”. Joseph Pilates

 

Caroline Van Der Laan
CREFITO 11/ nº 106717-F
Fisioterapeuta, especialista em Pilates, Terapias Manuais e Podoposturologia.

Marinna Reis
CRN1 8806
Nutricionista, Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Esportiva Funcional.

 

 

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>